O Último Reino

O Último Reino Bernard Cornwell
Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Evaldo29 25/08/2021

Livro ótimo, gostei muito da história. De longe e muito melhor que a série sem dúvida nenhuma ???.

Taipsoares 20/08/2021

O ultimo Reino
Pra quem gosta de batalhas bem escritas, esse livro é um prato cheio. Naturalmente tem várias coisas diferentes da série. Aqui, entendemos mais motivações de personagens como a Brida, que tem um passado bem complicado. O conflito interno que Uhtred vive consigo mesmo é que mais gosto além, é claro, da famosa parede de escudos.

Wicca 11/08/2021

Reler O Último Reino após tantos anos foi muito bom. Tive uma percepção bem melhor da história e do porquê Uthred fica tão indeciso em vários momentos sobre de qual lado irá lutar.
Goataria de conhecer algum livro assim sobre a história do Brasil. Os romances do Cornwell são as melhores aulas de história que eu poderia ter.
É uma escrita muito fácil de acompanhar e ao mesmo tempo bem descrita, é impossível não se sentir no meio das batalhas, não prender a respiração e não ter medo de ser a luta na qual Uthred irá cair.

ametista 05/08/2021

Aula de História
Só elogios pra esse livro, bem escrito, narrativa fluída, a quantidade de informações históricas, tudo de uma qualidade muito boa.
Nunca tinha lido descrições de guerras tão bem feitas e detalhadas, o jogo político bem traçado.

O diferencial nesse livro são os detalhes, o bastante pra te fazer presta atenção pra não deixar passar algo (e você não vai querer fazer isso), mas não a ponto de ser denso e cansativo.

Me senti em uma sala de aula, aprendendo e visualizado cenas de ação e aventura. Que venham os próximos.

Coloquei quatro estrelas porque a princípio não tava na vibe pra leitura e tive que fazer uma pausa e isso afetou minha esperiecia, mas sem arrependimentos.

Anthoni.Brunetto 04/08/2021

Espere por mim no Valhalla, senhor
Esse livro foi a melhor surpresa do ano. Revivi a emoção que senti ao começar a leitura de outro épico: A Torre Negra do Stephen King.

Contudo, diferentemente da Torre Negra, os acontecimentos em O Último Reino acontecem de forma frenética e o tempo passa rápido, mas isso não prejudica a leitura, pelo contrário, os fatos se desenrolam de forma muito intensa, chegando ao ponto de nos surpreender com a morte das personagens, mesmo sob o contexto histórico em que estão inseridas, nas invasões Nórdicas dos anos 875 d.c..

Assim, é surpreendente que as Crônicas Saxônicas somem trezes livros, pois da forma que os eventos acontecem, é necessário exaltar a perspicácia do autor em escrever tanto, sem perder a intensidade da trama.

PS: Claro que ainda estou no primeiro livro e não sei o que acontecerá nos próximos capítulos, mas a minha expectativa está nas alturas.

PSPS: Uhtred é sensacional, tão bom quanto Ragnar na série Vikings.

Felipe D. Augusto 03/08/2021

Bernard Cornwell é meu autor preferido, a narrativa usada é cativante, coloca o leitor dentro da historia de forma fantástica. A saga Cronicas Saxônicas é a melhor leitura de todas.

Gean 01/08/2021

wyrd bið ful aræd

A história se inicia com Uhtred ? outrora chamado Osbert ? filho de Uhtred e ealdorman das terras de Bebbanburg, por direito, após a morte de sua família pelas mãos de dinamarqueses comandados por Ragnar, o intrépido. Este que ao notar a coragem do jovem Uhtred ao tentar vingar a morte da família, acaba o capturando como escravo e o levando para as terras dinamarquesas, local onde ele irá aprender o modelo nórdico de vida.

Ante isso, Uhtred vê em Ragnar, Ravn (pai de Ragnar), Brida e nos filhos de Ragnar uma nova família e encontra um novo lar em solo dinamarquês, mesmo tendo consciência que sua verdadeira família foi morta por eles.

O tempo vai passando e personagem vai crescendo e após alguns acontecimentos essa nova família, salvo Brida, é assassinada a mando de Kjartan e Sven, devido a um velho desentendimento. Uhtred assiste a todos esses acontecimentos se desenrolarem e não pode fazer nada, apenas observa tudo e foge do local para não ser morto também, e só lhe resta agora dois grandes objetivos: recuperar Bebbanburg, que está nas mãos de seu tio que deseja sua morte; e matar aqueles que ceifaram a vida de sua família.

Diante dessa situação, Uhtred, juntamente com Brida, usam o tesouro escondido de Ragnar para irem para outro local, que nesse caso seria Wessex. Reino que juntamente com Ânglia Oriental e Mércia compõe o coração dos reinos ingleses, os quais possuem riquezas e terras muito cobiçadas pelos vikings (dinamarqueses quando exercem as funções de matar, saquear, estuprar e dominar terras para se assentarem nesses locais).

Pois bem, Wessex tem como Rei o Jovem Alfredo, que com certeza é o personagem central da história, ao menos nesse início. Sendo que Uhtred e sua família dinamarquesa são personagens criados para facilitar a jornada de Alfredo.

Na primeira vez que somos apresentados a Alfredo vemos que ele é um jovem pecador que não podia ver uma mulher que já fornicava com ela, e por isso ele se culpa tanto e reza tanto, afim de que Deus perdoe seus pecados; e noutro ponto vemos que ele vive doente. Aqui se percebe que há uma junção de características curiosas para um rei se ter. Entretanto, apesar de todos os subestimarem, ele tem algo que faz com que todos acabem entrando em seu joguinho: inteligência. É muito interessante observar como Uhtred, que tinha sua lealdade exclusivamente voltada aos dinamarqueses, acaba se dividindo quanto a isso, passando a cumprir o que Alfredo deseja.

Outro ponto interessante, para quem assistiu a série Vikings, é ter contato novamente com Ubba e Ivar lothbrokson e ver que seus destinos não são muito bem a mesma coisa da série, o que é compreensível, tendo em vista que as Crônicas saxônicas se passam no século IX quando a Inglaterra era formada por um conjunto de 7 reinos; enquanto que Vikings se passa na Escandinávia entre o século V e X.  Ademais o único outro filho restante de Ragnar apresentado aqui é Halfdan, e esses são todos os que existem, não havendo referência a nenhum dos demais que são apresentados na série.

Diante disso, crônicas saxônicas aparenta que será uma série rica em história ? com suas devidas adaptações, é claro ? em mitologia nórdica; ateísmo e morte de cristãos.

Por fim, vemos que o destino é tudo e que ele é implacável. Que toda a vida de Uhtred e sua jornada começou com um simples dedilhar da corda de uma harpa, que consequentemente fez com que as demais cordas se movimentassem e criasse um ruído ? não uma música, pois essa história está longe de terminar ? de sua jornada até o dado momento.

Cesar Garcia 22/07/2021

A alma do guerreiro
Um livro muito bem escrito, que mostra a vida de um guerreiro que trilha seu caminho através de batalhas.
Um dos melhores livros sobre idade média que já li.
Maravilhoso, da vontade de batalhar junto do protagonista.

Heitor.Bittencourt 19/07/2021

Pelo que você luta?
Em que você acredita?
Qual a sua motivação?

Uhtred, jovem saxão, órfão e criado por dinamarqueses, nos leva em sua trajetória durante toda sua infância até a vida adulta onde torna-se um grande guerreiro.

Trajetória marcada por dilemas religiosos e familiares, no sentido de ser um saxão ou dinamarquês.

Batalhas e mortes muito bem descritas que te fazem sentir a emoção de uma "boa" guerra.

Recomendo!

Rafa / @rafael.biasotto 18/07/2021

Sangue escorreu do livro ?
"Sou Uhtred, filho de Uhtred, e esta é a história de uma rixa de sangue"

Assim começa o primeiro dos 13 volumes de Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Uhtred que ficou órfão aos 10 anos e foi sequestrado por Ragnar, onde a partir daí aprendeu os ensinamentos dos Vikings, principalmente a como lutar e adorar os deuses deles.
Hora cristão, hora pagão, depois de ser traído ele apenas quer tomar seu reino de volta.

Meu primeiro livro lido dele, graças uma amiga que me apresentou e disse: você precisa ler, se gostou de Vikings vai gostar desse também. E num é que ela estava certa haha já preciso ler os 13 logo.

Pensa numa leitura maravilhosa de ler, todos os acontecimentos sem enrolação, direto ao ponto, com muito sangue, morte, trairagem e o principal: parede de escudo.

Bernardão nos faz se sentir literalmente dentro da batalha, sentir a emoção de estar fazendo parte da parede de escudo, sentir a morte que se aproximando através da parede de escudo do inimigo. Todos os detalhes dos inimigos morrendo que dá impressão que sangue está escorrendo do livro ?

Isso que acabei o primeiro livro, só imaginando o que espera pela frente.

LisboaPB 18/07/2021

Achei otimo o livro. Tudo o que eu queria. E acho que to começando a curtir aprender sobre mitologia nórdica.

The 18/07/2021

Vale encarar a saga
Descobri esse livro, quando órfã de mais temporadas da série Vikings, me rendi a The Last Kingdom (também na Netflix), que se interliga em acontecimentos mas os mostra do lado saxão. Apesar da saga ter muitos volumes resolvi me jogar e iniciar o primeiro, e melhor decisão não poderia haver. O livro é envolvente, extremamente fluído e rico de todas as maneiras possíveis. Através de Uthread navegamos pela história e aprendemos de forma gostosa. Pelo seu olhar vemos lados opostos, e uma terra disputada não só pelos Vikings mas pelo ego dos nativos e ambição dos vizinhos. Em tempos de lutas e sangue, o entrelace com Alfredo, um homem enfermiço, mas estrategista e avido leitor, é interessante, mostrando a força da inteligencia que dobra espadas. Ainda, é claro aqui, a influência da religião sobre questões essenciais, o que é ressaltado pelo choque de crenças entre saxões e vikings

site: https://www.instagram.com/p/CLpmQ2fjaKL/?utm_source=ig_web_copy_link

Elaine Messias 14/07/2021

Romance histórico
Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Pierri 10/07/2021

Gostei mais no final, mas não culpo o livro, eu passei por um momento complicadinho no período da leitura (covid), e acabei priorizando outras leituras que senti que me fariam melhor. Sempre que eu peguei o livro pra ler, consegui fluir bem, o autor é extraordinário! Já tenho quase todos os livros lançados dele, e nunca tinha lido nada, tomei vergonha na cara e comecei por essa grande obra que tem uma nota muito boa no skoob e vários booktubers indicam o autor. Vou seguir lendo a série, agora com mais foco!! A escrita é muito boa, a história é envolvente e tem tudo pra melhorar nos próximos 11 livros da série!! #bora

Matth 09/07/2021

A história se passa no período em que os dinamarqueses começam a invadir a Inglaterra e nessas invasões conhecemos Uhtred que é um inglês cristão que acaba sendo levado como prisioneiro pelos dinamarqueses. O mesmo acaba gostando da vida que os dinamarqueses levavam que acaba sendo treinado por eles, contudo ele acaba tendo que lutar contra eles, mas não por que é inglês, mas por vingança de tudo que tiraram dele.