Nós

Nós Ievguêni Zamiátin

Resenhas - Nós

Leandro 27/12/2022

desatando nós
tempos atrás li 1984 e foi uma das melhores leituras que tive na minha singela existência como apreciador do universo literário.

depois de um tempo, lendo outro livro, esbarrei com Nós, de Zamiátin. pra falar a verdade vez ou outra me passava como sugestão, até que como bom designer que sou, curti a capa e fui levado a ler um resumo sobre.

descobri - ou a mim foi descoberto - que era uma obra com O maiusculo, tendo sido inclusive inspiração para 1984 e Huxley: Admirável Mundo Novo, duas obras de lei para os fãs de distopias políticas.

a leitura em alguns momentos foi bem massante. era muita vírgula e muito detalhe para processar ou associar, o que também acabou sendo o charme a parte: justamente a densidade que gerava interesse, pelos personagens, pelos ambientes, pelas atividades e diversidades.

o papel da liberdade mais uma vez demonstrando o seu por que e até mesmo o seu querer, como um sentimento que surge no íntimo, de forma desconhecida e a ser tolhido, como um crime imperdoável ao ponto da própria criatura se reprovar.

dos sentimentos aos elementos são os mínimos detalhes que, ao meu ver, dão o tom, não só as relações, mas uma boa dose ao desenrolar da trama. é até meio confuso tentar falar sobre, mas resumindo a ópera: recomendo a leitura.

Daniel Andrade 20/12/2022

Angustiante.
Gostei bastante. Não é do nível de Admirável Mundo Novo, que pra mim é a melhor distopia já escrita, mas vale a pena demais. Porém, possui um grande defeito: um final muito aberto; queria saber o que aconteceu com a O90, com o R13, etc. Além disso, quase taquei longe o livro com essas últimas páginas, queria que algo diferente tivesse acontecido (o que não direi pois spoiler). Enfim, é uma história bastante importante, considerando o período em que foi escrita.

hta 14/12/2022

talvez em uma releitura?
No início o livro estava muito bom e objetivo, porém no decorrer fui me perdendo um pouco e estagnando cada vez mais na leitura. Pretendo reler porque as partes que gostei me acrescentaram demais. Os conteúdos extras são incríveis, a tradução e edição são ótimas.

Karol.Paniago 11/12/2022

Um dos principais da distopia
Eu sinceramente esperava mais do livro, pelo qual não atendeu a nenhuma das minhas expectativas, sim ele tem uma história boa no geral, mas a escrita é monótona, e cansativa. Cheguei ao final dessa leitura como um alívio para mim.

Alessandro @possati.ale 09/12/2022

Mais uma crítica à URSS
Localizado historicamente no mesmo contexto que outras obras clássicas da distopia, Nós é uma decepção. A linguagem nova inventada para a obra lembra outras obras como 1984 e Laranja Mecânica, ficando no limbo entre a facilidade em compreensão de Orwell e a doidera total de Laranja.
Quanto a plot, nada grandioso, é uma crítica a forma como as sociedades utópicas socialistas tendem a comprimir a individualidade. Eu não consigo separar a política e a visão pessoal da leitura, então continuo achando que qualquer distopia crítica ao socialismo continua sendo menos assustadora que o capitalismo mais comum de todos os tempos.

Tefi 06/12/2022

Pai das utopias
"Não existe revolução final. As revoluções são infinitas".

Escrito um russo que pediu exílio ao próprio Stalin, Nós é, definitivamente, o pai das utopias. É possível ver de onde 1984 e Admirável Mundo Novo bebem da fonte, até de Fahrenheit 451 é possível ver um pouco.

Bom, pessoalmente adoro livros que são diários, cartas ou anotações, e Nós é um desses casos. Nele, o engenheiro D-503 vive em um mundo em que toda a individualidade, toda a imaginação e toda a alma se foram. Sem essas, explica o Estado Único, pode se chegar a felicidade. Descobrimos esse universo distópico aos poucos, como o personagem está imerso nele, esquece de explicar alguns detalhes dessa sociedade, então nos saciamos com a sua imaginação.

O livro é excelente, bem escrito, com uma história impressionante e uma reviravolta ainda maior. Um detalhe me agradou e incomodou ao mesmo tempo, durante a leitura, nem sempre sabemos o que é real, o que é sonho e o que é imaginação, o que, ao se ler "tudo em um dia", ou muitas páginas por dia, pode deixar o leitor confuso.

De qualquer jeito, Nós é leitura obrigatória para qualquer leitor de distopias.

Marta__A 01/12/2022

Um romance distópico bem interessante, que inspirou outros autores do gênero e foi censurado na pátria do autor, época do regime soviético.

A forma como a história é contada, o nome dos personagens é bem interessante, e te faz questionar as coisas.

DeaGomes 29/11/2022

A PRIMEIRA DISTOPÍA
Como disse George Orwell "não é um livro excepcional, mas certamente é incomum", e com certeza merece ser considerada A PRIMEIRA DISTOPÍA. Nesse livro é possível identificar nuances de todas as distopías que hoje conhecemos (e nem estou exagerando). Considero leitura essencial para quem curte o gênero; ler distopías sem conhecer sua raíz seria um crime literario.

Loly Camilo 27/11/2022

O livro-mãe das distopias
A história por trás da criação do livro é incrível e avassaladora, um autor russo vivendo na URSS no período pós primeira guerra mundial. Seu livro foi censurado e proibido de ser publicado, e não foi à toa, Nós retrata uma sociedade, fechada e regrada, onde os cidadãos são separados por números e letras, não possuem nomes. D-503 narra o livro, como um diário e isso nos faz íntimos dele e sua vida no Estado Único. O livro é genial e pra mim, muitas situações abordadas são atemporais.

Weslley.Monteiro 24/11/2022

Então né...
Ainda bem que eu não estava sozinho nessa parte de achar o livro enfadonho com tantas metáforas e poemas. Sinceramente se tivesse ficado mais na história e sobre o estado, benfeitor, o livro teria sido bem melhor!

Quando cheguei em 70% comecei a achar chato pra caramba. Nas últimas páginas comecei a revirar o olho a cada parágrafo filosófico que não significa nada no meio do acontecimento. O livro do meio pro fim só foi diminuindo.

Mas temos que entender a importância dele no histórico da literatura e como ele influenciou outros autores. O imaginário do estado único com suas características torna a leitura quase que obrigatória sobre temas assim.

Lucas.Rocha 19/11/2022

Eles
Essa leitura gerou em mim grande espectativa, pois essa obra é tida como, a mãe das distopias. Bem certo que é, pois, inspirou obras como admirável mundo novo de Huxley e foi de grande serventia para Orwell nos presentear com 1984.

Porém tem uma leitura um pouco confusa, devido a linguagem que o autor emprega em seu texto, o que não pesa negativamente na leitura. Apesar de alguns trechos do texto serem confusos, a leitura é fluida e cativa o leitor a prosseguir.

Portanto para mim era uma obrigação ler Nós, por seu peso na literatura e por ser um romance de ficção científica, que inspirou obras que já li, já citadas acima. Sinceramente não me surpreendeu, minhas espectativas não foram atendidas, não achei nada de extraordinário no texto.

Apesar de não ser uma obra extraordinária, é uma obra bastante pioneira e revolucionária, no bom sentido da palavra. Pois em sua trama, traz a história de uma civilização em um tempo futuro, vivendo em um julgo tirano de uma escravidão ditatorial moderna, que ainda tem forças para se libertar, usar a imaginação e conquistar o pensamento crítico.

O pensamento de revolução é constante, assim como na matemática certos números e operações são infinitas assim deve ser o pensamento crítico e revolucionário, no bom sentido, claro. Por fim, foi uma boa leitura, confusa em alguns textos, mas é sim uma obra que não deve ser ignorada, merece nossa atenção.

13marcioricardo 15/11/2022

Distopia russa
Obra que serviu de inspiração à poderosa santíssima trindade das distopias inglesas, a saber, Admirável Mundo Novo, 1984 e Laranja Mecânica. Só por isso já valia a pena ler. O livro não é extraordinário, mas traz reflexões interessantes. Além disso, como extras, temos um posfácio do próprio George Orwell e uma carta que o autor dirige ao próprio Stallin, fruto da censura que sofria na Rússia.

Shay 15/11/2022

Experiencia de ler esse livro contendo uma sociedade totalmente programada e sistematizada, ter que imaginar uma forma de governo tão distate da minha realidade, foi incrível!