O fim da eternidade

O fim da eternidade Isaac Asimov

Resenhas - O Fim da Eternidade

Gerson.Taveira 07/01/2023

Surpreendente
O livro as vezes parece monótono, sem ação. Ele realmente é mais baseado no diálogo do que nas ações em si, porém é cheio de reviravoltas de tirar o fôlego e discussões que te fazem pensar na essência da humanidade, ainda que eu não concorde com todas. Os plots me surpreenderam demais

Vale a pena ler

Micaelly.Santos 20/10/2022

incrível
a mente de titânio do asimov. que história incrível, que universo surpreendente. a última vez que me senti assim foi quando li blake crouch.

Elyene 22/09/2022

To bem? Não. Amei? Com certeza!
Esse livro me pegou em um dos pontos mais sensíveis. O início pode fazer parecer que ele vai ser um livro muito complexo de entender, mas na verdade tem uma narrativa super fluida, com ganchos intrigantes e só vai ficando melhor com o avançar das páginas. Quando eu achava que devia me preocupar com o plot final, o livro me jogou em uma crise existencial que estou indo aproveitar nesse exato momento. Incrível, favoritado por total influência do fisiotempo vulnerável em que me encontro.

Bruna.Lima 06/11/2021

Perfeito
"Um homem que conhece seu próprio futuro, em qualquer mínimo detalhe, poderá agir com base nesse conhecimento, e portanto, mudar seu futuro."

Gostaria de começar dizendo que é uma jornada incrível. Me perdi algumas vezes no começo, toda estória que tem viagem no tempo me confunde em vários sentidos.. Mas que desenrolar foda. Aqui temos um mundo anterior a Fundação e temos uma ideia de como começou.

É o segundo livro do autor que eu leio e ainda estou chocada com a capacidade fabulosa de Asimov descrever e compartilhar sua visão e conhecimento do comportamento e evolução da humanidade. Visionário demais!!!!

"É do perigo e da insegurança que surge a força que impulsiona a humanidade para novas e grandiosas conquistas."
Vini87 06/11/2021minha estante
Acho q vai ser uma da aninhas próximas leituras, tá na minha meta desse ano e não posso passar sem ler ele kkkk

Bruna.Lima 07/11/2021minha estante
Só vai!! Valerá a pena ?

João Vinicius 15/11/2021minha estante
Me recomenda mais livros do autor, amiga. Acabei de ler esse

Bruna.Lima 15/11/2021minha estante
Eu indicaria Fundação. Foi o primeiro livro do autor que eu li e foi por ele que comecei. Achei incrível tbm. É meio que uma continuação. Estou indo para "Fundação e império" segundo da trilogia

Larissa 22/09/2022

Os Séculos e a Eternidade
Esse livro apesar de ser curtinho em relação a quantidade de páginas, não se engane, é o livro é extremamente cheio de informações e acontecimentos a todo momento, ou melhor, em toda página.

O que mais me surpreendeu foi que a escrita de Asimov é bem contemporânea, fácil de ler, ainda mais considerando que o livro foi publicado pela primeira vez em 1955. Porém, o livro te deixa com os pensamentos a mil, pois tem diversos conceitos técnicos, um emaranhado de informações conexas.

O contexto dessa história é basicamente a viagem no tempo entre os Séculos. Acompanhamos o protagonista Harlan, um Eterno, membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho. Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que faz com que ele passe a rever seus conceitos em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo – não apenas seu emprego, mas sua vida a de Noÿs e até mesmo o curso da História.

A trama vai tomando rumos inesperados e você vai ficando com o cérebro fritando! Uma história com começo, meio e fim muito bem delineado e concluído. Lembrando-se sempre que estamos falando de um livro de ficção científica.

Deixo minha recomendação para quem quer sair da zona de conforto e conhecer um novo gênero literário. Valeu muito minha experiência e mês que vem tem a próxima parada em outro livro do autor.

se.renata 09/01/2021

Surpreendente
"O que começou como a satisfação de uma necessidade emocional e física tornou-se algo muito maior"

Essa ficção científica escrita por Isaac Asimov é bem interessante, fazendo indagações; levando o leitor a pensar sobre temas como o espaço-tempo; concepções sobre realidade; e pelo menos no meu caso, traz uma quebra das impressões iniciais.
Narrado em 3ª pessoa, a obra conta a história de Andrew Harlan, um técnico de uma organização fora do conceito de tempo, chamada Eternidade, responsável por viagens temporais nos períodos "a cima" e "a baixo" para realizar ações e provocarem mudanças. Ao longo do enredo, vamos conhecendo outros personagens, como Noÿs Lambent, a razão por Harlan questionar e desafiar a existência da Eternidade.
A escrita do autor é boa e levemente cansativa, levando em consideração todas as divisões sobre o tempo e o espaço, mas isso não é um empecilho. Fui surpreendida com os plots que tiveram ao longo dos capítulos e de como é finalizado o enredo.

Recomendo bastante,
até a próxima e um xêro!

Rodrigo 28/11/2021

Então isso é Isaac Asimov? Simplesmente amei!
Esse livro, em um primeiro momento para um leitor, deveria ser um pouco confuso por toda a questão de viagem temporal etc. Mas, por eu ter assistido a série Loki acabei não tendo dificuldades, pois a AVT e a Eternidade possuem certas similaridades.
Enfim, o livro é maravilhoso, todas as reflexões que ele traz, o jeito como o autor lidou com a viagem temporal foi magnífico. E um personagem que curti muito q foi o computador Twissel, gostei muito desse personagem.
Em relação a trama, ele é bem desenvolvida, realmente te prende, as viradas de mesa são excelentes. Bem escirto mesmo, isso mostra o quão genial é o autor, amei demais! Top, top.

Erick.Prates 07/08/2020

Padrão Isaac Asimov
Estou sem palavras para descrever esse livro, se você gosta de ficção científica esse livro é fundamental; é um ótimo livro e o final é de explodir a cabeça...
Isaac Asimov é e sempre será um dos meus autores favoritos para toda a eternidade!

Vitor 09/09/2020

Tive dificuldade de compreender a lógica no começo, mas tudo fez sentido à medida que segui a leitura, como na construção de um quebra cabeça. Esse livro aborda todos os assuntos de que gosto: ficção científica, tecnologia, reflexões sociais e, principalmente, romance. De fato, é uma experiência incrível.

Machado 14/08/2020

O início é um pouco confuso, mas depois a história flui, se encaixa e te prende até o final.
Um bom romance sobre viagens no tempo.

andressa 03/07/2021

n tava gostando tanto, mas o final me fez mudar de ideia
a construção do mundo é genial e o plot é muito bom, porém eu odiei como a Noys foi tratada tão superficialmente.

Pedro Henrique 28/11/2020

O fim da eternidade
O que dizer do livro? Bom, simplesmente genial.

Uma linguagem fluida; uma história fascinante; e, um final abrupto e de explodir cabeça.

Sem dúvidas, uma das melhores experiências literárias que já tive!

Thyago12 20/12/2022

Um pouco cansativo no começo, bastante termos técnicos também, porém depois que você compreende estes termos técnicos a leitura se torna gostosa e divertida, curti bastante este livro.

Eric 24/12/2021

As viagens no tempo sempre foram muito exploradas pela cinematografia e a literatura, de diversas formas, as quais sempre chamaram bastante atenção. Algumas narrativas conseguem nos surpreender não só pela suas complexidades, como também por serem escritas em tempos antigos e serem visionárias quanto as possíveis previsões da evolução de uma tecnologia que não existia no tempo da sua publicação.

Isaac Asimov sempre foi conhecido pela perspectiva visionária do futuro e as tecnologias, não é atoa que é conhecido com o pai da ficção científica. E isso pode ser comprovado pelo sua obra, O Fim da Eternidade, uma narrativa extremamente original, brilhante e muito reflexiva, tanto nos pontos referentes ao estudos científicos do espaço tempo quanto o comportamento do homem diante do controle do futuro.

Confesso, que pela falta de experiência com esse gênero, este livro me tirou completamente de uma zona de conforto. De início e até mesmo durante boa parte da narrativa, os termos técnicos explorados por Asimov me pegaram de jeito, em certos momentos induziu releituras de páginas e capítulos, mas no fim consegui fechar essa leitura entendendo a mensagem que o autor pretendia transmitir.

Mas o que chama atenção aqui, além de uma história muito frenética, são as reflexões trazidas pelo autor sobre o comportamento humano diante de um poder tão complexo que vai além dos limites da viagem no tempo, mas poder mudar as realidades a fim de manter a harmonia entre a raça humana. Mas até que ponto isso poderia ser benéfico nossa sociedade? Favorecer sempre nosso bem, facilitaria ou atrasaria nosso progresso tecnológico e nossa evolução humana?

Esses são um dos questionamentos discutidos nessa brilhante história, que nos impressiona ainda mais por ter sido publicada em 1955,
um tempo que não se tinha noção de tanta tecnologia.

Por outro lado, os plot twist insanos que acontecem sem pausas para respiros são muito bem trabalhados nesse texto. Da um certo receio em achar que o autor não vai conseguir fechar tantas pontas, porém nas últimas 80 páginas vem uma porrada de revelações que vão se encaixando de uma surpreendente que se consolida num final totalmente fora da caixinha, inteligente e que se encerra com uma grande transição da concepção do tempo.

O Fim da Eternidade se mostra muito mais inteligente do que aparenta por meio da sua sinopse, Asimov entrega uma narrativa original, permeada de reflexões e filosofias que explodem nossos neurônios conforme vamos aproximando do seu fim.

Encerro meu ano literário com esse livro e com a promessa de explorar outras histórias desse autor em 2022.

Evandro.Parussolo 23/05/2021

Nada previsível, é muito surpreendente, gosto muito de como o autor envolve o leitor, o cara é um gênio.