Amor de Perdição

Amor de Perdição Camilo Castelo Branco

Resenhas -

Joana.Darc 24/04/2024

Clássico do romantismo em Portugal
A história pode lembrar algo Romeu e Julieta, pois aqui o casal também é impedido de ficar juntos por conta das duas famílias, que não são necessariamente rivais, mas se odeiam. Mas outros obstáculos e outras pessoas acabam também colaborando contra o casal de forma fatal.

A leitura pode ser um pouco puxada nas primeiras 5/10 páginas, nas quais tem bastante descrição sobre aspectos que não parecem muito relevantes, mas que posteriormente colaboram para um melhor entendimento de certos comportamentos. Passado isso a leitura flui muito bem. Aliás, esse livro é bem agitado, está sempre acontecendo algo, o autor interrompe a narrativa algumas vezes, mas é algo rápido.

Estou me reencontrando com alguns clássicos que foram leituras obrigatórias no meu ensino médio e fundamental, e esse aqui é um dos que eu consegui apreciar mesmo com pouca idade e pouca ?maturidade literária?.

Nesse releitura para um disciplina da faculdade eu observei aspectos totalmente diferentes da minha primeira leitura. Mas para além da análise do período que foi escrito e aspectos inter textuais e extra textuais etc eu pude novamente me deliciar com a história de amor de dois jovens que só querem casar por amor e ter uma vida simples.

O que pra gente seria pedir pouco, mas sabemos que na época os casamentos eram mais uma questão social do que uma questão de amor. Ainda assim esse casal luta e faz o possível e impossível na tentativa de poder concretizar esse amor. Se eles conseguem ou não vocês iram descobrir no decorrer da leitura.

Melissa289 26/01/2024

Literalmente amor de perdição
Começo dizendo que pra mim todo o "amor" de Teresa e Simão era pura emoção.

Eles se viram através da janela do quarto e se apaixonaram, mas era uma paixão rasa, pois eles nunca tiveram a oportunidade de conviver juntos e colocar o sentimento à prova. A paixão só se fortaleceu pela ideia do proibido e nada mais!

Teresa "amava" Simão pela promessa de uma vida sem a opressão do pai que ele oferecia. No final, a única que amava era Mariana, ela deu TUDO de si pelo Simão ( tenho raiva só de pensar) literalmente TUDOO, ela o amava e posso dizer que até o adorava um pouco, e fazia tudo sem esperar um prêmio no final, fazia apenas por que o amava de todo o coração! Lenda injustiçada, e não tenho nada a declarar sobre o Simão...

Clara 21/09/2023

É interessante ver o romancismo que estudamos tanto para o vestibular sendo imposto nessa obra, o amor visto quase como uma cólera, um dramalhão, a sensação de que para aquele amor se existe, e sem ele nada mais será.
Gosto da forma que os capítulos encerram sempre como um episódio de uma novela, isso se dá pela maneira que era publicado capítulos semanalmente na época, então ao fim de cada um gatilho era posicionado para prender a atração do leitor.
Uma história ótima, que respeita o gênero e a escola literária a qual representa com teor, a época tem costumes divergentes do natural presente (obviamente), mas nada interferiu a boa experiência que tive.

Camilly 27/05/2021

Comprei este livro a um ano mas não via graça nele para ler e dois dias atrás achei que seria uma experiência interessante...
De início para mim não aparentava ser tão interessante, mas no decorrer do enredo, tudo se encaixa.
A história de amor entre Simão e Teresa é de longe um estrondo que vai fazer qualquer leitor deste livro sofrer, assim como cá estou.
O autor do livro soube exatamente como decorrer aos fatos sem deixar o leitor confuso, e a maneira como apresentou os mesmo.
A história por si só te envolve e você se pega esperando um final feliz de um livro romancista.

(Eu não faço ideia de como fazer resenha)

Vasovina 04/01/2021

Desenvolvimento rápido demais
Acredito que justamente por visar um número muito alto de produção de histórias (ele foi um dos primeiros escritores profissionais do mundo), Camilo desenvolveu, ao menos esse romance, rápido demais. Senti bastante falta de um desenvolvimento maior do drama e dos fatos em si, que muitas vezes aconteciam em duas ou três linhas apenas e mudavam a história inteira. Também não consegui criar um laço com o casal principal justamente por essa razão, a pressa com que as coisas aconteceram. Mas, no geral, a história tem potencial e pode ser divertida para quem quer conhecer mais do romantismo português.

Concha Literária 31/10/2020

Amor romântico
Dados e testemunhos afirmam que o romance do livro efetivamente aconteceu. Não sabemos até o de vão os fatos e onde começa a criatividade do autor, mas saber que houve um romance nesses moldes na vida real, nos faz crer na influência da literatura sobre as pessoas - e nos sonhos que elas querem viver.