The Last Kingdom

The Last Kingdom Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

deuxdesoleil 21/12/2023

Os saxões viraram amigos e o destino é inexorável.
Desde a trilogia “As crônicas de Artur”, ainda não encontrei nenhum escritor de ficção que descrevesse cenários medievais, batalhas e tramas políticas tão bem e de forma tão cativante quanto o Cornwell. Ele é um mestre e como escritora fico emocionada em ler cada palavra das histórias dele. Dessa forma, fica nítido, que eu tinha muitas expectativas ao pegar “O último reino” para ler. E, para minha (não) surpresa, amei cada detalhe!

A história acompanha Uhtred, um personagem fictício, entre os séculos VIII e IX no que conhecemos hoje como Inglaterra. Cornwell tem algo muito afetivo em narrar crianças sofrendo e/ou tendo infâncias agitadas; eu gosto, mas confesso que em vários momentos senti similaridades com outros livros do autor.

As personagens são escritas de forma crível e o cenário machista, opressor, agressivo, patriarcal, tudo que a gente sente aversão ao pensar na Idade Média está aqui. O ator não tenta escrever ficção comercial, ele traz fatos históricos e cria a ficção em cima disso. É uma verdadeira aula de história! E o mais absurdo: os nomes esquisitos, o vai e vem entre os territórios, a politicagem, os costumes diversos etc., é tão fácil e fluído de ler que parece mágico! (Digo isso porque, apesar de besteira, é extremamente complicado encontrar livros atuais com toda essa complexidade narrativa e ainda assim serem coesos e coerentes).

Penso que, por ser uma ficção histórica, fica bem difícil criticar a atitude de certos personagens. Apesar dos esforços do narrador, não desgosto totalmente do Rei Alfredo, não detesto totalmente todos os cristãos, assim como não amo totalmente todos os pagãos. Seguindo as histórias de Cornwell, no século V, eu detestei os saxões; agora, séculos mais tarde, os saxões enfrentam as “mesmas” batalhas que seus antepassados infligiram nos britânicos e eu simpatizo com eles agora! O destino é inexorável, eu acho.

O cristianismo não apenas sobreviveu, como está mais forte. Porém, não sinto que é o carro chefe desse primeiro volume. A história é muito sobre o Uhtred, o crescimento dele, as dúvidas, as crises existenciais de um jovem que perdeu muita coisa e precisa ser esperto para sobreviver. A personagem é um verdadeiro camaleão! Já na infância, podemos ver essa esperteza e gosto muito dos potenciais caminhos para essa personalidade. Meu único ponto negativo é a voz da personagem. Não acho clara o suficiente, mas talvez seja por conta da infância/juventude ou do narrador-futuro.

Em suma, eu me emocionei, eu ri, eu imaginei batalhas como se estivesse presente nos acontecimentos. Os costumes pagãos são de uma riqueza cultural e de um respeito lindos de se ler! Cornwell escreve de uma maneira mágica e “O último reino” tem a essência do escritor. Era exatamente o que eu esperada e conseguiu superar minhas expectativas. Tive que iniciar a continuação no mesmo dia!
Cesar211 28/12/2023minha estante
Estou no oitavo livro da saga, amo esses livros, eles são ótimos, mesmo o bernard mantendo a mesma fórmula, uthred é cativante, ainda mais com a excelente fórmula do autor de conseguir levar a gente pra quele tempo.

Jm__reiss 16/12/2023

Provavelmente muito bom, mas não pra mim
Por alguma razão profundamente pessoal essa obra não caiu no meu gosto, e nem eu mesmo pessoalmente saberia dizer o porquê. Pode ser uma união de fatores como a edição de Sebo que eu li, surrada, eu ter lido antes de acabar a trilogia de Artur (do mesmo autor) e as semelhanças terem me incomodado, mas principalmente o fato de que lá pela página 50 eu li a sinopse que estava naquele braço ao lado da capa (que usamos como marca pagina) e ela disse tudo que acontecia no livro até a página 200-250 (o livro tem 350) me fazendo perder toda a empolgação, sério, que deslize da editora, quem faz uma coisa dessa? As pessoas lêem aquilo antes até de comprar o livro, achei bem mal estruturado. Sobre a história, por alguma razão achei o personagem principal sem graça quase na história toda, o dilema principal demora demais pra se tornar presente na trama, as cenas de batalha são realmente boas mas não tantas quanto eu esperava e as semelhanças com O Rei do inverno me incomodaram demais, são realmente muitas, e, nessa comparação, o primeiro volume da trilogia das crônicas de Artur sai muito na frente. Infelizmente achei chato e repetitivo, em combo com tudo que citei foi uma experiência bem desagradável, li rápido pra poder me livrar e seguir em frente, o que é uma pena já que depositava grandes expectativas, perdi a vontade até de continuar a saga do Derfel nas crônicas de Artur e ler ?O Inimigo de Deus?. Muito triste, mas é a vida.
Se discorda ou concorda, sempre aberto a uma boa conversa!

Juliana 16/12/2023

Inesquecível
Esse livro é tão marcante que, anos depois de ter começado a ler a série, retomei desde o princípio para recomeçar e acabar tudo esse ano, E NUNCA TINHA ESQUECIDO do primeiro capítulo. Ragnar dançado sobre os remos me marcou tanto quanto marcou a vida de Uthred! Demorou quase 20 anos para eu retomar essa leitura e pela segunda vez, me apaixonei! O destino é inexorável!

Raphs 11/12/2023

História
O livro se passa na época que os dinamarqueses atacavam a Inglaterra e digo dinamarqueses e não vikings porque esse é um termo usado para definir os saques e não para definir um povo.

O livro tem uma fidelidade com fatos históricos mesclado com personagens fictícios o que da uma estória muita boa.

Uhtred nos contam uma história da sua vida, desse o nascimento até a fase adulta(pelo menos até o final desse livro)

Para quem gosta de histórias vinkings sem toda aquele glamour das series aconselho essa saga.

Gabriela Trinca 20/11/2023

Amei!!
Eu sou apaixonada por História, Vikings e obviamente, Livros. Juntou os três em um lugar só com um autor excelente, só podia dar nesse resultado - 5 estrelas para essa leitura.

Erica 18/11/2023

Infelizmente gostei, agora vou ter q ler todos os outros. História bem escrita, Uhtred é um personagem mto bom, fácil de gostar e complexo. Já quero saber mais sobre ele.

Fagner Viana 14/11/2023

Espera mais da história, perde muito tempo com detalhes desnecessários, não me animou para continuar lendo a série, mais que sabe continue lendo

Fantha_exe 26/10/2023

Uma viagem histórica fantástica
O Último Reino, primeiro volume da série de 13 livros, narra com primor o embate histórico entre a Inglaterra e os invasores vikings em meados de 900dc

Paulo.Gustavo 24/10/2023

O primeiro capítulo da história de Uhtred, filho de Uhtred que por sua vez era filho de Uhtred, cujo pai, também se chamava Uhtred é magnífica! Emocionante e instigante, com uma escrita leve e bem fluída essa história é de prender a atenção e te deixar querendo mais!
Pano de fundo histórico bem construído, com personagens carismáticos, tanto o protagonista quando as secundárias.
Se trata de uma série de livros longa (beeeeem longa pra ser mais exato haha), mas, se o autor manter o ritmo e não perder a mão nos próximos volumes, tem tudo pra se tornar uma série de primeira prateleira, na minha opinião.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Mistura de aventura, história e política
A história se passa no século IX e segue o protagonista Uhtred de Bebbanburg, um jovem nobre saxão que é capturado e criado por vikings dinamarqueses após a batalha que resultou na morte de seu pai. Uhtred fica dividido entre suas origens saxãs e sua lealdade aos vikings que o criaram.

A série narra a jornada de Uhtred em meio ao conflito entre os povos saxões e dinamarqueses na Inglaterra medieval. O livro é uma mistura de aventura, história e política, e oferece uma visão fascinante desse período histórico. É uma leitura envolvente para aqueles interessados em romances históricos e na época dos vikings e saxões.

Kami 17/10/2023

Eu amei esse livro! Estava curiosa para ver como o Bernard conseguiria abordar um período mais desconhecido por nós de um modo que prender o leitor e o faz esperar ansiosamente para o próximo acontecimento, não é a toa que é quem é. Não vejo a hora de começar os próximos e conhecer ainda mais o que a série não pode retratar de Uthred, filho de Uthred, cujo pai também se chamava Uthred.

Fernanda Bard Chagas 11/10/2023

O destino é tudo
O primeiro volume que conta a história do guerreiro saxão que foi criado por dinamarqueses, Uhtred da Nortumbria.
Quando era criança, os dinamarqueses invadiram as terras de seu pai e o mataram, levando-o como escravo. No entanto, Uhtred passou a amar os captores, que o tratavam como filho, e com eles aprendeu a lutar e a temer os deuses dinamarqueses. Para o Uhtred criança, não havia nada mais entusiasmante do que a infância que levava com os vikings. Mesmo assim, enquanto crescia, não podia esquecer de suas terras na Nortumbria, e de como ele seria seu senhor, se seu tio não as tivesse roubado para si.
Em uma história envolvente e cheia de lutas, sangue, deuses e vários percalços, vemos Uhtred crescer até virar um jovem guerreiro.
Confesso que achei a escrita bastante rápida e resumida, para tantas coisas que aconteceram, o livro é bem curto, e talvez por isso eu tenha levado tanto tempo pra terminar.
Amo o escritor, e nas outras obras dele a escrita não era tão corrida, mas mesmo assim...a história de Uhtred vale a pena a leitura.

Duda 30/09/2023

Uma história incrível, que conta a vida de Uhtred que passa a sua juventude no meio de dinamarqueses.O que achei interessante foi o fato em que Bernard deixou a história rica em detalhes principalmente de como eram as batalhas. Muito bom.

Gabas10 27/09/2023

O destino é tudo
Bernard Cornwell acerta mais uma vez, um livro muito bem escrito e fácil de ler, história se desenvolve muito bem e o protagonista é muito bom, batalhas bem descritas, personagens muito bons. A saga se inicia com o pé direito e estou bem animado para continuar a ler os outros livros.