O Último Reino

O Último Reino Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Fabby 12/10/2021

A escrita do Cornwell sempre me agrada, sempre me abraça, gosto das cenas descritivas dele, gosto demais da construção dos personagens e da profundidade deles, adoro o contexto histórico, fora que sou apasionada por ambientações medievais e quando envolvem a Inglaterra de Artur, aí me conquista totalmente. A escrita visceral do Cornwell faz com que escorra sangue das páginas.
Por ser um livro mais denso, demorei mais para concluir mas acho que no momento não estou pronta para dar sequência a essa série. O livro é lindo excelente mas agora preciso de coisas mais suaves.

Renata - @luardelivros 10/10/2021

Cornwell inicia essa saga com um livro viciante. Já no primeiro livro temos uma linha temporal bem extensa, mas totalmente coerente, com os fatos e detalhes se respeitando e formando um enredo rico em história, informações, personagens, emoções... Não vejo a hora de continuar os próximos livros!

Roberto_Silva 07/10/2021

Uma saga muito, mais muito longa
Inspirado em fatos reais, a história acompanha o período histórico da invasão dos dinamarqueses na Inglaterra.

Os famosos vikings.

A maturidade da condução da guerra sem a romantizar, nos proporcionando uma experiência brutal de como era viver naquele período, não poupando detalhes principalmente nas descrições de matança, tornam esse livro uma obra de arte. Proporciona a experiência mais próxima de como seria viver naquele período da história onde pecados imperdoáveis eram toleráveis e os homens faziam seu destino através da lâmina.

Uma escrita impactante e detalhista afeta um pouco o início da obra, avança lentamente. Esse sendo a única critica não saberia dizer se foi bom ou ruim.

Recomendo a leitura para quem esteja procurando uma obra madura com personagens realistas cheios de defeitos e com motivações que dependendo do ponto de vista podem ser tanto justas como vil.

André Luís 29/09/2021

Livro muito bom, muito bem desenvolvido e o melhor é que não tem enrolação, os fatos de desenvolvem rápido. Gostei muito também da inclusão de personagens históricos como os filho do Ragnar Lothbrok. Vale muito a pena ler esse livro, é um conteúdo muito rico em personagens, história e batalhas.

Sr. Quadros 21/09/2021

Uma grande promessa
Não tem a empatia de Derfel, nem as batalhas épicas que envolviam Thomas de Hookton, mas ainda assim um livro promissor. Talvez para quem começou lendo as Crônicas do Arthur e as Crônicas do Graal esse início de saga possa parecer um pouco morna e até aquém do esperado, mas sabendo que não se trata de uma trilogia e conhecendo a competência do autor, acredito que muitas coisas boas ainda virão. Cabe ressaltar que "PRA MIM" não funcionou tão bem quanto as obras citadas anteriormente, mas nada que tire a diversão de uma boa leitura. Um 3,5 é uma nota justa no meu entendimento

DarkStalkers 16/09/2021

Primeiro livro das série "Crônicas Saxônicas" e meu primeiro livro do autor. Não acredito que fiquei tanto tempo sem conhecer esses mestre das batalhas medievais. Agora é correr atrás das outras obras.

Beatriz 07/09/2021

Mano esse livro foi MUITO mais do que eu esperava. Claro que n posso exigir pensamentos e ações que estavam a frente do tempo, por isso os personagens são machistas e quem tem gatilho em est*p*o, tem uma frases q te derrubam e são faladas com total normalidade. Mas o enredo foi simplesmente surpreendente, enfim, super recomendo o livro.

Leandraa 07/09/2021

Fabuloso
Batalhas cinematográficas, manobras políticas e religiosas, tudo isso em um livro intenso e frenético.

miyashiro 02/09/2021

Livro MT bom. Deixa espaço incontáveis para o futuro e desenvolve MT bem os personagens. O retrato histórico da época é bem feito. Gostei bastante.

Amandita 31/08/2021

O começo de uma saga embebida em muito sangue
O livro conta a história de Uhtred Ragnarson ou Uhtred de Bebbanburg, um nortumbriano que tem sua vida radicalmente modificada após a chegada dos dinamarqueses a sua região.
Uma trama de traições, religião, cultura, sonhos e vingança que transformam ?O último reino? em um livro viciante desde o princípio.
As falas irreverentes de Ragnar O Intrépido, as cenas de laços de amizades que se fortificam em uma parede de escudos dá à narrativa aquela leveza necessária em meio às muitas cenas de violência gráfica.
O encerramento do livro nos deixa com vontade de saber, afinal, até onde Uhtred será capaz de ir para reaver seu amado lugar de origem que lhe é de direito.
Um livro para amantes de vikings, incursões históricas e violentas e emaranhados que
precisam se desenvolver e resolver.
Vale muito a pena!

Jimmy Deyvid 27/08/2021

Maravilhoso
Nunca tinha lido ficção histórica na vida e me apaixonei pela escrita do Bernand Cornwell, bastante atraente e com personagens instigantes, já quero ser o Uthred brandindo, minha espada por aí, e com sede no próximo livro

Vitoria 27/08/2021

Primeiro a série, depois o livro
Foi esse o caminho que experimentei em relação às Crônicas Saxônicas: devorei as quatro temporadas da série antes de me enveredar pelas memórias que Uthred - que já me parece um velho conhecido - compartilha nos seus escritos. A comparação é inevitável. A série tem mais momentos dramáticos, mas naturalmente abre mão de aspectos relevantes da escrita de Bernard Cornwell - o Coronel Bernardê, segundo minha filha.

Mais um livro muito cativante, que me deixou ávida pelas páginas e volumes seguintes, mesmo já conhecendo as linhas gerais da narrativa.

Jessica 26/08/2021

Crônica de Clamor à Guerra
Bernard Cornwell fez um trabalho perfeito mesclando realidade e ficção em sua criação das Crônicas Saxônicas.
Uma apresentação formidável com seu primeiro volume, O Último Reino, que enreda com protagonismo a rixa entre ingleses e dinamarqueses. A história é repleta de batalhas, estratégias políticas (lei e religião, aqui se fundem) e sangue, muito sangue derramado.
Acompanhamos tudo através dos olhos de Uhtred, de sua infância aos vinte anos, quando participa de sua tão desejada primeira parede de escudos e vai de encontro ao inimigo.
As folhas são repletas de reviravoltas, recomeços ocorrem sempre. Mudanças imprevistas.
Espero, ávida, por fiandeiras entrelaçando seus destinos, marcando suas vidas. Da batalha à Valhalla.

"A guerra é travada no mistério. A verdade pode levar dias para viajar. Adiante da verdade voa o boato e é sempre difícil saber o que realmente está acontecendo, e a arte é arrancar o osso limpo do fato da carne podre do medo e das mentiras."
Oldcat 26/08/2021minha estante
Livro perfeito ??

Jessica 26/08/2021minha estante
Fiquei encantada, é realmente perfeito ?

Dem 26/08/2021

Um show de batalhas!
Bernard Cornwell sabe mesmo descrever as cenas das batalhas!
O livro vicia, que a gente nem sente que está chegando ao fim! Agora vou querer ler toda a saga :)
Chris Schmitz 26/08/2021minha estante
13 livrooss ? e ainda nem terminei as crônicas de artur

Dem 26/08/2021minha estante
E eu que estou começando agora? Passar uns dois anos lendo... :)

Chris Schmitz 26/08/2021minha estante
Vai ser longa a jornada, mas vai ser mtoo boa