O azul entre o céu e a água

O azul entre o céu e a água Susan Abulhawa

Resenhas - O Azul entre o Céu a Água

NessaCoutinho 01/10/2021

Custei um pouco a me apegar a leitura, mas quando me apeguei fui no embalo, gostei bastante do livro, da escrita.. recomendo!

Evy Sena 18/09/2021

Não sei muito bem o que dizer sobre o livro.

Achei interessante, foi bem escrito, apesar de achar o final meio solto, mas devido aos acontecimentos contados no epílogo é justificável.

Gostei de ter lido algo sobre esse período da guerra entre Israel e Palestina, mas é um livro pesado, a autora não poupa o leitor de nada. Teve momentos que tive que parar a leitura pra respirar um pouco.

É um bom livro, gostei da experiência, mas não irei ler novamente.

Bel 08/09/2021

Denso, porém uma grata surpresa!
[...] Mesmo depois que os túneis foram escavados sob a fronteira entre Gaza e o Egito para contrabandear os itens de necessidade básica, continuou difícil encontrar Kinder Ovo.

Mais um livro que eu jamais daria oportunidade, se não chegasse a mim por "acaso" através do @clubeskoob

Um cenário difícil: Palestina x Israel, gosto quando livros acrescentam sobre culturas alheias a minha realidade: me comovi com a falta dos nossos pequenos luxos diários, como: café, chocolate, cera para depilação, entre outros.

Francamente o livro demorou um pouquinho para me conquistar, alguns capítulos parecem arrastados, mas valem o esforço! Imaginei que seria cheio de sofrimento e angústia (e é mesmo), mas a história também carrega esperanças e superações.

??Importante: contém temas sensíveis.

Thaísa 06/06/2021

Emocionante e real
A história contada no livro é muito emocionante e envolvente, apesar de muito forte. Algumas vezes tive de parar para respirar um pouco, pois o livro fala de temas muito potentes, como guerra, estupro, abandono, entre outros. Mas a história da família, cercada de acolhimento e festas a beira mar, vale muito a pena.

fev 20/02/2021

Um jornada familiar em meio à violência e a magia
ALERTA: estupro, abuso de menores, violência sionista

O azul entre o céu e a água é um livro impactante. A sua história que também serve como denúncia mostra como nem sempre temos conhecimento sobre o que passa em outros locais. Susan Abulhawa conta a história de uma família por gerações em uma Palestina sitiada pela violência de Israel. Nós seguimos Nazmiyeh e seus familiares ao longo dos anos tentando construir uma vida digna perseverante em meio há tanta desumanidade e violência.

Essa história me conquistou por dois motivos: é geracional e tem elementos mágicos durante a narrativa. Além, é claro, de passar em um local que tenho pouco conhecimento. Aprender sobre novos lugares acaba sendo uma experiência significativa. Abulhawa consegue fazer com que entremos na história de tal maneira que não tem como se apegar a todos ali. Claro que o pano de fundo de violência sionista faz com que isso seja mais fácil. Há inúmeras passagens de violência dos soldados israelitas e do Estado de Israel contra os palestinos refugiados na própria terra. É uma realidade ficcionada pela autora. O livro contém uma das passagens mais pesadas que li em toda a minha vida. É extramente repugnante. Sinceramente, poderia até ser dispensável. Apesar de entender o livro como uma denúncia e acreditar que o que foi narrado mostra a real face de Israel que muita gente insiste em não acreditar.

Apesar de toda a violência que perpetua o livro, esse não é o único tema abordado. A importância da família, o acolhimento, o amor e a relevância das mulheres é amplamente discutida e demonstrada pela autora. A cultura árabe é bem descrita ali. A questão dos imigrantes e os seus deslocamentos em países estrangeiros, a saudade de casa também é relatada.

Enfim, é um livro bonito sobre perseverança e união familiar em meio ao caos e tanta violência. Compartilhar os passos dos familiares de Nazmiyeh e aprender sobre um pouco mais sobre a cultura árabe, e o conflito iniciado por Israel contra a Palestina foi impactante. Curti muito e deixo a recomendação para aqueles que gostam de histórias sobre famílias. É um grande livro.

Beto Bavutti 25/09/2019

Uma grata surpresa.
Esse livro maravilhoso conta a saga de 4 gerações de uma família Palestina que começou com Um Mamdouh, a matriarca. Ela teve três filhos, Nazmieh, Mamdouh e Mariam. Mariam é uma garota diferenciada que possui um olho de cada cor, o que a destaca das outras crianças e, acredita-se, lhe dá a capacidade de conversar com os "jinns", espíritos antepassados que acompanham a família. Esse fato também a expõe a maus-olhados e inveja das outras pessoas.
Tudo começa com o ataque dos judeus israelenses à Palestina, empurrando esses povos para a faixa de Gaza.
Numa ação violenta que durou 6 dias, famílias foram dizimadas, irmãos foram separados, e um período de reconstrução, revolta e medo tomou conta dessas famílias vivendo em acampamentos improvisados, sem ter o que comer, sem comércio local, até sem água por alguns períodos.
O livro conta então como as novas gerações lidam com essa nova realidade, como mantém suas tradições e sua cultura, mesmo em meio ao caos.
Um livro belíssimo, que recomendo fortemente.

Ana 29/04/2018

Eu só precisei ler a palavra "Palestina" para me interessar por esse livro, que conta a história dos irmãos Nazmiyeh, Mamdouh e Mariam — do mais velho para o mais novo. Ainda muito jovens, eles se veem obrigados a partirem para Gaza com a mãe, viúva, e o restante da família quando Beit Daras, a vila em que viviam, é bombardeada por forças Israelenses.

Sou obrigada a dizer que O Azul Entre o Céu e a Água demorou um pouco para me conquistar, principalmente porque a história não estava fazendo muito sentido para mim até pelo menos a página 50. Muitos personagens eram citados sem nem mesmo terem sido introduzidos à história e, apesar de obedecer uma certa ordem cronológica, muitos fatos eram simplesmente jogados nas páginas — coisas que só fui entender muitos capítulos depois.

Quando eu já estava achando que a história não ia engatar por nada e que eu ia ter que desistir de ler quando uma coisa acontece com Nazmiyeh e dá um rumo totalmente diferente para o livro. Ela, de certa forma, se torna o ponto central, um elo que liga uma rede de irmãos, filhos e netos que dão voz a uma história maravilhosa, mesmo que muito triste.

O Azul Entre o Céu e a Água é narrado em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista de, na maior parte, Nazmiyeh, sua filha Alwan e sua sobrinha-neta Nur. Susan Abulhawa vai do Oriente Médio à America do Norte em uma virada de página, percorrendo culturas e nos dando informações que provavelmente não encontraríamos em nenhum outro lugar.

Pesquisando um pouco mais sobre Susan Abulhawa, descobri que ela nasceu em um campo de refugiados em 1967, quando Israel capturou o que restava da Palestina, incluindo Jerusalém. É justamente por isso que acredito que, assim como em A Cicatriz de David, sua publicação mais famosa, há muito dela mesma em O Azul Entre o Céu e a Água também.

Não acredito que esse livro é uma história sobre guerra, apesar de ela estar presente em praticamente todas as páginas. Fala muito mais sobre família, amor e luto. Existem muitos trechos tristes e emocionantes e muitos que nos fazem pensar também, mas acima de tudo, O Azul Entre o Céu e a Água passa uma mensagem super importante de união.

site: http://www.roendolivros.com.br

tita 06/12/2022

O Azul entre o céu e a água
Já li alguns livros que remete e discorre sobre a cultura do Oriente Médio e seus conflitos. É interessante como a autora perpassa as gerações e tra detalhes das vidas dos seus personagens. Pra quem tem mania de ler até acabar o capítulo, esse livro tem os capítulos pequenos, fáceis de ser lidos.

perrydelgay 04/01/2024

Que livro!!! Primeira leitura do ano em grande estilo, apesar de estar familiarizada com a situação palestina essa leitura me emocionou de muitas formas, o livro retrata bem a força do povo palestino que apesar de tudo não perdem a esperança. Quem estudou um pouquinho sobre a palestina sabe em como o hamas é visto por eles, e aqui a autora nos traz vários momentos que mostra a força e resiliencia da resistência palestina, livro lindo, emocionante, leiam

Dida 28/02/2024

Esse é um livro difícil de ler. Não por sua escrita ou linguagem, mas pelo seu conteúdo. Contando a história de gerações da mesma família, passando por conteúdo com tons de misticismo, fé e a conexão incrível entre seus membros de forma emocionante, esse livro narra a invasão e todas as atrocidades que o estado de Israel trouxe e ainda comete na Palestina. É uma história muito bonita por todas as características de união e resiliência de um povo, em especial as pessoas dessa família específica, mas todo o sofrimento que passam é de partir seu coração em mil pedaços, e pior ainda saber que tudo isso, apesar do livro ser ficção, ocorre ainda, com talvez ainda mais crueldade, nessa época que estamos vivendo.