Severance

Severance Ling Ma

Resenhas - Severance

_bbrcam 21/03/2024

Particularmente, eu gostei
Não é um livro para quem está em busca de emoções e desdobramentos, ele é mais sobre reflexões e entender a complexidade humana do que um grande livro sobre apocalipse. Num geral, tenho minhas suspeitas sobre muitas coisas - o que torna o livro ainda mais interessante. Muito bom!

Luisa 07/02/2024

Sutil e profundo
O mundo vivencia uma nova pandemia - shen fever - e acompanhamos a protagonista junto a um grupo de imunes. contada em primeira pessoa, a narradora/protagonista constantemente reconstrói o seu passado, desde sua infância até os dias atuais de pandemia.

é um livro de sutilezas. o SciFi divide o protagonismo com o drama de uma pessoa nascida nos anos 90 tendo que lidar com a vida adulta. envelhecimento dos pais, relações amorosas, emprego, ideologias.

eu sinto que a autora imbui o livro com tantas camadas de profundidade sobre a essência da inquietude da geração dos anos 90. grandes perguntas podem ser feitas... o que é liberdade, como encaramos nossos pais... se dar conta que nossos pais são, antes de serem nossos pais, pessoas como nós.

e tudo isso rolando num apocalipse pandêmico, com a tensão de sobreviver em grupo crescendo cada vez mais. ainda é possível traçar alguns paralelos com a vida distópica. a autora usa as dualidades muito bem.

enfim, grande livro! com certeza virou um dos meus preferidos. é sutil, é poderoso, é profundo e tem sci-fi. é uma leitura mais madura e me lembra uma mistura de the memory police com how to live safely in a science fictional universe (um livro que amei e um livro que detestei). ou seja, não é algo universalmente agradável. mas que é bom, ele é.

Luisa 07/02/2024minha estante
nossa sim! concordo muito com sua última observação. sobretudo por causa daquelas visitas que ela recebia da mãe!

Rodolfo_Domingos 16/10/2022

Fantástico!
Este excelente livro sobre os efeitos de uma pandemia leva a solidão e o preço da ruptura com o capitalismo às últimas consequências, indo da crítica pura ao parecer metafórico.

É um livro ousado e claramente divisivo, muito diferente do que se espera das distopias contemporâneas. Até a metade eu tava achando bem dispensável, mas do meio pro final eu descobri um dos melhores que já li em distopias.

Vanessa591 21/09/2022

O conceito do livro é bem interessante e traz reflexões muito pertinentes considerando a pandemia que estamos vivendo. Algumas passagens são bastante inspiradas e demonstram que a autora tem potencial, por exemplo o capítulo que trata dos pais da protagonista e sua chegada aos EUA.

Dito isso, a narrativa em si não me agradou muito. Demorei bem mais que o meu normal pra concluir porque simplesmente não conseguia me interessar. A autora se demora demais em alguns pontos pra chegar em uma critica extremamente simples e obvia, o que torna a leitura arrastada. São tantos temas que ela tenta tratar que pra mim acabou soando meio desconjuntado. A construção das personagens também é fraca, com exceção da personagem principal, todos parecem recortes de papelão destinados a exercer um papel específico na narrativa e nada além disso.

Na minha visão, a autora tinha varias ideias interessantes mas não soube articular em uma narrativa coesa.

Rseefo 27/02/2021

Uma sátira cruel do mundo capitalista
Uma pandemia acaba com a humanidade, transformando todo mundo em zumbi. Mas os zumbis não são animais famintos buscando sobrevivência e multiplicação. Pelo contrário, são zumbi pacatos, que exercem atividades corriqueiras da vida capitalista enquanto apodrecem até a morte. Não tem saída, não tem cura. A única proteção que parece existir é o desapego.

cee. 04/02/2021

Primeiramente: Eu nem acredito que terminei de ler esse livro. Eu consegui. Aguentei até o final.

Não é que o livro é ruim... Mas ele não é bom. Eu assisti diversos reviews sobre esse livro no youtube, super aclamado, todo mundo dando nota alta, dizendo que era incrível. E realmente é incrível. Uma incrível chatice.

No livro você acompanha basicamente o passado e o presente da vida da Cadence, que mora em Nova York. E então uma doença começa a se espalhar pela cidade, e a coisa vira uma pandemia, as pessoas viram praticamente zumbis. A premissa da história é muito boa. A ambientação também. Por isso dei a nota que dei.

A doença do livro, a Shen Fever, é algo parecido com o Covid, mas que não é transmissível de pessoa pra pessoa. Eu achei que isso poderia ter sido desenvolvido melhor, poderia ter sido apresentado melhor. A narrativa é cansativa, chata, e eu abandonei o livro várias vezes no meio dos capítulos porque ficava entediada. Mas finalmente terminei.

Não é um livro que eu recomendo, e muito menos que acho que vou tentar reler no futuro pra dar outra chance. O final foi sem graça, e o livro me lembrou de a caixa de pássaros, que também foi outro livro horrível que tive o desprazer de ler.