Penumbra

Penumbra André Vianco

Resenhas - Penumbra

Aleatório 13/01/2023

Mais que incrível!!
A leitura é super levinha e desde o começo dá pra perceber que o livro é nacional. A escrita é maravilhosa e muito perto do que usamos no dia a dia e exatamente como uma criança falaria.
Dá pra sentir o medo do Jorge e perceber como a lana, sendo mais velha querendo ajudar o Jorge.
A escrita na percepção da lana é muito fofaaaaaa.
Ok, o meio do livro estava ficando chato. Durante várias páginas a mesma cena ficou grudada, mas, por incrível que pareça a história começou a tomar um rumo de ação e tristeza ao mesmo tempo e cara, ficou incrível!
Por mais que no começo seja um pouco maçante e até mesmo chato por causa da lana repetir a cada 2 segundos que quer ver a mãe, do meio pro final da história tudo muda e sério, fica muito bom.
Considerações finais:
O que dizer desse livro?
Chorei. Chorei muito. O final do livro é triste e feliz ao mesmo tempo. E o plot então? Muito bom
Eu recomendo. Recomendo muito de olhos fechados. Esse livro é incrível e merece mais do que 5 estrelas!!

Aleatório 13/01/2023minha estante
Fiquei nessa dúvida também, mas olha, vou te dizer o que eu entendi e tirei de conclusão...
Pelo que parece a Rosa e o Letão eram os que encaminhavam as crianças antes da babá osso duro chegar. Aí aconteceu tudo lá com a babá e então eles entenderam que a penumbra queria a osso duro lá como babá e acho que eles então ficaram como "ajudantes" e cuidavam das crianças que chegavam enquanto esperavam a osso duro vir buscá-las ....

Mayra 25/12/2022

simplesmente amei o final
Eu amei o final do livro, mas a Lana é INSUPORTÁVEL, sei q ela é praticamente uma criança, mas mds, quase abandonei o livro muitas vezes por causa dela, sempre a mesma coisa chata, alguém chama a Super Nanny pra essa criança.

Akimi 23/12/2022

tropa de elite
nem a super nanny consegue educar essa lana teimosa.

apesar do físico do livro ser bem bonito, achei a leitura muito cansativa (tive que parcelar a leitura em 12x com juros), parece que é muito parado e quando começa a andar, volta sempre pro mesmo motivo.

o plot é previsível e ao mesmo tempo não, o final meio que te pega de surpresa (gostei até do final).

Julietwey 08/11/2022

Já esperava muita coisa.
Lana consegue tirar qualquer um do sério da mesma forma que Osso duro.Mas em outros momentos me senti como ela, eu entedo o por que de Lana ter feito tudo que fez e tenho certeza que se fosse ela teria feito da mesma forma.

As vezes precisamos lembrar para seguir em frente não é por que queremos ficar apegados ao passado, mas e que sem ele não somos nada, da mesma forma que também precisamos esquecer coisas para viver.

O inrredo do livro e simples é bom à leitura e fácil de se conectar. Confesso que um belo clichê mas é bem feito e bom. E recomendo principalmente se você está com seus 14 anos para cima.

danimyls 28/10/2022

Não é nem de longe meu favorito
É uma leitura fácil que entretém, mas achei o desenvolvimento da relação dos personagens muito melodramática. Fora isso senti falta de uma profundidade maior ao descrever a ambientação pra entender como funciona a penumbra em si dentro desta proposta.

Pucca.Farion 27/10/2022

"O autor nos apresenta à Lana, uma menina teimosa e decidida, que, quando acorda na Penumbra, um lugar misterioso, descobre que precisará deixar para trás tudo o que mais ama. Ao se recusar, ela desafiará a Penumbra e sua guardiã, a babá Osso Duro, uma mulher velha e seca, dona de um sorriso cadavérico e assustador. O que Lana não esperava era ter de se juntar à babá Osso Duro para, juntas, lutar contra as forças da Penumbra."

Se você está se dando ao trabalho de ler esta resenha, precisa saber de 2 coisas: 1) eu não gosto de livros de terror; 2) a nota que eu dei refere-se a minha experiência com o livro, e não à qualidade da escrita.

Não sou fã de terror e li esse livro como um desafio. Esperava passar mais medo, mas ainda assim foi uma leitura que me incomodou ( é uma história de crianças mortas). Achei a protagonista ( uma criança) extremamente irritante, e por isso a história não funcionou para mim.

O livro é bem escrito, o plot twist final é bem interessante, mas não conseguir me conectar.

Se você leu essa resenha até aqui e gosta do gênero terror, não deixe a minha nota te desanimar e dê uma chance ao livro.

Lliaoliver 24/10/2022

Repetitivo
Gostei da capa, mas ao ler casa página a personagem me dava nos nervos e toda vez as cenas se repetiam e ficava chato. Eu até gostei do final, mas eu não entendi.

Geeh 16/09/2022

Parecia doida
Sim ,eu parecia que estava doida ,chorando dentro dos ônibus com o livro na mão. Simplesmente tocante é suave mas que traz uma mensagem forte e verdadeira ...a única verdade da vida .

Naira.Randoli 18/08/2022

Esse livro...
Ele começou me prendendo depois me empacou em alguns capítulos, mas nossa senhora!!
Vale a pena pra você chegar no final e descobrir tudo aquilo que faz com que o livro te deixa muito emocionada e se apaixone pela historia ??

eloliteraria 16/07/2022

Penumbra, um livro que todos deveriam conhecer.
Eu comprei o livro Penumbra sem saber do que a história se tratava, já que eu nunca havia ouvido falar sobre ele ou sobre o autor. A decisão de levar o livro se veio porque a sinopse me deixou curiosa, parecia que faltava algo ali, o que me deixou com vontade de ler e entender a história.

Quando eu comecei a ler, criei diversas teorias porque eu realmente não conhecia nada da história. Fiquei muito animada e eu acabei lendo ele em poucos dias (em dois, para ser mais exata). Eu releio esse livro porque a história tem um desenvolvimento muito bom, não sei dizer se isso se deve ao fato do autor ser brasileiro, mas a escrita dele é maravilhosa e vale muito a pena.

Lana foi uma personagem que teve um desenvolvimento incrível, sua personalidade forte de criança deixou tudo melhor. Acredito que a essência do livro circula sobre essa questão de esquecer para seguir em frente ao mesmo tempo que fala sobre não desistir de quem ama.

Essa história trabalha com pouquinho de suspense. Super recomendo Penumbra para quem gosta desse gênero. Ele é perfeito!
Obs: ele NÃO é um livro com terror, ele NÃO tem a intenção de assustar. Ele só tem esse leve teor sombrio e é muito bom.

Emilly 14/07/2022

Você é apenas uma menina morta.
Peguei penumbra na biblioteca por indicação da bibliotecária e logo me animei pois gosto muito desse tipo de história, pura influencia do Raphael Montes. Foi o meu primeiro livro do André Vianco e eu genuinamente gostei, acho muito interessante esse tipo de leitura nacional.
As únicas considerações que eu tenho a fazer é que a história poderia ser muito mais curta. Sei que tiveram pontos importantes para o desenvolvimento do plot twist do final, mas essas 256 páginas poderiam ser muito reduzidas caso a tivesse tanta enrolação.
Não há como não odiar a protagonista até as cenas finais, a repetição da sua teimosia cansa demais a leitura, porém tudo se torna claro depois.

Foi uma leitura rápida e cativante, eu gostei.

Literata0 14/07/2022

Surpreendente, mas desgastante
Eu achei a história com uma finalidade especial e interessante, me surpreendeu com seu plot twist marcante. Porém, em muitos momentos achei a leitura cansativa, e não consegui sentir entusiasmo para continuar, e além disso me incomodou tantas tramas e diálogos repetitivos.
Acredito que se a história tivesse um desenvolvimento melhor, eu teria me envolvido mais.

VâniaAkira 29/06/2022

impresionante
No começo eu achei que não ia gostar da leitura, mas ela foi se mostrando muito mais do que so uma simples leitura, ela se mostrou um ato de reflexão em relação as partidas das criancas, mesmo que a personagem principal tenha me dado raiva ao ponto de querer bater na personagem, ali eu vi que era uma personalidade dela, personalidade de ser dificilmente chata e egoista kkkk.como sempre o André consegue me fazer penetrar em sua escrita e deixar eu com todos os meus sentimentos a flor da pele !