Muito Além do Inverno Isabel Allende

Resenhas - Muito Além Do Inverno

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bárbara 02/06/2020

Muito além do inverno
Nossa! Nunca li nd da autora, mas o livro é de fácil leitura. Os três personagens me surpreenderam com suas estórias. Um bom livro.

Lilian 29/05/2020

Romance maduro
O livro flutua entre uma história de amor e uma de crime e não vai fundo em nenhuma delas, mas tem uma atmosfera positiva e de esperança

Pri Nunes @infinitoliterarioo 27/02/2020

Resenha @infinitoliterarioo
"Sua vida não era um sucessão de momentos separados, era uma história emaranhada, uma tapeçaria mutável, caótica, imperfeita, que fora tecendo dia a dia."

Essa foi uma leitura densa e difícil, não pela história ser chata ou parada, mas pelo conteúdo do livro. Aqui você descobre mais sobre a vida de uma chilena, um americano e uma Guatemalteca, que sofreram muito na vida, perderam muito mais do que seria possível e, mesmo quebrados, não desistiram de viver. Saber mais sobre a ditadura nesses Países e o quanto essas pessoas sofreram durante seu crescimento foi doloroso.
Doloroso pois sei que existiram coisas assim de verdade e piores ainda, sei que existem pessoas que perderam tanto quanto Richard perdeu e sofrem até hoje o que a Lúcia sofre.

Foi lindo perceber que algo tão complicado na história serviu para unir os cacos da vida dessas pessoas e aprenderam que existe muito mais do que tinham e que ainda merecem viver e aproveitar a vida, apesar de todos os percalços. A ditadura foi sofrida, a vida castiga sem dó e te tira qualquer felicidade, mas ela também pode te dar uma segunda chance de ser feliz, basta que você aprenda a enxergar esses momentos, aceitando a redenção e deixando o passado para trás, traçando um novo destino.

"Não faça um inventário do que lhe falta, mamãe, mas sim do que tem."

site: https://www.instagram.com/p/B86-fYjDRn-/

Bianca.Oliveira 28/04/2019

Muito além do inverno - resenha
Em meio a uma forte nevasca em Nova York uma aventura inusitada reúne 3 personagens muito diferentes, mas que se solidarizam pelas suas histórias.

Richard Bowmaster é americano, professor universitário, com cerca de 60 anos, e passou anos da sua juventude no Brasil.

Lúcia Maraz nasceu no Chile e viveu o período de ditadura militar. Hoje, também com seus 60 anos, mora no Brooklin e é professora convidada na universidade de Richard.

Por fim, Evelyn Ortega é uma jovem guatemalteca que imigra ilegalmente para os Estados Unidos, fugindo da violência de seu país.

Aos poucos, Isabel Allende revela a resolução da problemática que surge após um acidente de carro, mas também o passado destes personagens, por meio de flashbacks.

Com grande habilidade de manter o suspense, a autora passeia pela história dos 3 países - Brasil, Chile e Guatemala - e levanta questões de cunho político-social, mas também existencialistas.

A obra está muito bem contextualizara com a realidade de uma América em crise em relação a seus imigrantes, onde cresce uma onda de xenofobia e intolerância.

Fugindo de um senso comum, Allende ainda transmite esperança com o nascer de uma história de amor entre Richard e Lúcia.

Inspirado menina frase de Albert Camus, a escritora passa a visão otimista de que o verão está dentro de nós, mesmo nos invernos mais rígidos. Essa ideia da nome ao livro.

A problemática apresentada para unir os três personagens, porém, não é tão realista e acabou dificultando minha total empatia pela história.

Porém, mesmo assim, o suspense gerado nos faz querer ir até o final.

Ju Vogel - Nemeton dos livros 06/02/2019

Muito além do inverno
O livro nos apresenta a Lúcia, uma mulher chilena morando no Brooklin , inquilina de Richard e colega de trabalho dele. Os dois são solitários , mas nunca sabem bem como se aproximar um do outro. Porém, Richard acaba participando de um acidente de carro que acaba por unir os dois... Richard bate no carro de uma jovem , também Chilena, Evelyn Ortega. .
Evelyn estava com o carro do Patrão ,do qual demonstra ter muito medo e com um corpo no porta malas. Porém Richard não consegue se comunicar muito bem com Evelyn devido ao seu idioma e por isso pede ajuda a Lúcia , sua inquilina chilena.
A autora vai intercalando o passado e o presente.. vai nos contando o passado de cada personagem e o que os levou até ali..
Nos relata bastante a realidade da ditadura no Chile, e o sofrimento dos imigrantes ilegais , que saíram do seu país em busca de uma vida melhor.
.Gostei muito de conhecer um pouco mais dessa realidade sofrida e do passado dos personagens.
E de ver o amadurecimento de cada um na história.
Fora que tem um suspense bem legal ali no meio.
Foi meu primeiro contato com a autora, presente do clube do livro no último amigo secreto. Adorei e já quero ler outros dela!

#resenha #muitoalemdoinverno #isabelallende #bookstagram #books #livros #igliterario #instabook #instagramliterario #booklover #bookaholic #amoler #bertrandbrasil #nemetondoslivros

site: https://www.instagram.com/p/BlCBvw3HOoj/

Ana 31/08/2018

Isabel Allende, mais conhecida pelo seu romance A Casa dos Espíritos, é uma das escritoras de língua espanhola mais lida na atualidade. Isso porque sua escrita mescla ficção com elementos fantásticos, além das suas personagens femininas sempre muito fortes e decididas. Muito Além do Inverno foi um livro muito aguardado pelos fãs da autora chilena e agora eu consigo entender o motivo de tanto alarde.

Nessa trama, conhecemos três protagonistas que têm a teia do destino entrelaçada quando Richard Bowmaster bate na traseira do carro da jovem Evelyn Ortega, em um dia de muita nevasca no Brooklyn. O acidente, que parecia não ter nenhuma gravidade, acaba se agravando quando Evelyn aparece na casa de Richard procurando ajuda e, sem saber o que fazer, o professor universitário recorre à sua vizinha e inquilina, Lucía Maraz, uma chilena que está passando uma temporada nos Estados Unidos.

Quando a garota, uma imigrante ilegal da Guatemala, revela o grande segredo — muito obscuro, diga-se de passagem — por trás do seu pedido desesperado de ajuda, os três personagens se unem em uma aventura onde descobrirão respostas acerca de suas vidas, além de perceberem qual o verdadeiro sentido da palavra "empatia".

Muito Além do Inverno possui uma narrativa em terceira pessoa, mesclada entre presente e passado, sob o ponto de vista dos três protagonistas. Enquanto descobrimos um pouco da vida de cada um nos flashbacks — por exemplo, o porquê de Richard ser um homem tão metódico e amargo, ou até mesmo como Evelyn conseguiu chegar aos Estados Unidos —, acompanhamos os acontecimentos nos quais os personagens estão envolvidos. Essa mistura de presente e passado na história foi uma sacada genial da autora, pois conseguiu manter o tom de mistério durante toda a narrativa.

Além de explorar várias questões humanitárias, Isabel Allende insere também assuntos como o contexto histórico e político de países como Chile, Guatemala e Brasil, principalmente durante a ditadura militar. Assim, Allende constrói de forma extremamente sensível, incluindo temas como amor, necessidade de aceitação, luto e família, um romance histórico digno das telas de cinema.

Apesar de não ter me conquistado logo de cara — o começo do livro foi um tanto parado e com várias descrições muito cansativas e chatas —, Muito Além do Inverno acabou me surpreendendo bastante. Muitas pessoas podem achar forçada a situação que aproxima Richard, Lucía e Evelyn, mas para mim isso foi apenas um detalhe, principalmente porque o destino dos três já estava entrelaçado. Um romance comovente, capaz de aquecer o coração de qualquer leitor.

site: http://www.roendolivros.com.br

Prof. Angélica Zanin 10/06/2018

Em pleno inverno, a primavera!
A incrível autora chilena de "A Casa dos Espíritos" Isabel Allende assina também essa história "Muito Além do Inverno", drama romântico que tem como personagens principais uma chilena, Lucía, um norte-americano Richard e uma guatemalteca, Evelyn; e trata da redescoberta do amor na maturidade. O livro é tranquilo e fácil de ler, mais pelas descrições de seus personagens do que propriamente pelo seu enredo. Mulher sensível, Isabel cria pessoas assim: fortes, inteligentes e tocantes. A duas criaturas como Richard e Lucía, reencontrar o amor, no inverno de suas vidas, é uma consequência bastante justa a quem viveu intensamente e não se furtou de enfrentar os desafios que a vida apresenta. "Lucía compreendeu que a morte não era um final, não era a ausência de vida, mas uma poderosa onda oceânica, água fresca e luminosa, que a levava a outra dimensão". Por Isabel Allende

Lili 24/04/2018

Muito Além do Inverno
Isabel Allende escreve maravilhosamente bem. Eu adoro sua escrita fluida, meio poética, cheia de informações de História e crítica social. Com seu jeitinho ~manso~ de contar histórias ela vai nos informando sobre as mazelas da América Latina e nos ajudando a enxergar alguns dos nossos erros (como continente). Neste livro em especial ela nos conta um pouco mais sobre a História do Chile, do Brasil e da Guatemala, além da vida dura (porém geralmente melhor do que em seus países originais) dos imigrantes latinos nos Estados Unidos.

No plano da ficção, ela conta a história de Richard, Lucía e Evelyn. São personagens muito reais e que nos cativam muito. Todos com um longo passado de sofrimento, mas ainda lutando pela felicidade e pela vida.

Amei o livro (como todos que já li da autora) e recomendo muito.
Lucas Lemões 31/10/2018minha estante
Ja leu A Floresta dos Pigmeus? Achei muito bom tbm

Lili 01/11/2018minha estante
Oi Lemões! Não li. Vou procurar, obrigada pela dica! =)

Cheiro de Livro 09/03/2018

Muito Além do Inverno
“No meio do inverno aprendi, finalmente, que havia em mim um verão invencível” (Albert Camus)

Inspirado na famosa citação de Camus que lhe serve de epígrafe, Muito Além do Inverno é o mais novo romance do fenômeno Isabel Allende. A autora chilena, que sempre começa a escrever no dia 8 de janeiro desde 1981, é considerada atualmente a escritora mais lida de língua espanhola. Com seu feminismo mágico, intercalando elementos fantásticos, histórias de mulheres fortes e fatos históricos vividos por ela mesma e sua família, Allende conquistou uma legião de fãs pelo mundo. Então não é de surpreender que o lançamento de Muito Além do Inverno fosse aguardado com alguma ansiedade.
A trama entrelaça histórias de três protagonistas muito distintos através de um acidente de carro aparentemente sem gravidade. Tudo começa quando, no meio de uma tempestade de neve em Nova York, Richard Bowmaster, um acadêmico de 60 anos que vive uma vida milimetricamente controlada e sem surpresas, bate na traseira do carro dirigido por Evelyn Ortega, uma jovem imigrante ilegal da Guatemala que trabalha na casa de um gângster. Ao ver Evelyn aparecer desesperada em sua porta pedindo ajuda, Richard recorre a Lucia Maraz, sua inquilina chilena de 62 anos que trabalha como professora na mesma universidade que ele.

O momento de crise iniciado com o pequeno acidente automobilístico catalisa uma série de revelações sobre a trajetória das três personagens que vão levar a transformações radicais na forma como levam a vida.

Ao tocar em questões muito pertinentes como direitos humanos e a situação de imigrantes e refugiados, o livro acerta em cheio. Os flashbacks sobre a vida das personagens são especialmente fortes e conseguem cativar com sucesso o interesse do leitor. Descobrimos que Richard vive em perpétuo estado de penitência por acontecimentos passados que poucos teriam a capacidade de superar; o mistério de Evelyn se revela nas torturas inimagináveis pelas quais passou; e Lucia por sua vez traz muito da história pessoal de Allende, tendo que se exilar durante a ditadura sangrenta que lhe tirou o irmão e a deixou com a permanente sensação de ser estrangeira em seu próprio país. A princípio parece que estamos diante de uma das histórias mais poderosas de Allende.

Mas infelizmente o livro promete muito e entrega pouco. O artifício usado para enredar as histórias dos três protagonistas não convence. O desenvolvimento do romance entre Richard e Lucia também parece abrupto e não flui naturalmente. A pesada carga dramática depositada nas trajetórias das personagens acaba se mostrando excessiva para os poucos momentos de alívio cômico, o que frustra muito o leitor habituado com a leveza com que Allende habitualmente consegue tratar da tragédia humana. E a falta do característico realismo mágico também se faz sentir.

Em suma, Muito Além do Inverno é uma bonita representação do momento gélido pelo qual o mundo passa atualmente, porém não chega aos pés de trabalhos anteriores da autora como Paula ou Eva Luna.

site: http://cheirodelivro.com/muito-alem-do-inverno/

Nana 07/03/2018

Gostei muito!!
O livro reune três personagens: Lucia, Evelyn e Richard, e cada um tem suas próprias histórias de vida cheia de tragédias. Devido a um acidente, eles se juntam e passam a tentar resolver um problema que envolve a vida dos três. Aos poucos os personagens vão compartilhando suas histórias e o leitor vai aprendendo a amá-los e admirá-los.
Isabel Allende tem o dom de contar histórias de uma forma muito envolvente e acrescentando assuntos importantes como a política, a imigração ilegal, a violência doméstica e o tráfico de pessoas.
Adorei a leitura e ainda tive a surpresa de uma parte da vida de Richard ser contada no Brasil onde ele morou!

LuizaSH 02/03/2018

O livro conta a história de três personagens - Richard, Lucía e Evelyn - que se encontram devido a diferentes ocasiões. Enquanto o enredo que os envolve se desenrola, a autora conta a história individual de cada um deles, onde nasceram, cresceram, o que fizeram para chegar até os dias atuais, por quê de estarem ali e etc. Todo o cenário do enredo atual se passa em 2015, mais ou menos, na cidade de NYC.
As histórias de cada um dos três contam com uma boa dose de dramas e Isabel Allende contextualiza com vários episódios reais de história, principalmente da América Latina, visto que Lucía é chilena, Evelyn é guatemalteca e Richard tem ligações com países como o Brasil. Então vemos relatos de ditaduras, guerras do narcotráfico, violências de toda espécie, imigração ilegal nos EUA e por aí vai.
Já a parte do enredo que une os personagens principais traz um pouco dessa questão da imigração, outros tipos de crimes, mas eu achei um pouco caricata, como aquelas comédias pastelão que a gente às vezes assiste e fica pensando 'ah tá, só em filme mesmo", sabe? Em meio a isso, Richard e Lucía se envolvem, descobrem sentimentos um pelo outro. Aliás, quanto ao Richard, deixei minha empatia de lado e queria é que esse cara sofresse mais, pois pra mim foi é pouco. Quem ler vai saber do que eu falo.

Luiza.Thereza 01/02/2018

Muito Além do Inverno
Conheci Isabel Allende ano passado (acho), com o livro O Amante Japonês, que recebi do Grupo Editorial Record. Foi uma das autoras que gostei de conhecer e que decidi ficar de olho nos lançamentos.

Para a minha sorte, recebi seu ultimo lançamento (Muito Além do Inverno) e a nova edição de A Casa dos Espíritos como livro de ação pela editora (não a toa os amo de paixão

site: http://www.oslivrosdebela.com/2018/02/muito-alem-do-inverno-isabel-allende.html

Aione 24/01/2018

Em Muito Além do Inverno, romance mais recente de Isabel Allende, a autora interliga a vida de três diferentes personagens em meio a uma situação totalmente inusitada para tratar de questões tanto políticas quanto existenciais, fazendo de sua obra sobretudo humanizada.

A narrativa de Muito Além do Inverno é composta tanto pela perspectiva em terceira pessoa dos três protagonistas durante a ação presente quanto por meio de flashbacks de suas trajetórias de vida. Em verdade, minha sensação foi a de que Isabel Allende apenas fez uso da situação que os reúne para explorar suas histórias passadas; não que o que acontece entre eles não tenha relevância para o enredo, mas fica nítido o quanto suas personalidades e características se devem ao que viveram e como isso impacta a tomada de decisões de cada um no momento atual.

Como há essa alternância entre passado e presente, a autora é capaz de manter certo mistério sobre a trama como um todo de duas diferentes maneiras: o virar de páginas é responsável pela revelação de como lidarão com os acontecimentos nos quais se veem envolvidos, além de expor o que já viveram em suas trajetórias. E ao explorá-las, Isabel Allende se aprofunda em questões históricas e políticas de países da América Latina, principalmente do Chile, Guatemala e Brasil, revelando acontecimentos importantes de cada um especialmente durante os duros anos de ditadura militar. Ao situar personagens em meio a esses acontecimentos, Isabel Allende nos permite sentir parte das dificuldades específicas existentes na realidade de cada local retratado.

Porém, a autora não se prende a simplesmente construir um romance histórico. Ao contrário, ela parte de tais contextos para sensivelmente desnudar as fragilidades da alma humana. Em Muito Além do Inverno, nos deparamos com personagens reais e complexas carregando seus fardos. Temas como luto, relações familiares, rancores, necessidade de afeto, medo de envelhecimento, solidão, amor e, inclusive, o sentido da existência em si são explorados, dentre outras temáticas, fazendo da obra não um enredo sobre fatos históricos, mas, acima de tudo, um livro sobre pessoas e tudo aquilo que pode acometê-las ao longo de suas vidas.

Foi esse olhar sensível de Isabel Allende que principalmente me conquistou durante a leitura. Contudo, ainda assim mantive certo distanciamento da trama, sem conseguir realmente aquela imersão completa. Ainda, a própria situação que reúne as personagens acabou me parecendo um tanto quanto nonsense, especialmente por sua resolução. Achei válida a construção do romance trazendo a trajetória das personagens e, inclusive, acredito ter compreendido como o conflito do presente simboliza parte do que cada um viveu, sendo um meio de superarem uma parcela de seus grandes traumas. Mesmo assim, esse aspecto não me convenceu dentro do romance.

Em linhas gerais, Muito Além do Inverno, por um lado, se faz relevante em meio a um contexto político-social, como o americano atual, por tratar da situação de imigrantes latinos no país, considerando-se algumas das propostas do presidente Trump em relação a essa população, sem deixar de retomar fatos históricos importantes de países da América Latina. Por outro, a obra de Isabel Allende é atemporal e universal, já que aborda questões próprias da existência humana. Apesar das temáticas exploradas, o livro mantém certa suavidade em decorrência da escrita de Allende: a autora é capaz de transitar pelos acontecimentos sem perder o tom sensível e, por vezes, bem humorado de sua narrativa.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2018/01/19/resenha-muito-alem-do-inverno-isabel-allende/

Vivi 18/01/2018

Três histórias que se juntam. O relacionamento de uma chilena com o professor que ficou viúvo de uma brasileira e entra a história de uma menina, acho que da Guatemala, que se envolve num assassinato. Leitura mediana.

Sandra 25/12/2017

Dezembro 2017 medio
Nao gostei. Arrastado, confuso. Historia fragmentada, sofrida e desnecessaria.
Gosto muito da autora mas esse romance nao foi uma boa leitura infelizmente

1 | 2 | 3 | 4 | 5