O Último Reino

Bernard Cornwell

Resenhas - O Último Reino

Nicolas.Jacob 11/05/2024

O Isentão
Metade Dinamarca metade Inglaterra, assim vem nosso amigo Uhtred.

Mais uma experiência agradável com nosso Bernard, começamos uma série que vai longe pra cacete. Bom demais reencontrar paredes de escudos, cenas brutais e porradaria sincera. Por mais que nesse começo o que já era esperado aconteceu, muita descrição e ambientação pra criar os contextos necessários.

Alguns momentos senti uma canseira, mas no geral a escrita é bem feita, me agradam os detalhes de guerra. Uhtred ainda não me conquistou mas vamos ver os próximos passos desse grande guerreiro sanguinário.

As notas do autor me desagradaram.

Precisamente:
?? 3,8/5,0

Bruhhcardozo 08/05/2024

O destino é tudo
Já li vários livros desse autor e não me canso de dizer o quanto ele é incrível, escrita envolvente, batalhas imersivas e que te prendem totalmente. Sem falar as notas históricas no final que mostram o que é verdadeiro na narrativa.

Eu já tinha assistido a série, e amo, mas sabia que muita coisa seria diferente nos livros.
Aqui a gente acompanha a infância e início da vida adulta de Uhtred, e como eu amo esse protagonista!

Rick 05/05/2024

Interessante
No todo foi uma boa leitura, porém com ressalvas, os personagens não são muito bem trabalhados, a história também cai bastante quando o protagonista muda de lado na guerra, mudança essa meio incoerente com o que vem sendo narrado por ele, parece que ele é bipolar; temos também a questão das batalhas serem muito rápidas os dinamarqueses sempre parecem não ter cérebro ou experiência, também não receiamos pela vida do protagonista em batalhas cruciais pois como ele está narrando tudo então né. Tirando esses pontos é um livro bem empolgante, a temática é bem interessante, os cenários são muito legais, os costumes e religião dos dinamarqueses/vikings.
O autor sabe muito bem atiçar a nossa curiosidade com os pequenos comentários do protagonista pois fiquei me mordendo de curiosidade para saber o que viria em seguida, amei a leitura até os 55 a 60% mais ou menos.

Vogel 01/05/2024

Primeiro contato com o autor e tô apaixonada! Que baita experiência, uma ficção histórica com embasamento, Bernard descreve muito bem as invasões e as batalhas, os personagens são bem construídos e a história tem partes muito engraçadas e algumas bem tristes também! Como já comentei, as batalhas são tão bem descritas, que me senti na parede de escudos em vários momentos hehe. Minha proposta é ler 1 livro por mês dessa saga que já tem meu coração.

Mylena.Esteves 21/04/2024

Que saudade que eu estava de ler algo do meu gênero queridinho. Como é maravilhoso ler ficção misturada com fatos históricos e como é bom encontrar mais um autor para querer ler tudo. Amei a escrita e fiquei muito animada para seguir essa enorme série de livros. ?

marinaresenhas 19/04/2024

O Último Reino ?5,0/5,0?
(Esqueci de fazer essa resenha antes, então vamos lá).

Ser apresentada à trama de Uhtred de Bebbanburg foi como um choque para mim. Eu desfrutei cada segundo dessa leitura e agradeço muito ao professor que me mostrou Crônicas Saxônicas e o próprio Bernard Cornwell, que tem tantas mais obras com um fundo histórico que tanto me fascina.

Conhecer mais sobre os vikings/dinamarqueses e os próprios povos saxões e mércios é uma experiência magnifica. E ter a trama de Uhtred, um garoto saxão de nascença, mércio por parentesco e dinamarquês por consideração, ambicioso, feroz e guerreiro, apenas deixa tudo mais magnífico.

Bato palmas para Bernard Cornwell nessa obra. Me surpreendeu com os plots e continua a me surpreender já no terceiro livro. Criei um apego imensurável a essa história e Uhtred de Bebbanburg, ou seria Ragnarson? Fica a dúvida.

Leandria.Leite 14/04/2024

Wyrd bið ful aræd
Bernard Cornwell é com certeza um dos melhores autores do qual eu já li livro na vida, esse homem é um completo gênio, ele descreve as coisas extremamente bem, principalmente a cenas de luta. É uma descrição detalhada mas não do jeito que fica chato, é de um jeito incrível, tanto que pra mim a leitura foi bem mais leve do que eu imaginava.
Ver o Uhtred amadurecendo foi incrível mesmo a maioria do tempo ele ainda sendo meio tonhão mas o final foi espetacular. Eu esperei tanto pra aquela parede de escudos acontecer, já tava quase rezando aqui.
Eu confesso que quando aconteceu o incêndio e a galera lá morreu e o Uhtred ficou sozinho denovo eu fiquei triste, gostava deles até. Tenho fé que o Uhtred junto com o Ragnar vão vingar todos eles.

MWeirich 12/04/2024

Excelente!
Uhtred é um senhor que teve suas terras roubadas, ele é o Senhor de Bebbanburg, ele é um dinamarques e também um inglês. Ele é um guerreiro buscando reconquista aquilo que lhe foi roubado.

E quem livro, senhoras e senhores! A história de Uhtred, busca contar como Alexandre, o grande, sobreviveu as investidas vikings, como expandiu seu território em busca da Inglaterra e conta a história de Uhtred, que não queria ter nada haver com tudo isso.

Entretanto o destino é tudo.

Isabelly200 28/03/2024

O destino é tudo
O Último Reino, primeiro livro da série Crônicas Saxônicas escrita por Bernard Cornwell, é uma obra que merece todas as cinco estrelas. A narrativa envolvente nos transporta para a Inglaterra do século IX, em meio às invasões dos Vikings, apresentando uma trama repleta de ação, intrigas políticas e personagens complexos.

O protagonista, Uhtred de Bebbanburg, é cativante com sua personalidade forte e conflitos internos, proporcionando uma jornada emocionante e cheia de reviravoltas. A riqueza histórica e a descrição detalhada da época nos fazem sentir parte da história, enquanto acompanhamos Uhtred em sua busca por identidade e vingança.

Cornwell tece habilmente os eventos históricos com a ficção, criando um cenário autêntico e vibrante. Sua escrita é envolvente e fluida, tornando difícil largar o livro. "O Último Reino" é uma obra-prima da literatura histórica, que encanta e emociona do início ao fim, deixando os leitores ansiosos pela continuação.

Geraldo.Junior 15/03/2024

Uhtred, filho de Uhtred
Introdução ao gênero, momento histórico, figuras e interesses!

Nesse primeiro volume das crônicas saxônicas somos contextualizados de maneira precisa (créditos ao mapa do que parece ser a heptarquia anglo saxônica no começo do livro) aos principais personagens, objetivos, motivações e personalidades através da vida de Uhtred, filho de Uhtred e herdeiro legítimo de Bamburgh, na Nortúmbria.

O destino é tudo!

Começo essa resenha aplaudindo com palavras o Bernard Cornwell, autor que aqui tem um trabalho impecável de construção, desenvolvimento e finalização da narrativa. Eu, que sabia muito pouco sobre a história nórdica, me senti acolhido pela construção dos fatos narrados, que são resultados da soma entre a história real e a história criada/adaptada para a série de livros.

O ritmo, assim como os acontecimentos, brincam e se envolvem a todo momento. São tantas reviravoltas, comemorações e lutos (em momentos sempre bem desenvolvidos) que qualquer um perderia a mão e faria desses, momentos inadequados, mas que Cornwell rege e conduz assim como um bom maestro faz com sua orquestra.

Sem dúvidas o ponto mais forte do livro são as inúmeras camadas de cada personagem. Seja ele próximo ou não do protagonista, cada um é movido por um interesse político, social, cultural ou pelo simples prazer de sentir o calor de uma parede de escudos! E esses interesses moldam Uhtred.

Por fim, Bernard Cornwell coroa o Último Reino com um protagonista único. Uhtred é dúbio, vingativo, forte e inteligente, mas ainda não sabe qual é o melhor caminho a se seguir (e quem poderia saber?). Se no início do livro você acha suas decisões estranhas, no fim você entende que valeu a pena confiar em um earsling da Nortúmbria.

Luiz Namur 14/03/2024

Coragem é encontrar a vontade de superar seu medo, nada mais
"O Último Reino" é o primeiro livro da série "Crônicas Saxônicas" escrita por Bernard Cornwell.

Ambientado no século IX, durante o período das invasões vikings na Inglaterra, o romance narra a história de Uhtred de Bebbanburg, um jovem nobre saxão capturado e criado por vikings após a morte de seu pai.Conforme Uhtred cresce, ele se vê dividido entre suas raízes saxônicas e sua lealdade adotiva aos guerreiros nórdicos.

A narrativa é repleta de intrigas políticas, batalhas épicas e personagens complexos, proporcionando uma imersão profunda na história e cultura da época.

Cornwell habilmente mescla fatos históricos com ficção, criando um enredo envolvente que mantém o leitor cativado até o final.

banxwz 09/03/2024

" Na verdade sou o Uhtred , o solitário . Somos todos solitários e todos procuramos uma mão para nos segurar no escuro . "

Fofinho6969 06/03/2024

O Destino é tudo
O Último Reino" de Bernard Cornwell é uma obra que se destaca pela sua maestria em transportar os leitores para um cenário medieval repleto de ação, intriga e personagens fascinantes. A narrativa envolvente do autor mergulha profundamente na vida de Uhtred, um personagem complexo e carismático que se torna o elo entre a tradição saqueada pelos vikings e a influência crescente dos saxões.

A trama se desenrola de maneira magistral, combinando detalhes históricos autênticos com uma prosa envolvente, criando uma atmosfera imersiva que prende a atenção do leitor desde as primeiras páginas. Cornwell habilmente tece uma tapeçaria de eventos épicos, desde batalhas intensas até intrigas políticas, mantendo o leitor ansioso por cada reviravolta.

A construção dos personagens é um dos pontos altos da obra, com Uhtred se destacando como um protagonista memorável, cujas motivações complexas e jornada pessoal ressoam de maneira impactante. A riqueza de detalhes na caracterização dos personagens e o desenvolvimento cuidadoso das relações interpessoais contribuem para a profundidade emocional da história.

A ambientação histórica é ricamente explorada, proporcionando não apenas uma leitura envolvente, mas também uma imersão na cultura e nos conflitos da época. A descrição dos cenários, dos costumes e das nuances políticas enriquece ainda mais a experiência do leitor, transportando-o para um período repleto de desafios e transformações.

Bernard Cornwell cria um mundo que é não apenas digno de ser explorado, mas que se torna uma experiência literária inesquecível, deixando os leitores ávidos por mais dessa envolvente saga.

skål ?

Yasmim648 25/02/2024

O Destino é Inexorável !
Uma aula de História Medieval Inglesa. Como amante de História, me prendeu do início ao fim
A saga de Uhtred mistura fatos históricos com a introdução do Uhtred fazendo parte deles, dando ao leitor uma base do que provavelmente aconteceu e como eram as figuras históricas retratadas no livro. A vida do Uhtred é realmente uma tragédia!
Gostei muito! Daria nota 1.000

DomGabriel 14/02/2024

Gênero
Bom, talvez não seja o melhor gênero para mim, achei muito linear a história muito linear o fato dele narrar certos acontecimentos nos instiga a querer ir até o fim a saber como hoje o personagem se encontra, porém, é tudo muito previsível as tramas são previsíveis o assunto é único e as reviravoltas não casaram, em mim particularmente, a emoção desejada.

Não irei seguir a sequência, mas foi uma experiência bem interessante e recomendo muito a quem gosta do gênero.