Viva a Vagina

Viva a Vagina Nina Brochmann...




Resenhas -


50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Paulinha 03/06/2022

Muito informativo
Um livro necessário a todas as mulheres e homens! Deveria ser leitura obrigatória da escola, traz em linguagem fácil e acessível muito temas que geram dúvidas dmno dia a dia.
Super indico a leitura
comentários(0)comente



elycely 07/04/2022

Conhecimento gera segurança
Talvez um dos materiais mais completos e de fácil acesso quando o assunto é saúde sexual e reprodutiva da mulher. Escrito por duas estudantes de medicina, tem uma linguagem claramente direcionada à adolescentes e jovens. Ainda assim, a leitura é adequada para qualquer fase da vida, pelo universo bastante abrangente de tópicos que abordam.
Os capítulos cobrem desde a apresentação do aparelho genital feminino, hormônios e ciclo menstrual, sexualidade, contracepção, até principais doenças e preocupações, inclusive com um subtítulo sobre mutilação genital.
Mas não é só um livro informativo. Tem também muito conteúdo ideológico, o que, em alguns momentos, torna-se cansativo. É irritante, por exemplo, a apologia à pílula anticoncepcional em todos os capítulos. Mesmo quando já entendemos a mensagem de que pílulas são maravilhosas, as autoras continuam voltando a elas. Me senti sufocada pelos tentáculos da indústria farmacêutica em vários momentos. Tudo é positivo e maravilhoso nas pílulas, são o poder final das mulheres em controlar seus corpos, suas vidas, o universo inteiro. Como se tudo que "incomoda" no corpo pode ser simplesmente calado, ou resolvido (ignorado?) com pílulas.
Enfim, por essa e outras apologias (ex: aborto), teria receio em indicar a leitura para meninas adolescentes, como material educativo. Mas se há maturidade para filtrar o conteúdo, é um livro certamente muito valioso, repleto de curiosidades e informações que deveriam estar acessíveis a todas nós.
comentários(0)comente



Taires.Amanda 19/02/2022

Essencial!
"Tenha orgulho de tudo o que seu corpo é capaz e seja paciente com os esforços dele?.

Este livro é para todas as mulheres saberem um pouco mais sobre si mesmas.

O livro que eu não esperava ler me lembrou que informações corretas salvam vida. E se tem algo que ainda é uma dificuldade para muitas mulheres é entender o funcionamento do próprio organismo, algo ainda cercado de tabus e mitos.

Portanto, se tiver chance, leia. Garanto que o trabalho das estudantes de Medicina Nina Brochmann e Ellen Støkken Dahl além de mostrar que a internet serve para coisas úteis, vai te ensinar alguma coisa!

"Nem todo mundo é igual e vai conseguir tudo. (...)
No final das contas, o corpo é apenas um corpo, mas o único que você terá, por isso é muito valioso."
comentários(0)comente



Laísa 12/02/2021

Viva a vagina, comecei o livro empolgada. Aprendi bastante sobre aspectos morfológicos e fisiológicos pouco comentados nos livros didáticos.  Mas me decepcionei também.  O livro inicia com uma abordagem científica, mostrando estudos atuais e importantes sobre o sistema genital feminino. Mas entre um estudo e outro, as autoras opinam e sem comprovação fazem colocações um pouco perigosas. Assim, é um livro bom, mas que precisa ler com senso crítico ativado.
comentários(0)comente



Clariar 07/08/2023

Leitura essencial!!
Demorei muito pra ler porque o livro contém muitas informações... o que por vezes torna a leitura um pouco difícil, cansativa.
No entanto, a acessibilidade desse tipo de informação em uma linguagem fácil é tão importante e libertador! Talvez o ideal desse livro seja ser usado como consulta, pra ler sem pressa de acordo com os tópicos que você tem mais dúvidas ou interesse em aprender.
Ótima ferramenta de autoconhecimento para tomar decisões mais conscientes sobre seu próprio corpo, como a escolha de iniciar a vida sexual, optar métodos anticoncepcionais e engravidar ou não.
comentários(0)comente



Tati 22/07/2023

Que toda menina, moça e mulher possa ler!
Viva a Vagina é um livro escrito por estudantes de medicina em uma linguagem simples e informal. Aborda diversos temas, desde a apresentação anatômica do aparelho genital, até orgasmo, ISTs, preconceitos, neuras, métodos contraceptivos, entre demais coisas :)
Queria muito ter lido esse livro aos meus 15 anos, na adolescência. Muito dinâmico e fluído, recomendo a leitura para todas as moças que buscam se conhecer melhor. Afinal de contas, ninguém melhor para nos conhecer do que nós mesmas!
comentários(0)comente



Maya 22/09/2020

Você tem medo desse corpo?
É tanta coisa sem pé nem cabeça que nos ensinam sobre o corpo feminino que chega a ser bizarro. E se as mulheres não sabem tudo imagina as dúvidas de quem não tem um corpo biologicamente com funções do sexo feminino? Menstruação, contracepção, gravidez, dores, emoções e mudanças físicas e de humor são grandes mistérios até pra ciência mas muito já foi desvendado e estudado. Esse livro é ótimo e escrito por duas profissionais da saúde que apontam além de informações científicas, o motivo do porque ainda desconhecemos tanto sobre nós mesmas.
comentários(0)comente



Aline 20/04/2023

Leitura maravilhosa
Esse livro é incrível para nós mulheres e até homens. A leitura é doce, de suma importância para quem quer conhecer mais sobre a anatomia e funcionamento genital feminino. Recomendo muito! Já estou presenteando algumas amigas. Todas as mulheres precisam desse livro.
comentários(0)comente



Laura Brand 01/02/2018

Nostalgia Cinza
Viva a Vagina me pegou de surpresa assim que eu abri a caixinha que chegou dos correios. É um livro diferente de tudo que eu já tinha lido antes: didático, esclarecedor e empoderador no sentido mais incrível de todos. Gosto de chamá-lo de bíblia feminina porque deveria ser uma leitura obrigatória para todas as mulheres! Quer saber por que? Então confira a resenha de Viva a Vagina:
Viva a Vagina é um livro escrito por duas estudantes de medicina da Noruega e parece que elas estudam o assunto há anos. Abraçando o status de estudantes, como elas mesmas fazem questão de dizer, as autoras se permitiram fazer perguntas muitas vezes consideradas estúpidas e escreveram um livro focado 100% nas mulheres, em seus corpos e, principalmente, nos órgãos genitais. Por que? Porque a grande maioria das mulheres não conhece seu corpo como deveria, por mais que tenha estudado um pouco a respeito. Estamos constantemente rodeadas de pensamentos masculinos e não percebemos o quanto isso afeta o conhecimento do nosso próprio corpo.
As autoras começam o livro fazendo um tour por toda a genitália feminina, apontando e explicando estruturas dos órgãos genitais externos e internos. Pode parecer um assunto batido, mas duvido que você conheça tanto a respeito do hímen ou até mesmo do clitóris como Nina e Ellen demonstram didaticamente.
Vamos lembrar das aulas de biologia da escola? Quanto tempo foi dedicado às explicações sobre o hímen? Pouco, certo? Nina e Ellen dedicam várias páginas a essa estrutura quase esquecida nas aulas de ciências e que tem um papel fundamental no imaginário das pessoas (tanto homens quanto mulheres) além de que, até hoje, pode custar a vida de mulheres no mundo todo. A proposta de Viva a Vagina é ser um guia de amiga para amiga, com explicações extremamente compreensíveis e importantíssimas para as mulheres. Mais do que uma aula de anatomia, Nina e Ellen escreveram um livro empoderador porque incentiva as mulheres e se conhecerem e serem donas de seus corpos, o que pode parecer óbvio para muita gente, mas não é. Elas contam um pouco de história para contextualizar a problematizar determinados temas, apresentam dados e pesquisas em diversas áreas da medicina e mostram como existe muito mais a saber do que imaginávamos.
Pense em um assunto que diz respeito à vagina. TPM? Prevenção? Orgasmo? Sexo? Ciclo menstrual? Aborvente? Depilação? Tudo é mencionado e aprofundado da melhor forma possível para orientar mulheres e, porque não, homens!
Viva a Vagina é realmente um manual completo porque aborda desde a anatomia com explicações de toda a região genital feminina, até doenças sexualmente transmissíveis, os mitos a respeito do uso de métodos anticoncepcionais, o orgasmo feminino e a vida sexual das mulheres. Até assuntos polêmicos como o aborto são abordados de forma explicativa e imparcial. Nina e Ellen, em momento algum tentam impor verdades, muito pelo contrário. O tempo inteiro elas deixam claro que cada mulher sabe o que faz com seu corpo, sabe no que acredito, naquilo que gosta. Elas apenas apresentam fatos, dados e explicações para que cada mulher possa fazer suas escolhas de forma consciente e tendo todas as informações necessárias para tal.
O livro é recheado de ilustrações engraçadinhas que combinam perfeitamente com a linguagem jovem e informal das autoras. Elas tentam eliminar inseguranças de muitas mulheres, tanto aquelas mais sérias como o contágio de DSTs até tamanhos dos órgãos e libido. Sabe aquelas perguntas que você sempre teve vergonha de fazer? Nina e Ellen respondem com carinho, cuidado e da forma mais clara possível.
As autoras defendem que a mulher que conhece e entende o funcionamento da sua vagina é uma mulher independente e emancipada. Por que? Porque ela está livre de pré-conceitos que são, em sua maioria, masculinos, ela tem domínio de seu próprio prazer, cuida da sua saúde da melhor forma possível e entende os sinais que seu próprio corpo revela a respeito de si mesma. Muito além da questão da saúde física, o livro faz críticas a respeito de máximas que são reproduzidas sem questionamentos ou o mínimo de pesquisa e que acabam contribuindo para diversas inseguranças femininas que atrapalham sua vida sexual, sua autoestima e até mesmo seus relacionamentos.
Um ponto extremamente interessante abordado e criticado pelas autoras é a forma como pesquisas voltadas para a saúde feminina são minoria no mundo da medicina. Isso contribui para a ignorância generalizada a respeito da vagina e da própria mulher como ser humano, e contribui para que mitos e mentiras se espalhem como verdades. Isso inclui assuntos como efeitos colaterais de anticoncepcionais e sexo anal, por exemplo.
Apesar de ser voltado para o público feminino, ter sido escrito por mulheres, sobre mulheres e para mulheres, é um livro que deveria ser lido por todos, sem distinção de gênero. E não apenas para evitar que mulheres do mundo todo sofram com preconceitos, doenças e inseguranças. Já pensou se todos os homens entendessem como funciona o clitóris e soubesse mais sobre zonas erógenas do corpo feminino? É um livro para todos porque, apesar de ser bem crítico em alguns pontos, é um livro explicativo e, acima de tudo, didático. O objetivo é fornecer informações baseadas em fatos, em pesquisas e estudos, e não ser um ensaio sobre uma determinada parcela da sociedade.
Viva a Vagina é um livro obrigatório na estante de todas as mulheres, independente de classe e orientação sexual. É um livro acessível para todos os públicos, não importa se você não tem idade para entender na pele alguns dos assuntos abordados como a menopausa, por exemplo, ou se você não teve oportunidade de estudar biologia dessa forma. É uma leitura bem tranquila, fácil de compreender, muito divertida e extremamente esclarecedora. Viva a Vagina é um livro para presentear e se presentear também. Uma das melhores formas de se empoderar é se tornar a verdadeira dona de seu corpo e compreendê-lo como ninguém e, para isso, Viva a Vagina mostra o caminho. Como mulher me senti iluminada, como se alguém finalmente estivesse dando ouvidos a questões tão íntimas que, constantemente, nos tiram um pouco a paz de espírito. Como leitora me senti agraciada com um livro tão bem escrito, bem diagramado e tão diferente de tudo que já li antes.

site: http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/2018/02/resenha-viva-vagina.html
comentários(0)comente



Laura S. 24/08/2020

Vamos falar de ppk?
Um livro extremamente importante, traz muitas informações às quais somos negadas, seja no ensino básico, seja no dia a dia. Informações essas referentes a higiene, doenças, contraceptivos, aborto, fisiologia, sexo, prazer, menstruação e por aí vai.
Já que não temos essas informações de fácil acesso, como nossos vizinhos do sexo oposto, "Viva a Vagina" vem, com ilustrações e linguagem de fácil compreensão, nos trazer o entendimento necessário básico sobre nossos corpos e tentar destabulizar esse assunto tão essencial e intrínseco à nossa vida.
comentários(0)comente



Michelle Trevisani 07/02/2018

Super informativo!
Olá pessoas tudo bom? Espero que sim! Hoje a resenha é de um livro extremamente informativo e que deveria ser lido por todas as mulheres (mas também pelos homens) chamado Viva a vagina, publicado pela editora Paralela no ano passado, escrito pelas norueguesas Nina Brochmann e Ellen Stokken Dahl. As duas autoras são estudantes de medicina, e resolveram escrever esse livro para desmistificar todos os tabus, medos, aflições, dúvidas que envolvem esse universo lindo que é a nossa vagina!

Quando peguei o livro na mão, achei que traria dados muitos técnicos e que a leitura soaria enfadonha demais. Mas apesar das duas autoras serem estudantes de medicina, são usados termos totalmente simples e de fácil compreensão durante a narrativa, inclusive recheiam o livro de exemplos que tornam o entendimento ainda mais leve e fácil.

Eu achei que sabia tudo da minha, hum, vagina. Porque a gente nasce mulher e acha que sabe das coisas né! Kkk. Mas olha, eu nunca tinha lido um livro tão recheado de assuntos, pois ele traz explicações desde a formação do nosso canal vaginal, bem como assuntos sobre genes e gênero, concepção, contra-concepção, principais doenças que podem acometer a vagina e muitos outros assuntos.

As autoras destacam explicações das mais diversas sobre todos os tipos de contraceptivos que existem atualmente, o que eu achei super interessante, porque elas colocam os prós e os contras de uma maneira bastante tranquila e revelam corretamente o que cada um deles pode trazer de benéfico ou de alarmante, mas não para criar uma tensão desnecessária e sim informativa e real.

Nós mulheres temos as preocupações das mais diversas com nossas partes íntimas e muitas vezes não temos a coragem de perguntar para uma outra mulher se isso ou aquilo é normal. Essa barreira, que é cultural em relação ao que as mulheres podem comentar ou não, ou de falar abertamente sobre sexo, vem caindo por terra a cada passar de ano. Ainda bem, porque como o livro mesmo cita, antigamente a mulher quanto menstruava precisava ficar reclusa, ou quando tinha uma primeira relação com seu esposo, para que fosse comprovado que ela era virgem precisava sangrar (e o lençol sujo era estendido para que todos vissem o que realmente aconteceu nas janelas de suas casas). No livro vamos ver que nem sempre isso acontece, e achei super interessante as médicas trazerem assuntos como este, que até hoje nos causam dúvidas.

Leia o restante da resenha no meu blog >> LIVRO DOCE LIVRO.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2018/02/resenha-viva-vagina-de-nina-brochmann-e.html
comentários(0)comente



Anienne 29/05/2021

VIVA A VAGINA
Achei um livro bem interessante mais voltado para o público feminino, mas não necessariamente.

Fala sobre sexualidade, de uma forma geral. Explica sobre o corpo anatomica e fisiologicamente, sexo, gênero, enfim...

Vale à pena dar uma olhada!
comentários(0)comente



Jessica 10/08/2022

Importante
O livro é voltado pra nos ensinar sobre o nosso corpo através do conhecimento da ciência até então, mas é escrito de uma forma bem gostosa de ler como se estivesse conversando com uma amiga. Fala sobre menstruação, primeira vez, métodos contraceptivos, clitóris, etc.
comentários(0)comente



Nathy 27/07/2020

Sensacional
Super instrutivo, leitura leve e fácil e um show de conhecimento. Todo mundo deveria ler!
comentários(0)comente



Milena1067 06/06/2020

Essencial!!
As médicas que escrevem são incríveis, totalmente descontruidas, com uma linguagem maravilhosa para falar sobre assuntos que não são abordados durante nossa formação como mulher (o que deveria acontecer). Indico demais!
comentários(0)comente



50 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR