Penumbra

Penumbra André Vianco

Resenhas - Penumbra

Bicho Papão 14/04/2024

Entre um pouco de luz e um pouco de penumbra
Penumbra é um livro que chama atenção logo pela capa com um tom sinistro e misterioso, e até melancolicamente azulado. Seu autor, André Vianco talvez seja um dos maiores nomes da literatura brasileira de terror da contemporaneidade, e apesar de muitos de seus livros abraçarem o vampirismo, tema este que fez Vianco ser reconhecido em todo o país, neste livro temos algo docemente diferente. Nele é contada a história de Lana, uma criança que acorda em um estranho e sombrio lugar chamado de Penumbra, só para descobrir que não pertence mais ao mundo em que sempre viveu, e uma vez lá precisa deixar tudo em que acredita e se lembra para trás. Mas Lana se nega veemente a isso, trazendo vários problemas e chamando a atenção de monstros famintos, que serão um grande desafio não apenas para sua jornada pessoal naquele lugar, mas para a Babá Osso Duro, a entidade protetora das crianças perdidas. Esta é uma história sobre perda, sobre luto, mas principalmente sobre seguir em frente. Algo que é deixado muito evidente ao longa da relação extremamente difícil entre Lana e a Babá, o que na verdade, talvez se fosse feito de outro modo acabaria agregando mais na história, mas aqui consegue mais atrapalhar do que ajudar, já que Lana apesar de ser apenas uma criança assustada e compreensivelmente muito teimosa, como tantas crianças, consegue criar várias cenas repetitivas com seu comportamento irritante e diálogos repetidos. Este é um livro muito visual e com cenas dignas de cinema, com ação, suspense e fantasia, mas que muitas vezes acaba girando, girando e não saindo do lugar. Os personagens são todos muito interessantes e a trama se transformada em uma animação sombria como Coraline teria várias fãs obcecados, mas enquanto livro peca ao se arrastar demais. Ainda assim, a mensagem da história é melancolicamente doce e o final é maravilhoso, sendo triste, bonito, forte, e cheio de significado, valendo a sua leitura.

Ennndss 09/02/2024

Penumbra é um livro com um conceito muito bom, porém, chega a ser cansativo devido às muitas repetições que ocorrem. A garota sempre teimando que não quer esquecer sua mãe, enquanto a babá insiste em explicar mais uma vez que ela deve esquecer para seguir em frente. Isso até que é justificável por ela ser uma criança, mas narrativamente, essa repetição cansa a leitura.

AishaRaquelAli 03/01/2024

Com um final realmente lindo
Realmente não esperava me sentir feliz no final deste livro. Confesso que no decorrer da história fiquei muito estressada com a desobediência e persistência da menina Lana, mas o final foi tudo bem interligado e deixa o coração do leitor quentinho. Com certeza é um ponto de reflexão sobre a vida após a morte e como devemos liberar das amarras terrenas nossos entes queridos que já partiram para seguirem viagem e enfim descansar.

Ledalee 17/12/2023

Final emocionante
Demorei bastante a finalizar o livro porque a Lana era uma personagem muito chata e teimosa, mas no fim teve um sentido. Eu li porque adoro o autor.

Ana Talzi 03/12/2023

Lana, uma menina teimosa chega na Penumbra e se recusa a esquecer de sua mãe e ir para a Luz com isso atrai muitos perigos. Quem tem que lidar com isso é a Babá Dedo Duro.

A história toda é legal de ler, da vontade de continuar para tentar entender o que aconteceu no passado, o porque ela está lá e o que vai acontecer, mas a conclusão achei meio sem pé nem cabeça.

LarissaPatricio 02/12/2023

Osso Duro, vulgo Santa Paciência
O autor consegue descrever muuuuuito bem uma criança teimosa. Tem momentos que é difícil ter empatia pela Lana, massss é tudo por um propósito maior.
Gostei de ter relido a obra. A princípio avaliei com 2 estrelas e agora subiu para 4.
A trama é bem amarradinha e desencadeia várias reflexões profundas.

allnrip 29/10/2023

Bom, mas...
O conceito do livro é incrível, porém não gostei da forma que a personagem principal é escrita, a personalidade dela parece que não tem nenhum amadurecimento - só lá pro final do nada. É meio irritante as vezes kk. Ela sempre se prende a mesma nóia de "quero minha mãe" e comete o mesmo erro várias vezes.

Fora isso, a outra personagem - a babá - é simplesmente perfeita.

O livro tem um final muito bom, e a trama no geral é muito boa, com partes que me fizeram me sentir como se estivesse no livro.

gaatinho 24/10/2023

Bem mais ou menos
Esse livro ficou guardado na minha estante por muito muito tempo, acho que ele estava lá já tinha mais de um ano e quando eu finalmente decidi pegar para ler ele não foi muito bom.

Achei a história muito arrastada, eu passava um monte de página e nada acontecia, só começou a melhorar lá para o final.

Tem umas partes interessantes e até legais, mas eu só gostei mais desse livro, porque fiquei comovida com as criancinhas que tem nele.

Sobre o final, eu gostei, mas todo o resto do livro não me agradou muito.

Hanna;) 15/10/2023

Sobre penumbra
Esse livro é maravilhoso, eu já relutei inúmeras vezes no passado de ler ele mas quando eu comprei e li, céus, eu me arrependi de tanto adiar pra ler. Eu não sei o que me puxou mais no livro, mas eu realmente fiquei apaixonada com Lana, ela é uma criança tão esperta e Jorge então, tão fofo..
Outro detalhe que me deixou apaixonadíssima pelo livro é que ele contém páginas pretas, isso é meu ponto fraco??

A frase final me pegou muito. Lana é uma criança maravilhosa e curiosa.

E a frase na capa é pura verdade
?Nunca desista de quem você ama?

Li o livro no passado mas estou adicionando na biblioteca apenas agora.

JAssica137 15/08/2023

Um livro de leitura muito fluida, com uma mensagem muito linda e emocionante em contesto geral, embora a teimosia de Lana seja irritante durante o livro inteiro, os acontecimentos que vão surgindo te fazem querer saber o que vai acontecer no final.

Lucas1997 30/06/2023

Uma visão espiritual sobre a morte
Em alguns capítulos pode se tornar cansativo, algumas repetições, ficam na mesmice, nos últimos capítulos melhora um pouco e no final faz sentido o porque da insistência da menina sobre querer ver sua mãe.

Naycfs 27/06/2023

O primeiro livro que li em toda a minha vida, além de perfeito nos da uma outra visão sobre a morte, uma grande perspectiva!

Andréia 08/06/2023

Surpreendente
Na história temos algumas crianças que estão num local chamado Penumbra,mas Lana é a mais teimosa,mais esperta e mais persistente. Pois nesse local essas crianças tem que esquecer tudo sobre suas vidas e seguir em frente,porém Lana não aceita esquecer sua mãe,pois fez uma promessa pra ela.

Com essa atitude Lana desafia não só a Penumbra,mas também sua babá a Osso Duro,que não consegue fazer com que a menina siga adiante e esqueça as lembranças que teimam em aparecer em sua cabecinha. A Penumbra não gosta também,pois manda vários raios toda vez que Lana lembra de algo ou de alguém.

Com o desenvolvimento da trama,sabemos porque essas crianças devem esquecer e o motivos de elas estarem na Penumbra. Muitas crianças passam por lá,mas nem todas seguem em frente e esquecem sobre suas vidas.

Uma história cercada de afeto,amor,amizade e muita dedicação. Leiam e conheçam Lana,babá Osso Duro e duas histórias tristes e emocionantes. Depois,me contem o que acharam.