As Icamiabas

As Icamiabas Salomão Larêdo

Resenhas - As Icamiabas

Flavio 25/11/2018

As Icamiabas e o orgulho de ser amazônico
Minha Amazônia linda, diversa, rica.

Rica de cheiros, sabores, frutas, bichos, plantas, raças, povos, lendas, anedotas, apelidos, expressões. É culturalmente tão rica que dá vergonha do próprio povo desconhecê-la.

?As Icamiabas? é prosa, é poesia, é surreal, as vezes non-sense, é amor ardente pela mitologia mais rica das Américas, quiçá do mundo. Talvez nem mitologia, pois as Icamiabas Amazonas foram, ao menos uma vez, vistas, relatadas.

?As Icamiabas? é atemporal, é protesto, é direitos iguais, é tolerância, é respeito, é diversidade. Ela é tudo o que precisamos nos dias de hoje. É educação. É respeito. Uma lenda centenária, mas tão atual e necessária.

Nesse país brasileiro de governança Jurupari, sou muito feliz de viver num país paraense/amazônico que ainda reage e luta. Deve ser o sangue icamiaba que corre em nossas veias. Acredito que nossas antepassad(a)s devam ter sido icamiabas.

Como afrobrancoindio que nem tu, Salomão, devo te agradecer pelo sopro de orgulho que plantaste em meu coração. Ele me inundou e enriqueceu meu amor pela minha esquecida região, que até eu mesmo estava esquecendo. Obrigado.

Agora deixa eu ir, que ainda acredito no muiraquitã, e vou atrás.

><'',º> 31/03/2019

Com o romance "AS ICAMIABAS..." presto homenagem "post mortem" a dois importantes escritores do Pará: Abguar Bastos e Raimundo Moraes, que editaram, em 1930, os livros "Terra de Icamiaba" e "Paíz das Pedras Verdes" e que estão em completo esquecimento.

SALOMÃO LARÊDO