Broken Wing (Asa Quebrada)

Broken Wing (Asa Quebrada) Judith James

Resenhas - Broken Wing (Asa Quebrada)

Isabela Cristine 11/06/2020

Simplesmente Magnífico
MOMENTO RESENHA:

Eu me considero o tipo de leitora compulsiva. Acho que compulsiva é pouco... Mega-super-ultra compulsiva talvez explique melhor.
Ler um livro de 400 páginas em um dia? Isso é fácil! Uma série de 8 livros? Termino em uma semana. 15 livros lidos em um mês? Até que li pouco. Terminar uma leitura, fazer uma resenha gigantesca e infernizar a vida de amigas e grupos para que leiam? Um hobby!
E eis que essa leitora mega-super-ultra compulsiva entrou em ressaca, no início da quarentena, e desanimou. Quase três meses se passaram e somente 2 livros lidos.
A vontade de ler até existe, mas o desânimo é maior. Dezenas de livros baixados diariamente, mas cadê a força para iniciar algum?

Até que acordei um dia, com um único pensamento: "Quero ler um livro sobre pirata!"
O QUEEEE?
É... Eu também não entendi... Só sabia que eu tinha que encontrar urgentemente um pirata para chamar de MEU. Eu até já estava idealizando, na minha mente, como seria o tal livro: Um pirata arrogante e sarcástico, lindo de morrer e com toda a auto confiança do mundo, sequestra a donzela indefesa. Ele se encanta, mas não quer demonstrar. Mas, o interesse de seus homens na sua prisioneira faz seu sangue ferver e ele enlouquece quando algum rival a leva cativa. Hmmm... Um enredo bom... vou pesquisar por livros de piratas mesmo.

Na minha busca pelos sete mares da internet, me deparei com 'Asa Quebrada - Judith James'. E imaginei que ele seria como as minhas divagações: um livro mediano para passar o tempo e quebrar o gelo da minha ressaca.

Eu fui tola. Esse livro não tem nada de clichê. Não é aquela leitura rápida que é 'só mais um para passar o tempo'. Esse livro é sensível! É profundo! É bonito! É tocante!

Em 'Asa Quebrada', conhecemos a história de Gabriel, que foi abandonado quando criança e 'criado' (abusado) para se tornar um famoso gigolô. Na idade adulta, ele se tornou o prostituto mais requisitado na Mansão de Madame, procurado por homens e mulheres.

"Quando era mais jovem, costumava fingir que havia sido deixado na Madame por acidente, e rezava para que alguém o estivesse procurando, que iria achá-lo logo e o levaria para casa. Ele aprendeu o modo das coisas depressa o suficiente, e logo nada o podia chocar. Ele parou de fingir, e parou de rezar depois disso. Ele não procurou por nenhuma clemência e não tinha mais nenhuma expectativa."

Quando um garotinho é levado para o bordel, ele logo o põe embaixo de suas asas. Alimenta, educa, anima e entretem. Gabriel protege o pequeno James durante 5 anos, até mesmo deixando que abusem de seu próprio corpo ou dinheiro para que ninguém toque no menino. Ele vê o James como seu objetivo na vida, sua sanidade. E está profundamente arrasado que a família do menino finalmente o encontraram e estão vindo buscá-lo.

"Ele os odiou, mesmo sem os ver, por levar o menino. Ele os odiou pelo que mais temia, porque o fariam ver Jamie pela última vez, e trairia o menino e um pouco do seu orgulho, porque tinha pedido ao Criador para ser indiferente pelos que eram deixados para trás."

Durante anos, Sarah se culpa pelo desaparecimento de seu irmãozinho. Quando descobre que ele está vivo e bem cuidado, ela decide mostrar sua gratidão por levar Gabriel, o famoso gigolô, para casa e proporcionar uma vida de liberdade.

"Fixamente, Sarah o estudou cuidadosamente. Este era o homem que Jamie considerava como família, que o abrigou a um custo considerável e por motivos próprios, nestes últimos cinco anos. Era difícil de imaginar este homem de olhar duro e reluzente mostrar uma exibição de generosidade estranha para alguém, quanto mais para uma criança, e era impossível imaginar que o poderiam levar para casa."

E é aí que percebemos a profundidade das feridas que Gabriel carrega. Apesar de poder criar uma 'auto estima e confiança' para suas performances, Gabriel é desconfiado e inseguro. Ele está machucado em todos os sentidos. Pertubado pelo seu passado, perdendo noites de sono com seus pesadelos, não acreditando no seu valor e nem nas intenções dos outros. Para ele, as pessoas só querem uma coisa: seu corpo.

"Ele permitiu que ela vislumbrasse o horror escuro do seu passado e menina tola, mas sábia em todos os aspectos, exceto nisso, ela estendera sua mão em amizade. Ela sabia o que significava, tanto quanto alguém podia, mas não sabia o que significava para ele. Nunca existiu alguém para compartilhar pensamentos ou ideias, esperanças e sonhos, medos, mágoas ou tristezas. Até Sarah, ninguém se importou."

Apesar de todos os obstáculos e muros erguidos, Sarah está determinada a dissolver cada um com sua gentileza. Mesmo que tenha que voltar à estava zero, várias vezes.

"Ele tremia, impotente, enquanto seus dedos gentis circundavam seus pulsos, desabotoando os protetores de pulso e ternamente localizando a tela complicada de cicatrizes, testamento de tudo o que sobreviveu. - Não, não se afaste. - Ela se curvou e as beijou. - Estas são cicatrizes de batalha, Gabriel, feridas de guerra, nada para se envergonhar - agora ele estava chorando."

A melhor forma de explicar o relacionamento deles seria: domar um animal ferido. Sabe quando o animal está com um espinho na pata, machucado e sentindo dor? Você se aproxima para ajudar mas ele está desconfiado, extremamente agressivo e arisco. A cada tentativa de ajuda, você recebe um ataque diferente. Até conseguir aos poucos, se aproximar e ir tirando de leve o espinho. Enquanto isso, o animal confuso não sabe se fica grato ou se fica na defensiva. É um misto de sensações. Em um momento, pode estar manso, até deixa você fazer um afago, mas assim que sente uma pontada de dor, ele tenta te morder. Eis o casal Sarah e Gabriel.

"- Amigos - Ela estendeu sua mão para ele, um olhar expectante em seu rosto.
Seu convite quase o destruiu. Inexplicavelmente, ele quis chorar. Ele ficou lá no meio do caminho, dolorido e inepto, sem ideia de como prosseguir. Amigos. Era uma palavra tão simples. Ela era a única que já se importou em saber mais sobre ele do que podia ver. A única que já perguntara, e em resposta, ele contou coisas que nunca contou a ninguém. Ele percebeu que queria contar-lhe sobre seu sonho. Ele precisava saber se ela ainda lhe daria boas vindas, ainda o aceitaria, se soubesse, realmente soubesse, o que sua vida tinha sido."

Será que Sarah preencherá o vazio no coração de Gabe?

"Sarah, eu nunca sonhei... nunca ousei esperar... quando eu a conheci, não imaginava que você seria minha, mas a quis desde oprimeiro dia. Eu estava apenas sobrevivendo. Você veio, minha vida começou,eu a amo com cada parte de mim, meu coração e minha mente, meu corpo eminha alma, e eu lhe agradeço com todo o meu coração, por me dar seu amor epor me dar uma vida."

Para provar ser um homem merecedor do amor de Sarah, Gabriel embarcará em uma viagem pelos oceanos, se tornando um pirata, atrás de um sustento digno para criar sua própria família.

"Ma cheri, mignonne.Agora faz setenta dias desde a última vez que eu a segurei em meus braços. De alguma forma, eu sobrevivi, apesar de amaldiçoar cada dia que me leva mais longe de você, e rezar por ventos rápidos para me levar para casa."

Será que o tempo e o reencontro com o passado conseguirão destruir este amor?

"Ele prometeu amar, honrar, e protegê-la; mas aquela promessa tinha sido feita por outra pessoa. Tudo que ele podia fazer por ela agora era a proteger do homem que se tornou."

Gabriel, seus traumas me partiram o coração. Seus sentimentos de inutilidade, sua aceitação dos abusos me quebraram. Você sofreu tanto que eu me sentia vazia ao ler. Ainda bem que a Sarah veio para lhe ensinar a amizade, o seu valor e o verdadeiro amor.

"Às vezes eu sinto nada, Sarah. Às vezes eu me sinto tão vazio que penso que estou morto. Quando eu sinto a dor, quando vejo o sangue, sei que estou vivo."

Sarah é um exemplo de perseverança, paciência e empatia. Soube escutar, mesmo quando sentia raiva. Soube deixar de lado o rancor para entender a dor e os medos de Gabriel.

"Eu vejo um homem que é forte e gentil, que lutou para permanecer humano sob as circunstâncias mais infernais. Eu olho para você e vejo... um herói ferido, um guerreiro galante e valente vivendo na cova do inferno, protegendo uma criança inocente, colocando-se entre ele e as chamas, não esperando nada em retorno."

Até no momento em que eu estava louca de raiva e querendo meter a voadora em todo mundo do livro, Sarah, seu coração foi mais puro e sensível que o meu.

"Por que você pensaria que eu voltaria a casar? Eu sou casada! Com você!
Quando parou de acreditar em nós, Gabriel? Quando parou de acreditar em mim? Você é o homem que amo. Mesmo com ódio em seu coração e sangue emsuas mãos. Como pôde pensar que julgaria você? Como pôde pensar que não oquereria de volta, vivo e seguro comigo?"

Simplesmente leiam 'Asa Quebrada'. Leiam. Leiam. E leiam!
Finalizo essa resenha com essa linda declaração de amor:

"- Escute aqui, seu maldito, seu grande tolo! Você fez uma pergunta. Agora me deixe dar a resposta. Por que eu amo você? Eu amo porque, naquele lugar terrível, apesar de tudo que aconteceu com você, você teve compaixão para com uma criança. Você aprendeu a fazer música bonita, e aprendeu sozinho a ler e escrever, abriu sua mente para os livros, e quando olho para você - seus olhos estavam brilhantes com lágrimas - quando olho para você, eu vejo alguém bonito e precioso, e muito querido para mim. - Ela fechou sua boca com seus dedos, antes dele poder protestar. - Shhhh, quieto. Eu não acabei. - Sorridente, ela arrepiou seu cabelo, o beijou forte na boca, e então sussurrou em sua orelha, - eu ouvi o que você tem dito a mim, Gabriel, e eu entendo, e sei quem você é. Você é o melhor homem que conheço. Agora me escute. Você não é as coisas que foram feitas com você. - Sentindo-o endurecer, começando a se retirar, ela suavemente o sacudiu. - Olhe para mim. - Ele fez. - Você era uma criança, impotente e só, não existia ninguém para ajudá-lo do modo que ajudou Jamie. Você fez o que precisou fazer para sobreviver, e não existe nenhuma culpa nisto, nenhuma vergonha. (...) Eu sei quem você é, Gabriel, e eu amo você por isto, - ela disse, o abraçando firme. Não tenho pena de você, eu admiro você, e sim, existegratidão e luxúria e amizade, tudo misturado, e às vezes não posso dizer ondeum acaba e o outro começa, mas é isso que é o amor. Eu estou orgulhosa poramar você, e orgulhosa que você me ama, e não lamento isto, não escondereiisto, e eu nunca poderia me envergonhar por isto."

P.S: Gabe, olharei para o céu e ao ver a estrela mais brilhante, pensarei em você!