As Brumas de Avalon

As Brumas de Avalon Marion Zimmer Bradley

Resenhas - As Brumas de Avalon

Sparr 16/01/2023

A grande Deusa escolhe o destino
Eu sou apaixonada pela obra e odeio as circunstâncias que a envolvem. Não consigo aceitar ou compreender como alguém que claramente entrou em contato com a Deusa, que conhece as raízes antigas das fés pagãs, consegue ser tão absurdamente péssima como pessoa e fazer escolhas de vida tão cruéis como Marion fez. Agora, é novamente com a deusa escolher o que dela será feito para reparar todo o mal que ela causou nesta vida. Um desperdício de talento em alguém que escolheu ser má.

Dito isso, Sou completamente apaixonada pela saga. Não apenas pela magia, real e palpável, contida nela, mas pelo amor que tenho por Arthur, Merlin, Morgana, pelas muitas maneiras que já vi a lenda sobre Avalon ser contada e recontada ao longo do tempo. Para além do meu respeito e veneração pela terra, pelas raízes e pela deusa e pelo deus, existe também a mágica do homem que firmou um reino e não quis ceder espaço a preconcepções de igreja A ou B. O matriarcado tão vívido aqui também é incrível e bonito.
Nessa releitura só reafirmei o meu amor pela saga. Pela beleza de ver o que se foi e o que se é. Adoro o que li, detesto quem escreveu pelas escolhas que fez.

Aninha 31/12/2022

Depois de 84 anos terminei "As brumas de Avalon"
Nada que eu diga sobre o enredo do livro vai ser novidade, levando em consideração que o livro é um clássico da fantasia e centenas de milhares de pessoas o conhecem. Então, aqui, vou falar minha opinião sobre a história!
Ler através de uma perspectiva feminina dá a chance do leitor conhecer o rei Artur para além do guerreiro imbatível, com o coração bondoso e sempre justo, mas tenho que admitir que senti falta das batalhas, apesar do livro não ser sobre isso. Aqui conhecemos os Deuses e a magia com M maiúsculo, e acompanhamos a jorna dos personagens para preservarem o que é místico e sagrado.
Assim como em todos os livros em que a religião é uma das bases da história, usar o cristianismo para justificar todo ódio e preconceito dessas pessoas com relação a aqueles que seguiam e acreditavam em outras coisas me incomodou bastante.
A Guinevere (não vou lembrar o nome que ela carrega na história) me provocou aversão, assim como o fato do Artur ser um manicaca (marido mandado pela mulher), no mais a história é ótima.
Não sei se lerei os próximos livros, esse teve um bom final, então não senti necessidade de uma continuação.

Babi 21/12/2022

O nascer e o findar de uma lenda.
"As Brumas de Avalon" com certeza foi minha melhor leitura do ano e entrará para o rol de queridinhos da vida!

Marion (apesar de não querer exalta-la de forma pessoal) foi genial aqui ao narrar a saga épica mais famosa do mundo desde seu início até seu perecer na história para tornar-se somente isto: lenda. Contudo, a lenda de Rei Arthur não poderia existir só e aqui brilham aquelas que sempre foram renegadas na história: Viviane, Igraine, Morgana, Gwenhwyfar e tantas outras mulheres que foram apagadas diante da ascensão do patriarcado. A ascensão do patriarcado, apagamento das religiões pagãs, hegemonia do cristianismo, intolerância religiosa e xenofobia... Não só é uma bela história de fantasia como um relato histórico da sociedade europeia e da formação humana em aspectos que até hoje nos marcam culturalmente.

Joyce190 19/12/2022

Avalon
Que livro incrível! Trazendo personagens femininas como linha de frente, As Brumas de Avalon me deixaram sem fôlego. Traz intrigas, traições, batalhas. No entanto, aborda temas complexos como religião, política, empoderamento feminino, filosofia...
Mostra a mulher como sendo objeto e ao mesmo tempo dona de si. Morgana é sem dúvida uma mulher forte, com ideias próprias, questionadora, livre para ser quem é, dona de uma coragem sem igual. Contrastando com Gwenhwyfar, que sofre com vários conflitos internos, presa à sua religiosidade e fanatismo religioso. Outras mulheres também aparecem como sendo essenciais ao desenrolar dos fatos, cada uma à sua maneira e personalidade marcante. Por fim, a busca insana pelo Graal que traz morte a quem o procura. Tudo movido por conflitos religiosos onde cada um quer afirmar que seu "deus" é verdadeiro. Uma leitura fascinante!

Ed.Costa 09/12/2022

Rei Arthur e a távola redonda..
Um dos melhores livros que li este ano.
Por mais que já tenhamos lido diversas histórias e visto vários filmes que retratavam a lenda do Rei Arthur, Morgana, Lancelot e Guinevere? é sempre emocionante ver a história sendo contada sob um outro ponto de vista.
Apesar de ser um livro antigo, nunca tive a vontade de ler, aconteceu agora por simples acaso, em uma ?voltinha? pelo Kindle unlimited e não me arrependi, apesar de ter gasto um tempo fora do comum (de acordo com o meu ritmo) para concluir a leitura? cerca de um mês.
É um livro grande, porém não cansativo.
Alguns dos detalhes da lenda de Arthur e os cavaleiros da távola redonda eu, confesso, desconhecia. Valeu à pena!

Ana Carolina 30/11/2022

As brumas de avalon
Para quem curte histórias do Rei Arthur este livro é uma excelente escolha, uma nova perspectiva e protagonismo desse livro é das mulheres.

Mari Fourquet 21/11/2022

Bom são 4 livros, então vou fazer uma resenha para cada...
Livro 1: 4.5* ??

Eu amo o primeiro livro, pois amo a história da Igraine e do Uther e amo a inocência da Morgana no início, adoro como, apesar de antecipar como o quarto livro termina, ainda há esperança.

Fora que é maravilhoso ver Taliesin e Viviane em sua plenitude e como todo o planejamento deles culminou no fim da história.

Livro 2: 3*

Acho esse livro bem fraco, pois a maior parte dele é narrado pelo ponto de vista da Guinevere (se escreve diferente no livro, mas vcs entenderam) e honestamente, entendo a criação dela, mas é difícil não achar ela uma personagem insuportável e hipócrita...

Aqui vemos a trajetória da Morgana fora de Avalon e toda tristeza e raiva que tomam conta dela, ela se vê perdida, mas tem tanta raiva que suas decisões erradas culminam no fim de todos os planos expostos no primeiro livro.

Livro 3: 5* ??

Pra mim o melhor livro, conhecemos Mordred, vemos o renascimento de Morgana como sacerdotisa, vemos ela voltando a se amar, como uma estrela que volta a brilhar.

Na minha opinião, é o livro que vemos a Deusa com mais clareza e ela mostra seus propósitos, mas infelizmente suas mensagens se misturam com o orgulho daqueles que falam em seu nome e isso trás consequências irreversíveis, mas mesmo sabendo como tudo vai terminar, vc como leitor fica ansioso e torcendo para que tudo dê certo.

Livro 4: 2*

Horrível, pior livro, não pelo final, pois ele está claro desde o primeiro livro, mas ele está mal escrito, parece um grande delírio, muito ruim, a linha temporal não é clara e a narrativa é toda quebrada... Momentos históricos das lendas do Rei Arthur são contados as pressas e muitos momentos acontecem off scene... Nem parece que foi escrito pela mesma pessoa e acho que não foi mesmo...

Detestei o livro e detestei a forma como os eventos foram narrados, honestamente pior desfecho possível.

Agora de forma geral: eu sei sobre as polêmicas da autora, mas esse livro tem um significado imenso pra mim, foi presente do meu padrinho e essa foi uma releitura, a última vez que li todos foi em 2008, quando ele faleceu, então, apesar de tudo, essa história tem um significado grande pra mim.

italomalveira 16/11/2022

AS LENDAS ARTURIANAS COMO VOCÊ NUNCA VIU
Eu me arrisco a dizer que todos conhecemos pelos menos um pouco sobre as lendas arturianas. Afinal, temos dezenas de livros e filmes que contam a história do Rei Arthur. Mas você já pensou como seria essa história contada pelo ponto de vista das mulheres? Gostaria de saber o quão importante elas foram nessas histórias onde apenas os homens são exaltados? Então, é isso que temos em As Brumas de Avalon. É uma reimaginação das lendas arturianas contada pelos olhos das mulheres de sua época.

Sim, é um história medieval de guerras e conquistas onde as mulheres são as protagonistas.

Imi 09/11/2022

Morgana é a maioral, deusa da 🤬 #$%!& toda, o Arthur é muito dependente da gwenhwyfar, impossível gostar dela, chata demais,a Morgana merecia muito mais vindo dela, mas enfim, a trama foi muito boa, eu queria tudo de melhor pra Morgana, mas esse livro não é sobre o que desejamos pros personagens, porq eles só sofrem.

Lay 11/10/2022

Antes de começar gostaria de dizer que essa é uma avaliação do livro, sem levar em consideração as problemáticas da autora.

As Brumas de Avalon é um livro que conta sobre as lendas do rei Arthur, porém de um ponto de vista feminino. Apesar de Arthur aparecer bastante na história o livro é focado na Morgana e em outras personagens.
O livro é bastante envolvente e tem um clima de magia bem gostoso de acompanhar. Só não dei 5 estrelas pois achei q em alguns momentos as informações ficaram emboladas e não consegui acompanhar direito.

O livro é muito bom. Mas recomendo q antes de comprar ou ler, vocês pesquisem sobre a autora para não serem surpeendidos como eu fui.

Vanessa 11/10/2022

Um clássico
Uma abordagem única da lenda do rei Arthur. A cada momento, a oportunidade de conhecer a mesma história pelo olhar de diferentes personagens.

Juliana 21/09/2022

Fantástico!
O livro é lindo, a história é linda! É perfeito!
Amei a história, a versão de rei artur necessária e encantadora.

zarrefsisi 21/09/2022

Quase perfeito
Não sei se realmente faltou algo no final, mas senti que faltava um final melhor para esses personagens tão incríveis. Queria ter mudado algumas coisas, que os próprios personagens tem noção, como o fim de Avalon por conta dos vacilos de geral... Enfim... Ainda preciso refletir muito, mas uma saga muito, muito boa! Recomendo MUITO!