DOMINE SUA MENTE - COMO USAR O PENSAMENTO CRÍTICO, O CETICISMO E A LÓGICA PARA PENSAR COM CLAREZA E EVITAR SER MANIPULADO Steve Allen

Resenhas - DOMINE SUA MENTE - COMO USAR O PENSAMENTO CRÍTICO, O CETICISMO E A LÓGICA PARA PENSAR COM CLAREZA E EVITAR SER MANIPULADO

Livia1405 29/11/2021

Mais do mesmo
O livro nau trás nada de muita novidade ou que seja surpreendente, o autor se perde em excesso de exemplos, fica meio chato.

Vanessa Estelita 02/08/2021

Neste livro, o intuito do autor é que aprendamos as ferramentas do pensamento crítico aplicados à vida cotidiana e à avaliação de argumentos.

Lendo-o de certa forma eu tava estudando Raciocínio Lógico Kkkk Quem estuda ou estudou para concurso público sabe que um dos principais assuntos dessa disciplina é Lógica de Argumentação.
Então apesar do autor ensinar técnicas de como avaliar os argumentos (e assim lhe ajudar a ser um pensador crítico) eu não consegui desfrutar de uma leitura prazerosa. Sentia que eu tava lendo só para acabar logo o livro, como se eu realmente estivesse estudando e lendo por obrigação. Mas isso foi um problema meu e não do livro em si.

Giovanni.Herdy 18/04/2021

O tema proposto pelo livro é muito interessante mas a forma como ele explica teorias e apresenta alguns fatos não é das melhores, temos livros melhores com mesmo tema.

dai bugatti 13/02/2021

Dispensável
Apresenta argumentos razoáveis, mas a maior parte não traz embasamento suficiente que transpareça a veracidade das informações apresentadas.

Interessante para linguística e argumentação, mas não seria o livro que eu recomendaria sobre o tema.

William 16/01/2021

Não entendi avaliações tão ruins sobre este livro
É um livro muito interessante que lança uma luz sobre como os argumentos falaciosos podem facilmente manipular as pessoas e como podemos identificá-los em livros, jornais, conversas, etc. Creio que o autor apenas entrou no assunto, deixando para aqueles que querem se aprofundar no tema, a missão de encontrar outras obras a respeito. Outro ponto positivo foi a abordagem do egocentrismo em relação as nossas crenças e opiniões e também como podemos analisar qualquer coisa de um ponto de vista imparcial.

kmilabk 31/12/2020

O tema proposto para o livro é muito interessante, como gosto do assunto, resolvi começar por esse livro (já que eu tinha pretensão de ler outros livros desse autor) e me decepcionei.
Confesso que esperava muito mais. O livro é fraco e, no meu ver, não cumpriu com o prometido.
Apesar de ser um assunto muito interessante, foi mal explorado.
Por conta disso, acabei até desistindo de outras leituras do autor.

Suellen-san 30/10/2020

Interessante
O tema proposto é bem diferente com explicação e depois uns exercícios para expandir a sua mente. A curiosidade foi grande na ideia e sim foi bem interessante o desenrolar da leitura.

Elimar.Bezerra 05/10/2020

Fraco, muito fraco
Steve Alen apresenta um fraco livro sobre a forma de usar o pensamento crítico. Apresenta várias idéias esparsas, sem base científica. Livro raso e infelizmente não cumpre o que promete

Carvalho 13/09/2020

Pensamento dedutivo
O livro aborta temas de premissas e conclusões de uma forma direta e prática ajudando a percebermos as premissas de um pensamento e suas conclusões, mostrando formas de definir se são fracos ou bons argumentos.

GeekGui 09/09/2020

Sobre o livro..
O livro começa bem.. Mas do meio pra o fim muda totalmente a narrativa e deixa de ser legal pra ser algo bem defasante. Para uma pesquisa específica e instrumental ele é válido, fora isso esse livro vai ser chato a ponto da hipotenusa premissada da vertente oculta e blabla... Entendeu né? Pois é, vai avançando e vai ficando assim e pronto.
Kakay 15/09/2020minha estante
Rsrs nem terminou fala ae rsrs

GeekGui 16/09/2020minha estante
Obvio que terminei.. Não sou um cabinha que conheço acolá que quando não gosta de algo do livro larga ele xD. Lembra quando falei pra vc que se vc só ler os livros que concordam com vc, vc nunca vai terminar eles?! jajaj.. Os livros que abandonei estão na aba de cor preta na estante de livros ou HQs em meu perfil, veja lá quais realmente parei de ler :).. Parei de ler eles (hq) por sinal, pq o inglês usado neles não me agrada, muito forçado todos os personagens só falarem com gírias e abreviações, o mundo não é assim, cada um tem uma forma diferente de falar, se não, não teria sentido ter o mesmo sentimento por todos os personagens jajajaj :p..

Kakay 16/09/2020minha estante
??

Tei 05/09/2020

Demorei um pouco para conseguir me conectar com o autor. Mas consegui depois de alguns capítulos.
Ajudou bastante a formar um melhor pensamento crítico.

Cristina.Bittencou 20/08/2020

Meio confuso no início. Talvez se deva ao fato de que foi meu primeiro áudio livro.
Técnicas interessantes.

Aline ig @escape.abacharel 17/07/2020

Bom, esperava mais desse livro. Achei que ia me acrescentar em muitas coisas, mas acabou tudo muito básico aqui. É um livro que te faz pensar sobre o pensamento crítico, a manipulação e o desenvolvimento da lógica.

Nos tempos atuais, com fake news bombando a todo instante, confesso que isso é importante. Porém, o livro não passa do básico para te apresentar tais conceitos sobre argumentação, persuasão, dedução e lógica. A escrita é fácil e os exemplos usados são bons para ilustrar, mas acho que o livro não passa disso.

Ser crítico na esfera intelectual significa chegar o mais próximo possível da verdade usando métodos e técnicas desenvolvidos para esta finalidade.

Os humanos têm uma tendência profunda de preferir a informação que confirme nossas opiniões. Uma vez que formamos uma opinião sobre algo, vemos apenas a evidência que suporta essa visão e negligenciamos as provas que não o fazem.

Gosto de livros desse tipo, mas esse aqui não me acrescentou muita coisa. Mas, valeu a leitura!

Bééé! 16/07/2020

Abriu minha mente
Eu nunca tinha percebido o poder do senso comum nas nossas vidas e o quanto ele pode ser limitante. Além disso, o livro mostra como a natureza humana é egocêntrica.

Porém, o livro não fica por isso. Ele fornece ferramentas pra nós nos desvencilharmos desse senso comum e egocentrismo pra estabelecer, aos poucos, o hábito de pensar criticamente.

Um livro excelente, simples e eficiente.