Nosotros

Nosotros Ievguêni Zamiátin

Resenhas - Nós

13marcioricardo 15/11/2022

Distopia russa
Obra que serviu de inspiração à poderosa santíssima trindade das distopias inglesas, a saber, Admirável Mundo Novo, 1984 e Laranja Mecânica. Só por isso já valia a pena ler. O livro não é extraordinário, mas traz reflexões interessantes. Além disso, como extras, temos um posfácio do próprio George Orwell e uma carta que o autor dirige ao próprio Stallin, fruto da censura que sofria na Rússia.

Shay 15/11/2022

Experiencia de ler esse livro contendo uma sociedade totalmente programada e sistematizada, ter que imaginar uma forma de governo tão distate da minha realidade, foi incrível!

Hilton 10/11/2022

realmente um livro revolucionário e inovador pra época, mas que chega a irritar um pouco pelo excesso de "poesia" (porque o protagonista não conhece as palavras para emoções por conta da limitação do Estado) e personagens extremamente misteriosos que não tiveram seus propósitos explicados e outros que nem se sabe se realmente existiram. apesar de tudo, foi uma ótima narração e (não sei se tirei da cabeça) achei genial a mudança da fonte pra indicar quando ele estava "menos lúcido".

recomendo a leitura e agradeço por ter começado a onda das distopias

Nicolas 10/11/2022

Vovô distopico
Bom, boa alegoria, mas perde força por ser mais conceito do que uma narrativa.
Ainda sim, revolucionário e muito inteligente

Ferreiro 07/11/2022

Leitura Fundamental !
Pouco conhecido, é responsável por ter influenciado grandes obras da distopia mundial, apresentando de maneira detalhada uma sociedade ?perfeita? onde todos são obrigados a serem felizes.

Adelson 05/11/2022

O bisavô da distopias.
Nós, conforme as pesquisas, inicia o gênero de Distopia e Utopia, pois ele mesmo fica no meio entre uma Distopia de 1984 com sua ditadura e observação do Grande Irmão e a Utopia de tudo lido e perfeito de Admirável mundo novo.
A história parece clichê quando alguém que não segue os padrões muda a vida do narrador certinho, nascido e criado no sistema totalitário. Porém devemos lembrar que tudo começou aqui. Com isso a história fica mais rica, porém se percebe que não foi tão lapidada como escreveram escritores pós Nós.
quaeestars 05/11/2022minha estante
Está na minha lista de leituras pra esse ano!

Adelson 06/11/2022minha estante
Espero que goste

alec.0 01/11/2022

careca de merd4
sabe as 326 páginas que você leu desse livro?
não adiantaram nada ?
a maioria das metáforas desse livro são ABSURDAS de ler. nem relendo 5 vezes você entende. se tirar o fato que é MUITO confuso, é um livro legal pra refletir sobre liberdade.
Rodrigo 01/11/2022minha estante
Agora eu fiquei confuso... eu leio ou não leio?

alec.0 01/11/2022minha estante
é um bom livro pra refletir, mas tem que se concentrar bastante pra entender algumas partes. o final é meio difícil de engolir, mas se vc curte livro de distopia, recomendo!!

Rodrigo 01/11/2022minha estante
Eu só comprei pq gostei da capa!

@shaneingrado 29/10/2022

Pedra fundamental das distopias, mas...
"Nós" é uma leitura chata e enfadonha, não tenho muito a dizer sobre isso. A escrita é cheia de problemas narrativos que geram certa confusão, mas não entenda errado, não e o tipo de confusão premeditada pelo autor, é do tipo criada por falhas na estrutura da narrativa.
Não podemos desconsiderar o valor da obra como marco da ficção de distopia, mas as obras que delem derivaram são infinitamente superiores.
Vale a leitura a titulo de curiosidade, mas vá com pouca expectativa e preparado para os problemas que virão.

anaapaess 28/10/2022

Se eu tivesse uma palavra para esse livro seria: injustiçado
Quando li o sumário do livro pela primeira vez entendi que o autor teria se inspirado em "1984" e "Admirável Mundo Novo" para escrever, não atoa achei que estava lendo uma cópia barata de Mundo Novo no começo. O que acontece é que, me enganei, "Nós" foi publicado muito antes da obra de Orwell e Huxley, as quais recebem maiores notas, pelo menos aqui, e muito mais leitores.

Fazendo esse livro ser injustiçado porque é a fonte dos dois outros, há elementos como o Big Brother e atmosfera do Novo Mundo, o que torna Nós genial. Injustiçado também pela escrita, muitos vêem como confusa por não ter frases terminadas, o que não se encaixa, D-503, ao decorrer do livro, aparenta estar confuso com o que sente e talvez inseguro e com medo do que pode acontecer se suas páginas caírem em mãos erradas.

Classifico Nós como genial pela construção do personagem ser condizente, o jeito que vai se desenvolvendo é surreal, sendo perceptível a diferença com os outros personagens.

Deveria ser o primeiro livro de distopia a ser lido, porque além de ser um dos clássicos, é onde se inicia os próximos.

Marcelo.Castro 28/10/2022

O precursor das distopias
Inegável minha curiosidade quando descobri que está obra seria a precursora do gênero, e até mesmo teria inspirado grandes distopias como 1984 e Admirável Mundo Novo - e realmente as ideias base e conceitos estão todos lá. Uma escrita interessante, fluída, que presenteia o leitor com uma excelente descrição de uma sociedade distópica e coletivista. Muito recomendado.

Alice.Beatriz 27/10/2022

Eu amo distopia e mais ainda os clássicos. Ler esse livro foi uma experiência boa, fiquei em dúvida se daria 3,5 ou 4 estrelas. Ainda tô pensando.

O livro provocou várias reflexões em mim, essa edição com a resenha de George Orwell é maravilhosa. O que me fez não amar o livro foi pq achei a escrita confusa. Como é escrito em forma de diário, anotações, o personagem por x motivos acaba não concluindo seus pensamentos ou não se expressando de uma forma clara.

Acho que deixei passar algumas coisas por causa da confusão mas toda a ideia do muro, dos prédios de vidro, tábua das horas, a doença do D-503, a ideia de sociedade homogênea sem individualidades me encantou demais. Livro genial!

Wyndissa 27/10/2022

Nós
Sou suspeita para falar de distopias, pq simplesmente amo! Esse livro foi inspiração para Aldous Huxley em admirável mundo novo, os dois são ótimos! A leitura é fácil e fluida! Recomendo mt! Não costumo dar detalhes dos livros! Principalmente qnd o livro é perfeito!