Fome

Fome Roxane Gay

Resenhas - FOME

Ana 29/11/2022

Leitura densa
O livro tem uma leitura densa, mas é uma história que encanta, cheia de detalhes. Autora não economizou nos detalhes

Bárbara 12/11/2020

Muito bom!
Um livro um tanto quanto pesado, mas necessário ser lido por todos! A autora foi muito corajosa ao expor suas dores, seus traumas por conta de uma violência sexual sofrida, a sua autoimagem, os preconceitos sofridos ao longo dos anos, especialmente após ter sido estuprada e ter decidido engordar bastante, pois assim, ela acreditava estar construindo uma fortaleza e que estava segura atrás da gordura, onde ninguém mais iria tocá-la, machucá-la, e com isso ainda soma-se as cobranças de uma sociedade dura, ditadora que impõe padrões de corpos aos quais "devemos nos encaixar". Mas será mesmo que devemos nos diminuir tanto, nos maltratar, esquecer nossa história de vida, o que nos levou até alí, simplesmente para caber num padrão imposto, por quem nem nos conhece?

Stefânea 01/06/2020

Denso mas necessário
Não gostei muito da forma como a autora conduziu o livro. Claro que sendo uma autobiografia ela tem total liberdade de contar sua própria história como bem entender. Mas acabei achando meio cansativo, pois adoro a escrita dela e queria mais disso no livro. Porém, é aquilo que se propõe a ser: cru, real, dilacerante e sincero.

Roxane expõe de maneira dolorosa a história e o histórico do seu corpo. Estar acima, e muito acima, do peso não é um ato isolado, tem muito por trás e ela traz em detalhes os bastidores de si mesma.

Conhecer mais sobre ela me fez entender muito sobre sua escrita que é sempre cercada de mulheres fortes, porém quebradas. De mulheres que sofrem. Suas narrativas são cercadas de diversas formas de violência conta mulher e nada disso é em vão, pois essa foi e é sua própria vivência.

Apesar de terminar o livro um pouco cansada, ainda é uma leitura que vou recomendar a todos sempre que possível. Já disse antes e digo novamente, Roxane Gay é uma autora necessária.

@wesleisalgado 03/04/2021

Independentemente do que eu realize, serei sempre gorda, em primeiro lugar. [Roxane Gay]
A história de uma mulher que após sofre um estupro aos 12 anos de idade, evento que molda toda sua vida a partir de então, se refugia em engordar para se proteger.
O livro literalmente é um espelho para o leitor de todo o preconceito intrínseco, enraizado e não visto que temos, enquanto sociedade, com pessoas obesas. As colocações da autora ao nos contar sua história são muito assertivas e um tapa na cara com luva de pelica, sobre invisibilidade. Não tanto como mulher, que sofreu abuso, mas sim enquanto uma pessoa com obesidade mórbida. Ela nos relata o quanto pessoas assim não são levadas a sério, sendo somente tomadas como piadas. Duvido que qualquer um que leia, e não seja obeso, não praticou, presenciou, ou no mínimo, mesmo involuntariamente, não pensou igual à alguma situação elencada no livro pela autora.
Um relato corajoso e necessário, recomendo!
OBS: Resenha nº 34 do desafio Skoob 2021.

Yasmin T. 31/08/2020

Todas as mulheres gordas deveriam ler, pois ngm está só
As coisas abordadas por esse livro parecem ser tiradas do fundo da minha mente, alguns pensamentos que nunca ousei pronunciar por medo de ser verdade, como ?comer e destruir o meu corpo para estar segura?, pois ser gorda leva a uma segurança no que tange a violência sexual. Não estou entrando no mérito de ser bom ou ruim, mas essa situação acontece com algumas pessoas...
Uma outra coisa que me chamou atenção foi o fato de não ser um mero livro de auto ajuda sobre ?como superai x quilos perdidos?, mas sim um relato sincero de como é ter um corpo fora dos padrões, ou além, ainda mais fora dos padrões.

Sandra.Daniela 30/05/2022

Livro perfeito não existe até que...
Simplesmente necessário, dolorido e real. Roxane abre seu coração e sua história nessa autobiografia. Se eu pudesse dava 10 estrelas

Ste 27/06/2023

Devorei
A autora escreve bem. O livro é de fácil leitura, e trata de um tema megaaa importante. Foi muito bom conhecer o universo dessa escritora

Prinup 19/10/2020

Gostei
Achei pesado, porém muito bom. A autora fala de forma clara como acontecimentos transformam nossas vidas. Ps: gatilho de estupro

Carla 25/01/2021

Difícil e necessário
Confesso que esse livro é totalmente diferente do que eu esperava, mas a autora é bem sincera e clara sobre como será sua obra logo de cara.
Não é uma leitura fácil (ainda que fluida), mas a sinceridade da autora sobre vários temas polêmicos e tabus é extremamente necessária e realista.
É dividido em vários capítulos curtos, com uma narrativa impecável e uma cruesa e sinceridade de tirar o fôlego.
Recomendo a leitura.

fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaNegros #MulheresParaLer #LeiaMulheres

Fome é um livro super forte. Roxane Gay foi extremamente corajosa em expor a sua história e falar sobre o seu corpo de forma tão explícita. Compartilhar-se dessa forma requer muito desprendimento. Se mostrar sem máscaras e segredos atinge um patamar muito grande de vulnerabilidade, eu mesmo não sei se conseguiria.

Roxane Gay compartilha a história de como tornou-se uma mulher gorda. Quais os caminhos que fizeram com que ela chegasse até ali. Primeiro a destruíram quando ela sofreu um estupro coletivo e depois começou se autodestruir por acreditar que dessa forma estaria se protegendo. Criando uma redoma que afastaria todos aqueles que poderiam lhe maltratar.

Não tem como sentir empatia por tudo que Gay passou. É muito sofrimento. Durante a leitura alternei entre tristeza, choque, raiva e me perguntava o motivo dela não ter tido um momento de coragem antes e ter contato tudo o que aconteceu para os pais. Mas é bem aí que está o X da questão. Eu não sei, por mais empatia que tenha, como uma pessoa (no caso uma criança) estuprada se sente. Como esse ato perverso, machista e representação do poder do patriarcado pode afetar a cabeça e o corpo de qualquer pessoa que seja. É simplesmente horrível.

Ler e visualizar como isso tudo afetou Gay é chocante demais. Ela começa a comer e comer e comer e comer pensando isso iria protegê-la, mas também porque lhe dava conforto. Mas isso não foi bem o que aconteceu. E por ela ser retraída e introspectiva só fez que as coisas piorarem. Se tornar uma mulher obesa afetou todas as áreas da vida dela. A relação com a família, as relações amorosas, o trabalho e tudo mais. E isso só aumentar o sofrimento dela.

Gay diz que não quer só ser reconhecida pela o corpo grande que ela possui, mas nós, a sociedade em geral, não lidamos bem com pessoas iguais a ela. Parte do sofrimento dela é porque nós impomos um padrão e acreditamos que pessoas gordas não devem ser quem elas são. A compulsão, a tristeza, a revolta não é culpa só que ela sofreu, mas também do que o mundo impõe.

Fome é um livro sobre tristeza, maldade, gordofobia, estupro, compulsão alimentar. É uma obra humana, corajosa e sobre ser vulnerável. Recomendadíssimo.

O único incomodo foram os capítulos muitos curtos. Fiquem cientes aos gatilhos de estupro e compulsão alimentar.

gio 18/10/2021

Impactante e real!
Muito bom ler algo sem devaneios. A Roxane conta sobre sua própria história de forma sincera e direta e pouco importa se isso se torna impactante demais para quem estiver lendo, porque é real. É sobre a realidade da vida dela. E eu a admiro por ter compartilhado sua dor, por mais duro que seja encará-la.
Todo discurso só reforça o entendimento sobre o quanto o olhar social para corpos gordos é sempre pejorativo. Todo mundo os critica ao mesmo tempo que eles se tornam invisíveis em todos os espaços. Todo mundo diz ser sobre ?saúde? mas ninguém realmente mostra se importar com a inclusão física e emocional desses corpos. Essa leitura é uma contribuição forte e importante para que pequenas grandes transformações sobre isso comecem a acontecer.

Ludmila 19/03/2022

Um livro necessário .
Um relato emocionante e muito sincero, de Roxane Gray, sobre o próprio corpo.

Uma Fome de mundo, de vida, de afeto, e de tudo que ela foi privada em virtude de ter um corpo gordo.

Entendo essa obra como um desabafo, um grito, de tudo que ela foi obrigada a passar.
Não é um livro de superação ou ?body
positive?.

É uma obra crua, e que pode machucar.

Acho que tem tudo com o momento, mas esse livro me tocou demais.

Carol Castro 10/06/2020

Leitura Fluída e necessária.
Este livro, tal como o título diz, faz uma biografia-histórica do corpo da autora, Roxane Gay. Confesso, que quando o escolhi para ler, achei que seria muito mais um livro de "libertação" de corpos, mas em realidade, ele trata da história triste e infelizmente, muito comum, entre muitas mulheres: a "supressão" da liberdade. Nossos corpos são tratados como a "coisa pública", portanto, este livro, ao longo das páginas, nos faz sentir como é estar no corpo de Roxane - e de certa forma, nos nossos.

Jé Andrade 25/07/2022

Um livro muito necessário, forte e impactante, nos faz repensar sobre alguns vícios e hábitos. A gente reflete sobre o que permitimos dos outros perante a nós mesmos depois que somos quebrados de alguma forma. Refleti sobre como me culpo por coisas que não tenho culpa, pelo erro dos outros, e como me cobro e me prejudico diante disto.
A história da Roxane é muito forte, a força que ela teve para escrever esse livro é admirável, ela enfrentou seus monstros sozinha, e somente depois de 30 anos conseguiu dividir com pessoas que ela se quer conhecia, e diante disto pode e deve estar ajudando muita gente.