A Águia e a Galinha

A Águia e a Galinha Leonardo Boff

Resenhas -

Nick 10/07/2023

Li esse livro pra escola e a ideia central me agradou até, porém eu achei que o autor se prolongou demais. O conto central é incrível!

augusto.defragacardoso 10/07/2023

A dualidade do ser humano entre a Águia e a Galinha
Leonardo Boff nos trás uma reflexão neste livro sobre a natureza dual do ser humano. Faz uma comparação com uma bela história de uma águia que teria sido criada com galinhas. Todos nós carregamos um pouco de galinha e um pouco de águia dentro de si. As vezes precisamos sonhar e alçar voo, outras vezes no cotidiano também precisamos ciscar o chão da realidade, tendo nosso cotidiano. Não se trata de escolher entre águia e galinha, mas sim ter consciência do equilíbrio entre os dois arquétipos. E não se sujeitar a ser apenas um.

Maria.Batagin 26/05/2022

Metáforas
Mas a moral da história talvez seja um pouco diferente do que você está pensando agora.
Não importa se você é uma águia ou uma galinha.
As duas tem suas vantagens e desvantagens. Se por um lado a águia pode voar mais alto e alcançar coisas inimagináveis com seu voo, por outro ela é sempre mais solitária.

Thiago 12/02/2022

5º livro lido com o grupo de leitura (dia de plantão, mas li em 5h48)
Fui intensamente impactado pela leitura, dado momento de agonia desta ? aqui dentro dessa ?!
Fala das duas instâncias que todos temos em nós: uma mundana, material, e a outra espiritual, ideal.

flavioterapia 19/01/2022

7° livro lido em 2022, 5° com o grupo de leitura que criei em 2022, fiquei em 2°. Lido em 2h. Uma bela metáfora.

Este livro foi um dos primeiros que tive acesso na Universidade Católica, lá pelos idos de 1998, no 1° semestre, numa disciplina de Teologia, com o querido professor teólogo, psicólogo e filósofo Padre Luiz Carlos que nos trouxe essa metáfora da Águia e da Galinha como objeto de estudo.

Não li o livro, mas sempre tive vontade de lê-lo e hoje pude fazê-lo, após 25 anos de sua publicação.

O interessante foi notar que ele é extremamente atual e dialoga perfeitamente com os dias de hoje, em época de tempos sombrios, onde governos anti-democraticos e fascistas, vem conduzindo pessoas como verdadeiras galinhas que não se percebem massa de manobra na mão de pessoas inescrupulosas.

Vale a pena ler e despertar a águia que existe em nós.
Edivania 19/01/2022minha estante
Fiquei com conta ler. Vou coloca-lo em desejados o próximas compras.

Edivania 19/01/2022minha estante
"Com vontade de ler*

Vinicius39 30/11/2021

A águia e a galinha - Leonardo Boff
Frases como

"...A verdade não é feita de frases corretas, mas de visões que sintonizam o coração com o desejo e o desejo com a realidade."

e

"Sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura..."

me fizeram entender esse livro além da proposta dele. A proposta clara desde o início é que não devemos ser conformados, mas enxergar nosso potencial além de onde estamos inseridos em qualquer setor da nossa vida. E isso já é lindo.

Mas levando em consideração essa frase sobre a verdade e sobre o nosso tamanho, não posso deixar de pensar que a luz de Deus é aquilo que nos mantém acesos, guiados, invencíveis. Não em nossas próprias condições (as quais temos materialmente) mas de uma forma mais maravilhosa ainda, com as condições de Deus agindo em nós.

Grato à minha amiga Ligia que me sugeriu a leitura deste livro.

Carol 11/09/2021

Em busca do equilíbrio
Uma história de uma águia criada como uma galinha que faz associação com a vida humana ao dar asas à águia que se esconde em cada um de nós. Só então encontraremos o equilíbrio.

A águia compreenderá a galinha e a galinha se associará ao vôo da águia.

Leonardo1263 21/07/2021

O equilíbrio é possível?
Há dois anos assisti a um vídeo de Leonardo Boff no Youtube que me despertou a vontade de ler seu livro.

Está edição comemorativa de 20 anos trás uma ótima metáfora sobre ser águia e ser galinha. Não necessariamente exista bom e ruim, mas momentos de busca por equilíbrio. Ser águia pretende aquela vontade de voar alto, superar o comum, o cotidiano, a rotina, sair da zona de conforto e ir a busca de sonhos, desejos e anseios. Já por ser galinha, é aquele espaço mais seguro da vida, o que garante o conhecido, o que nos prende nas conquistas e necessidades factuais, o que garante o pão de cada dia. Dai o questionamento inicial de qualquer leitor... o que seria o melhor?

Temos de inicio uma introdução a produção da obra, suas vontades, o tempo de construção dos pensamentos e projeto final. Ao longo dos capítulos um pouco sobre nossas correntes mentais, as condições sociais que as colonizações impuseram aos colonizados, condições mentais de descrença e inferioridade e onde mora a raiz de todo preconceito moderno.
Não só, o livro vai envolvendo o leitor em exemplos de como devemos lidar com as decisões impactantes da vida, como devemos escolher caminhos que nos torne mais águia ou mais galinha. Que nos permita voar em busca do desejado e nos faça firmes para manter as conquistas. Mesmo muitas pessoas pendendo mais pra um lado do que outro, tudo se deve a nossa mais pura essência. Nossas condições financeiras, sociais, profissionais não alteram nossa essência, nossa forma de viver e ver a vida. O que há muitas vezes são adaptações para um melhor caminho. Mas o espirito sempre falará mais alto, basta que olhemos com atenção.

Um livro que possui tantos exemplos, metáforas e nos ensina tanto, que merece constantemente releitura para fixar as principais ideias. Amantes de uma boa filosofia irão adorar conhecer essa obra. Leia!

site: https://www.instagram.com/leonardo.simiao/

oBrunoFarias 17/04/2021

Interessante, mas se perde
A partir do interessante conto principal, Boff desdobra o próprio conto para depois se desdobrar confusamente em temas relacionados. Por vezes, é repetitivo, mesmo num livro tão curto.

Renata 19/12/2020

Filosofia
Esse livro é muito simples de ler e nos explica e faz entender a essência da vida. A metáfora é muito bem exemplificada todos temos uma metade galinha (pés no chão) e metade águia (aquela força para voar) mudar seguir novos horizontes. Força para viver e sonhar.

Piatã 27/09/2020

Nem águia e nem galinha, talvez urubu?!
Sei que o livro faz uma analogia da condição humana, que muitas vezes abandona os seus sonhos e ser condicionado a viver num viveiro, viver na caixa. Muitos preferem viver numa pseudo segurança, se amarrando em valores, dogmas e cultura que escravizam a mente. Confesso, boa parte da minha preferi viver como galinha, porém quando resolvi me jogar a vôos altos, sem medo, apenas confiando em mim e em Deus, a sensação do prazer que marcou a minha não consigo expressar em palavras.
Acho que o pior de todos são aqueles que vivem como urubu, que atingem vôos mais altos que o da águia, porém nutri forças da carcaça alheia.

Murilo Milani 30/07/2019

Fui levado a ler este livro, pois na infância me contratam a fábula da Águia e a Galinha.
No entanto, o livro me fez perder toda a magia que tinha, que sentia, quando me lembrava desta fábula.

Total perda de tempo, livro sem conteúdo e cheio de ideias vagas.
O autor é mestre no quesito Encher linguiça.

Leituras e Reflexões 24/12/2017

Todo ano tem sempre um livro que você considera uma "perda de tempo" ter parado para lê-lo. Neste ano ainda não tinha acontecido isso.
Mas como a Bíblia diz que de tudo temos que reter o que é bom (1 Tessal. 5:21), eu pude extrair algo construtivo, como a reflexão sobre a história da águia que foi criada como galinha e que acreditava que era mesmo uma, pois assim foi ensinada.
Enfim, parabéns para quem gosta deste tipo de literatura... que possui um viés filosófico e, ao mesmo tempo, místico.