O azul entre o céu e a água

O azul entre o céu e a água Susan Abulhawa

Resenhas - O Azul entre o Céu a Água

Giany.Alves 06/05/2022

Um livro que me surpreendeu. Uma triste história sobre uma pequena família de palestinos que se veem obrigados a abandonar sua casa, cidade e passam a viver num campo de refugiados. Conta todos os sofrimentos, dificuldades, mas é contado com uma sutileza e suavidade que não deixa o livro ser triste ou pesado, pelo contrário, uma escrita envolvente, que demonstra todas as atrocidades sofridas pelos refugiados, mas tb toda a sua resiliência e fé inabalável. Uma estória contada lindamente, onde a fé islâmica, a força e resignação dos palestino fica bem evidente. O livro conta a vida dos irmãos e seus descendentes logo após a invasão de Beit Daras, pelos israelenses em 1947, reforçando a importância da família e da ajuda mútua.

Rutinha100czs 25/04/2022

A história gira em torno de uma família Palestina, passando por várias gerações... Durante a história, são revelados os sofrimentos, as alegrias de um povo que vive até hoje em situação de guerra.

Fabricio268 02/04/2022

Que chegue logo a cura. E o planeta deixe de sangrar.
A guerra é uma doença ainda incurável nesse mundo que vivemos. Um dia chegará a cura.

Bom livro, mas triste. Fé, esperança e união estão juntos o tempo todo.

Durante uma guerra, a vida continua. Durante uma guerra, chefes de família trabalham, esposas cozinham e filhos estudam. Durante uma guerra, amores são feitos e desfeitos. Durante uma guerra, pessoas adoecem, morrem, adoecem e curam-se. Durante uma guerra, há tristeza, mas por incrível que pareça também há alegria. Durante uma guerra, acontecem despedidas e reencontros. Durante uma guerra, lágrimas molham rostos abatidos e também rostos sorridentes. Durante uma guerra, comemoram-se as mínimas alegrias.
Durante uma guerra....deixa pra lá. Um dia não haverão mais guerras.
Janaina Edwiges 02/04/2022minha estante
Que resenha bonita, bem escrita, gostei como você organizou as palavras! Parabéns! Parece ser uma história repleta de sensibilidade.

Carolina.Gomes 03/04/2022minha estante
Q poético, Fabricio! Qta sensibilidade! Gostei!

Ghellem Pires 16/02/2022

História sobre a vida de uma família palestina e suas gerações, é sobre medo, amor e sobrevivência.
Um livro maravilhoso!

Marília 12/02/2022

Esse livro nos mostra a guerra entre palestinos e israelenses de um novo ponto de vista. Vemos Israel invadindo a terra de um povo.

Dani 27/12/2021

Sofrimento
O livro conta a história de 4 gerações de uma família Palestina em meio à guerra, tentando manter suas raízes e seus familiares vivos.
O clima aqui é bem família, que é o assunto mais abordado. Mostra muita força e resiliência de um povo que sofre há décadas.
Já adianto que é muito doloroso, até demais, tem muitos momentos pesados. Morte, assassinato, estupro, tortura, violência, tudo e mais.
Tenta mostrar momentos bonitos entre a família, festas e comemorações, mas eu não consegui aproveitar esses momentos. Não consegui me desligar do sofrimento.
Demorei muito pra ler, acho que é um bom livro, só que o tom da narrativa se perde em vários momentos.
Recomendo (mas sabendo que é uma leitura muito difícil, até porque aborda um assunto muito difícil) pra quem gosta de livros que contam uma história fictícia, mas nem um pouco longe da realidade, histórias sofridas com mulheres fortes e bastante tradição.

Joyce 04/12/2021

Livro muito bem escrito, me surpreendeu, pensei que fosse ter uma leitura forçada, mas é uma história boa, momentos tristes tem, e no final queria saber o que aconteceu com uma personagem, mas no todo compensou muito!

Lia 13/11/2021

Quanto mais penso sobre esse livro, mais triste fico. Triste porque o ser humano, em todo esse tempo nesse mundo, ainda não aprendeu a viver em paz. Ainda não aprendeu que todo mundo faz parte do mundo e deveria ser tratado com respeito e dignidade. Ainda não aprendeu que guerra é violência não resolve nada. Não resolve, só tira. Tira pessoas e só oferece em troca tristeza.
Esse livro é doloroso. Sempre que leio algo que reflete o ser humano em si fico assim, querendo ser de outra espécie, uma não tão cruel.

Alan (@coracaodeleitor) 08/11/2021

Eu adoro essa temática e acho muito rico você poder ver os mais diferentes lados. Assim podemos entender e ter novas óticas que enriquecem muito nosso conhecimento sobre tal.

Andressa.Moura 02/11/2021

A história se passa durante a guerra entre a Palestina e Israel. Mostra a trajetória de famílias sendo "deslocadas" (contra a vontade) para a Faixa de Gaza e essas mesmas famílias tentando a sobrevivência após terem perdido suas casas, familiares, dignidade. Uma história de amor, família, luto e superação.

NessaCoutinho 01/10/2021

Custei um pouco a me apegar a leitura, mas quando me apeguei fui no embalo, gostei bastante do livro, da escrita.. recomendo!

Daniel1912 21/09/2021

Muito bom!
O livro é super interessante!
Pra quem gosta de personagens fixos, talvez este livro lhe lance uma certa falta; mas, as histórias de todas as pessoas envolvidas nessa trama é de se emocionar!
A guerra retratada na palestina é de chorar pelas atrocidades que se foi escrito nessa trama!
Perdoe-me o fraco desenvolvimento, mas eu ja lhes recomendo!

Evy Sena 18/09/2021

Não sei muito bem o que dizer sobre o livro.

Achei interessante, foi bem escrito, apesar de achar o final meio solto, mas devido aos acontecimentos contados no epílogo é justificável.

Gostei de ter lido algo sobre esse período da guerra entre Israel e Palestina, mas é um livro pesado, a autora não poupa o leitor de nada. Teve momentos que tive que parar a leitura pra respirar um pouco.

É um bom livro, gostei da experiência, mas não irei ler novamente.

Bel 08/09/2021

Denso, porém uma grata surpresa!
[...] Mesmo depois que os túneis foram escavados sob a fronteira entre Gaza e o Egito para contrabandear os itens de necessidade básica, continuou difícil encontrar Kinder Ovo.

Mais um livro que eu jamais daria oportunidade, se não chegasse a mim por "acaso" através do @clubeskoob

Um cenário difícil: Palestina x Israel, gosto quando livros acrescentam sobre culturas alheias a minha realidade: me comovi com a falta dos nossos pequenos luxos diários, como: café, chocolate, cera para depilação, entre outros.

Francamente o livro demorou um pouquinho para me conquistar, alguns capítulos parecem arrastados, mas valem o esforço! Imaginei que seria cheio de sofrimento e angústia (e é mesmo), mas a história também carrega esperanças e superações.

??Importante: contém temas sensíveis.