Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley

Resenhas - Frankenstein

Charmssss 23/02/2024

O prometeu moderno
Esqueça tudo que você sabe sobre Frankenstein, a obra original é completamente diferente da história que nos é contada; é como se fosse aquelas histórias da Disney, sabe? Lindas, românticas, encantadoras e que, na verdade, originalmente, elas não tem nada de perfeitas, são o completo oposto disso.

Bom, aqui temos o Dr. Victor Frankenstein, um homem inteligente que quer testar os limites da ciência e os limites humanos e que acaba aprendendo uma forma de dar vida a seres mortos. É assim que ele cria o “monstro”, e esse “monstro” não tem nem um nome porque o choque do Victor foi tão grande em ter criado algo tão absurdo que ele simplesmente abandona sua criação ao relento. E esse monstro que foi abandonado precisa começar a entender por si só inúmeras coisas básicas, como falar, por exemplo. Esse monstro começa a sentir na pele a rejeição da sociedade por ele ser quem é, e começa a entender o que é sentir, o que é se sentir sozinho, o que é sentir alegria e ternura, mas principalmente o que é sentir ódio, ódio por quem o colocou nesse mundo para sofrer sem ele nem mesmo pedir.

O livro foi publicado em 1818, período em que a Inglaterra passava por várias mudanças e incertezas. A autora traz aqui uma relação conflituosa entre religião e ciência, algo que nos deparamos até hoje, não é? Quais os limites do ser humano? Até onde somos capazes de avançar cientificamente? A ciência pode tudo? Até mesmo ultrapassar os valores sociais e morais? Pois é, ainda estamos cheios de incertezas.

Nícolas 06/02/2020

Um livro brilhante
O livro me surpreendeu em diversos aspectos. Nos deixa ora curiosos ora aflitos. Todas as adaptações e filmes inspirados nessa obra não se comparam ao original. Indispensável pra qualquer pessoa envolvida com ciência.

Pri 24/01/2021

Inesperado
Ainda não sei bem o que achei dessa leitura...só sei que estava esperando algo assustador e me surpreendi com uma estoria muito intensa e dramática. O monstro demonstra ter sentimentos mais humanos que seu criador em vários momentos e nos leva a refletir sobre as consequências do poder do conhecimento e ambição. O livro é muito melhor que o filme porque a escrita da Mary Shelley é profunda e nos leva à melancolia em várias passagens, mas acho que o final poderia ter sido melhor construído para passar uma mensagem mais completa.
Recomendo a leitura para todos não como livro de terror, mas como reflexão sobre a vida.

nalewbs 27/06/2020

Fazer ciência tem consequências
O protagonista é um homem convicto de seus talentos e capacidades. Não é à toa que cria um ser e dá vida a ele, mas sofre as consequências disso. Essa leitura vai além da ficção, não é superficial como eu achei que seria. Há dilemas éticos envolvidos: quem está certo? Frankenstein ou sua criação? Acredito que, só por levantar esse questionamento e evidenciar as emoções tais como elas são do protagonista, essa leitura valeu muito a pena. Não é à toa que Mary Shelley é uma das rainhas da ficção científica.

Letícia Lemos 14/03/2022

Uma obra-prima
Esse livro tem muitas polêmicas envolvendo a publicação, mas Mary Shelley conseguiu publicar em seu nome e está mais que claro, após a leitura, porque esse livro é um cânone literário. A leitura é de fácil compreensão e a tensão para saber o que vem a seguir te prende do início ao fim. Conhecer a criatura de Victor Frankenstein foi extremamente prazeroso. Recomendo!

dani 19/09/2023

Queria ter gostado mais...
Comecei exatamente pq não sabia absolutamente nada da história e confesso que esperava um pouco mais. Foi difícil e demorado pra ler pelo inglês antigo e em alguns momentos eu só conseguia pensar "pelo amor de deus Victor como vc eh burro!!!" ficou previsível demais o que ia acontecer.
Não deixa de ser um livro muito bom, cheio de detalhes e sentimentos.

carolofir 06/12/2020

Frankenstein
Demorei muito para pegar e ler esse clássico da literatura. É muito interessante ler também pensando sobre a época em que foi escrito. Acho que devido as expectativas criadas ao longo dos anos sobre essa história eu esperava bem mais da forma como seria contada, achei a leitura muito arrastada, com muitas descrições e devaneios que me fizeram cansar de verdade. No entanto, o enredo em si é bem melhor do que o que vemos em outras mídias e que foi difundido por aí. Mesmo com as partes que não me agradaram muito, ainda assim é uma obra muito boa.
As coisas que mais me chamaram a atenção foram as partes angustiantes da história e também o desenvolvimento da criatura.