O azul entre o céu e a água

O azul entre o céu e a água Susan Abulhawa

Resenhas - O Azul entre o Céu a Água

Amanda Guelso 14/04/2024

Caramba, como é tenso ler esse livro levando em conta o contexto geopolítico atual. Ler sobre a Palestina e sobre a violência aplicada pelo ?estado? de Israel contra os palestinos é muito pesado. Contudo, acho que esse livro traz algo que só a literatura é capaz de trazer: a capacidade de se colocar no lugar do outro. Num mundo ideal, todos os que são sionistas e a favor do ?estado de Israel? deveriam ter a oportunidade de ler este livro. Eles deveriam conhecer a situação desumana que os palestinos vivem. A humanidade precisa compreender que estamos observando um genocídio étnico acontecendo. Que livro necessário! (tirei uma estrela porque gostaria que o livro tivesse um glossário, para o leitor compreender melhor as expressões árabes. Também, acredito que o final poderia ter sido melhor trabalhado, achei os últimos acontecimentos meio corridos e sem uma finalização adequada.)

Nubiahp 31/03/2024

Gostei
Achei as histórias bem interessantes e também gostei de como a cultura foi retratada. Confesso que queria outro final ou que ele tivesse mais detalhes

Dida 28/02/2024

Esse é um livro difícil de ler. Não por sua escrita ou linguagem, mas pelo seu conteúdo. Contando a história de gerações da mesma família, passando por conteúdo com tons de misticismo, fé e a conexão incrível entre seus membros de forma emocionante, esse livro narra a invasão e todas as atrocidades que o estado de Israel trouxe e ainda comete na Palestina. É uma história muito bonita por todas as características de união e resiliência de um povo, em especial as pessoas dessa família específica, mas todo o sofrimento que passam é de partir seu coração em mil pedaços, e pior ainda saber que tudo isso, apesar do livro ser ficção, ocorre ainda, com talvez ainda mais crueldade, nessa época que estamos vivendo.

perrydelgay 04/01/2024

Que livro!!! Primeira leitura do ano em grande estilo, apesar de estar familiarizada com a situação palestina essa leitura me emocionou de muitas formas, o livro retrata bem a força do povo palestino que apesar de tudo não perdem a esperança. Quem estudou um pouquinho sobre a palestina sabe em como o hamas é visto por eles, e aqui a autora nos traz vários momentos que mostra a força e resiliencia da resistência palestina, livro lindo, emocionante, leiam

Silmara Loureiro 08/08/2023

Uma das melhores leitura do ano
Um livro sobre a Palestina.
"Todas nós, mulheres feridas, fazemos carreira tentando colocar as outras pessoas nos eixos."

??

Um dos melhores livros de 2023, sem dúvidas. Sou muito grata ao @rabiscoseretalhos, pois através dele venho vivenciando experiência singulares, tais que se não fosse pelo estímulo, MUITO PROVÁVEL que nunca leria esse livro. E em especial, grata por todas as partilhas que escuto.

A leitura só é finalizada depois do encontro do Clube. ???

Sibele 26/05/2023

Ótima supresa
Não esperava que esse livro me conquistasse assim.
Uma viagem dolorosa e deliciosa a Palestina? Conhecer sua história através do seu povo, sentir suas dores, alegrias, seus medos e esperança, tudo sendo alicerçado na fé. O livro aborda questões importantes hora com leveza com as falas divertidíssimas de Haji Nazmiyeh, hora com dor com a história de Nur, a potência que é a sororidade através da história dessas mulheres.

Essa leitura foi uma ótima supresa, vale a pena!

@bibliotecadadi 05/03/2023

Vale a pena ler!
Uma história que mostra os medos, o dia a dia, e a esperança de viver em Gaza, a luta de cada um e a luta pela familia, o amor que une os familiares e uma população, a fé por uma vida melhor.
Não tinha muito conhecimento sobre Gaza, e sobre a Guerra entre palestinos e israelenses, e o livro trouxe um pouco disso.
Foi um livro que gostei e me envolvi bastante, onde acompanhamos a história de 4 gerações de mulheres da mesma familia, que lutam com a fé, amor e coragem por dias melhores, e fiquei com o coração apertado em vários momentos. Foi uma boa leitura e recomendo!

tita 06/12/2022

O Azul entre o céu e a água
Já li alguns livros que remete e discorre sobre a cultura do Oriente Médio e seus conflitos. É interessante como a autora perpassa as gerações e tra detalhes das vidas dos seus personagens. Pra quem tem mania de ler até acabar o capítulo, esse livro tem os capítulos pequenos, fáceis de ser lidos.

@bibliotecadedramas 12/09/2022

Susan Abulhawa é uma escritora, jornalista e ativista palestina. Eu nunca tinha lido nenhum livro que retratasse a Palestina de Gaza e os conflitos com Israel, nesta história a guerra é mostrada através de 4 gerações de uma mesma família – como impactou e o que mudou para sempre nas vidas da família Baraka.

O livro nos mostra muito a cultura palestina, a importância do legado pra eles, a coragem e a determinação de continuar vivendo mesmo estando completamente isolados do resto do mundo dentro dos muros de Gaza. É um livro que nos mostra acima de tudo a resiliência e a fé inabalável do povo palestino.

site: https://shejulis.com/livro-o-azul-entre-o-ceu-e-a-agua/

Shiara 07/09/2022

Esperança e sofrimento
A história é muito tocante, mostrando em detalhes os sofrimentos e desafios que os personagens precisaram enfrentar ao longo dos anos. É um livro de mostra nitidamente a esperança e a fé que as pessoas precisaram ter para sobreviver um dia após o outro.

Virgínia 28/08/2022

Uma grata surpresa
Comecei a leitura sem expectativas e que grande história tive a oportunidade de ler!

Ano a ano ir passando pela vida dessa família, pelas dores, pela união, reencontros?despedidas?guerra?foi muito tocante.

Esse é o tipo de livro que você não esquece, que deixa um pouco dele com você.

Ju Duarte 14/08/2022

Venha me encontrar
Demorei muito para conseguir terminar de ler. Não queria que a historia acabasse. E cada relato, cada dor, cada alegria, me contagiou também. Que livro bem escrito. Que delicadeza. Que história!! Por mais leitura não norte americana nas nossas vidas

Annalisa 10/07/2022

O Azul entre o Céu e a Água

Mais uma descoberta do ano...

O Azul entre o Céu e a Água para mim não conta a história da família Baraka, conta a história de uma guerra e de como essa guerra foi transmitida de geração para geração, de como eles perderam tudo e mesmo assim continuaram, perderam suas casas, suas terras, suas vidas... E de como essa guerra ainda é real, de como ela está acontecendo exatamente agora, de como toda a violência, abusos e morte ainda estão sendo propagados para as próximas gerações.

O livro fala sobre a cultura da Palestina, seu legado, patriotismo e sobre a sensação de pertencimento, de ser e fazer parte de algo maior, nos fala sobre saudade, mas sem usar a palavra "saudade", pois, como sentir falta de alguma coisa que nunca teve? Como transmitir amor sem palavras e sem contato? Como falar do futuro estando ainda no passado? A historia caminha quase tocando o intocável entre o mundo real e o mundo das ilusões, cingindo passado, presente e futuro. Entrelaça três gerações de mulheres fortes e resilientes, que aprenderam a suportar, seguir e sobreviver. A fé delas é tão forte e poderosa que faz o impossível acontecer.

O azul entre o céu e a água é um lugar real, está em cada um de nós, está em nossos espíritos e nossas almas, é nosso refugio e nossa fortaleza.

"As histórias são muito importantes. Somos compostos por elas. O coração humano é feito das palavras que a gente põe nele. Se um dia alguém disser coisas cruéis pra você, não deixe que essas palavras entrem no seu coração. Tome cuidado pra não pôr palavras cruéis no coração dos outros também." - Página 83.

danda 18/06/2022

Comecei a leitura,achando que não fosse gostar. Um drama familiar,passado num período de guerra. Conta a vida de alguns personagens e seus finais.

Lilian 30/05/2022

Nossa! Não esperava uma história tão forte é maravilhosa, o livro me surpreendeu, gostei muito de ler um pouco mais da história dos palestinos, desconhecida para mim, até então.