Histórias Não (Ou Mal) Contadas: Revoltas, Golpes e Revoluções no Brasil

Histórias Não (Ou Mal) Contadas: Revoltas, Golpes e Revoluções no Brasil Rodrigo Trespach

Resenhas - Histórias Não (Ou Mal) Contadas: Revoltas, Golpes e Revoluções no Brasil

Jota 09/05/2020

Ótimo para conhecer realmente a História do Brasil
É uma grande e difícil tarefa narrar e explicar a História do Brasil, em seus 520 anos (sem contar a parte destinada, ao contexto histórico de Portugal no século XV) em apenas uma obra. Por maior que seja, o autor não consegue aprofundar em todos os assuntos, tratando temas importantes de forma simples, o que prejudica a compreensão sobre a formação do nosso país.

Este livro, escrito por Rodrigo Trespach, ajuda a conhecer exatamente esses temas pouco abordados ou desconhecidos da nossa história.

Se a Inconfidência Mineira é citada nos outros livros, o autor entra nesse universo, relatando como foi a organização, quem eram os conjurados mineiros e quais suas ideias. Sobre a escravidão, podemos entender como a sociedade e a elite encarava o tema no século XIX. Sobre a ditadura militar, um relato aprofundado sobre as ações e consequências que causaram o golpe de 64.

Enfim, um livro para entender o Brasil, seu povo e sua política.

Lucas 02/09/2022

Um ótimo resumo da história do Brasil
É um livro que tenta resumir o máximo da história do Brasil, leitura fácil e muito tranquila. Recomendo o livro, pois o autor narra a história de forma imparcial.

Ally 13/04/2021

O livro é muito interessante e de leitura fácil, porém é bem básico em relação à história. Ideal para quem está começando a ler sobre história do Brasil agora, mas para quem já leu um pouco sobre, como eu, não acrescenta muita coisa nova.
O ponto positivo é que ao contrário dos livros do Narloch o autor aqui tenta ser o mais imparcial possível, apresentando os dois lados da história.
No fim, o livro que é de 2017, deixou a desejar nos fatos sobre o impeachment de Dilma e os descobrimentos da Lava Jato, mas que eram impossíveis de saber na época.

Marcia.Santos 06/08/2022

Para pensar ?
Tá aí um livro que me fez analisar diversos pontos da história que imaginava ser como aprendi nos bancos escolares.

anatms 12/02/2022

hnomcrgernb (iniciais do título)
gostei bastantee desse livro, ele me tirou de uma ressaca achokkkkkk tava lendo nem 10 pags por dia e passei a ler mais de 2 capítulos por dia

o livro tem fatos muito interessantes sobre a história do Brasil desde antes da independência até 2016

recomendo para quem gosta de história, é uma leitura rápida e fácil :)

Mmads 28/12/2022

Uma história política
Gosto de conhecer um pouco mais da visão histórica do Brasil, por esse motivo enveredei por essas páginas. Foi bem compensador para refletir e buscar em outras obras com um pouco mais de criticídade o assunto de um ano politico.

Carlos531 26/03/2024

Histórias Não ou Mal Contadas
Livro de Rodrigo Trespach que narra a história do Brasil através da política desde a Inconfidência Mineira passando pela a Independência do Brasil, pelo reinado de Dom Pedro II, a Proclamação da República e todos os presidentes até hoje. A história política do Brasil sempre foi de golpes e maquinações, basta ver a quantidade revoltas, a enorme quantidade de constituições que o Brasil possuiu (sete). Tivemos um único período de relativa tranquilidade política no reinado de D. Pedro II que durou 40 anos com uma única constituição que foi outorgada por D. Pedo I e que durou 65 anos. A própria Proclamação da República foi um golpe com a derrubada da monarquia que deveria ser precedida por uma consulta popular para decidir se o povo queria continuar com a Monarquia ou preferia a República, demorou um pouco mas a consulta realmente foi feita através de um plebiscito feito um século depois em 1993 (não é piada é sério). Para quem interessa é um bom livro para entender por qual razão o Brasil é um país atrasado e subdesenvolvido embora seja um país enorme e com vastos recursos.

Marcelli.Leardini 21/04/2020

Uma deliciosa viagem à nossa história
Esqueça por um momento tudo o que aprendemos na escola sobre a história do Brasil.

Leia esse livro de mente aberta, buscando refletir sobre os diferentes pontos de vistas dos acontecimentos.

É um livro rápido, com bom vocabulário, envolvente e rico de informações.

Recomendo!

Matheus Amaro 09/09/2022

Aprendemos na escola um conto de fadas.
Um livro muito bem feito, trás muitas coisas da verdadeira história da Brasil, nele vemos que grande nomes na verdade são são grande no nome e não na pessoa física, aqui também vemos como a história se repetiu e se rete ao logo do tempo.
Um livro necessário pra nos mostra quem foi nosso antepassados.

Joy 08/07/2023

?Entender a história do Brasil requer paciência.?
Um bom livro que resume as principais revoltas e tentativas de revolução armada no Brasil. O que me incomoda é ver que, desde a saída do imperador do trono brasileiro, nossa pátria é marcada por muita corrupção e levantes de ideologias. Chega a ser indigesto. Mas, gostei da leitura e recomendo para os curiosos iniciantes (como eu).

Testemunha de Kindle 23/10/2023

Bela retrospectiva
Este livro é excelente para que nós possamos nos lembrar dos diversos arranjos e desmandos de nossa história. E nos mostra as reais faces de diversos ícones da nossa história.

David 21/09/2018

O lado escondido de nossa história.
Essa obra de Rodrigo nos mostra muitas coisas que a "história oficial" por vezes tenta esconder e traz as nuances dos fatos.
Rodrigo procura ser o mais imparcial possível, ao contrário de outros livros da série "politicamente incorreta".
Também recomendo sua outra obra a "Histórias não (ou mal) contadas da Segunda Guerra Mundial.
Isabela Vieira 08/07/2020minha estante
Essa era a palavra-chave que queria ler pra comprar esse livro.

Isabela Vieira 08/07/2020minha estante
Imparcial *

David 13/07/2020minha estante
Vdd, hoje com essa polarização kkkkkk

Carla 18/09/2023

Interessante
Achei um bom livro, traz algumas curiosidades muito bacanas, a história das camelias brancas por exemplo eu achei muuuuito maneira e nunca tinha ouvido falar. Gostei bastante.