Os Senhores do Norte

Bernard Cornwell

Resenhas - Os Senhores do Norte

Alex 31/10/2022

Os senhores do Norte
Nesta aventura, com ritmo alucinado, o autor nos leva (já pela terceira vez) a cruzar a Inglaterra do sul ao norte. Viajar pela costa da Franquia, visitar as terras geladas da Vinlândia, e conhecer as terras dos vikings. Tudo isso, debaixo do julgo de um senhor de escravos.

Neste terceiro capítulo da saga de Uthred (personagem fictício), nos deparamos com os históricos reis Alfredo de Wessex e Guthred, o rei escravo da Nortumbria.

A pacificação do norte de Englaland, que ocorrerá por meio de muito sangue derramado, se inicia na metade deste livro.

Sem nenhum spoiller, os fatos deste trecho da história inglesa apoiarão o tratado da Danelaw, que dividiu a Inglaterra em duas, o sul Com influência cristã e saxônica, o norte com mistura de saxões e daneses.

Bernard é um exímio escritor de batalhas, mas além disso, sabe costurar sua ficção de modo a te fazer passear pela história. Recomendo!
Regis 31/10/2022minha estante
Parabéns pela resenha, Alex! ?
Que bom que já está no terceiro livro dessa jornada que são As Crônicas Saxônicas. Espero também poder iniciar logo essa série.

Alex 31/10/2022minha estante
Obrigado Regis. Ela é excelente. Vale a pena, se vc gostar da temática histórico medieval.

Regis 31/10/2022minha estante
Adoro essa temática! ?

Carlinha 15/03/2020

Uhtred é o cara!

O melhor livro da série até agora.
Ele se vingou, foi traído e deu a volta por cima!
Realmente, ele é o cara!
Brunoburgos27 15/03/2020minha estante
Ja li todos, adoro essa serie, não vejo a hora dos próximos lançamentos.

Carlinha 15/03/2020minha estante
Estou no sexto livro e amando cada vez mais!

Dinho 20/04/2020minha estante
Sou viciado nesses livros

Carlinha 23/04/2020minha estante
Vou ler agora A Guerra do Lobo... e o melhor, descobri que a Netflix fiz um seriado baseado nesses livros... o seriado é TOP demais! " The Last Kingdom"

Bianca.Martinelli 16/11/2020minha estante
As mulheres aparecem bem nessa série de livros?

Carlinha 16/11/2020minha estante
Sim, pela parte dos nórdicos elas são respeitadas e quase sempre tão guerreiras quanto os homens. Mas como sempre, no meio dos bons existem sempre os bárbaros...

Bianca.Martinelli 15/12/2020minha estante
Entendi... Obg

Marcia 18/12/2020minha estante
Só digo uma coisa: só comece a ler se tiver acesso aos doze livros. Caso contrário, a ansiedade tomará con

Sandro.Menoncin 20/06/2023

Os Senhores do Norte
Após quase um ano que eu li o segundo livro voltei para essa série maravilhosa e não sei dizer porque fiquei muito tempo sem ler ela, pois valeu muito a pena.  Uhtred livre de seu juramento decide voltar a sua terra Natal em buecq de vingança e resgatar sua querida irmã de adoção para isso encontra novos aliados que não são de total confiança fazendo o que passe por muitas provações para sobreviver e conseguir tudo o que mais quer até deixando sua vida como homem livre novamente para conquistar isso, com um final eletrizante me fez ler quase na sequência o próximo livro da série.

Wanderlei 21/04/2009

Tenso e surpreendente! Essas são as melhores palavras para descrever o terceiro livro serie Crônicas Saxônicas. Na minha opinião é o melhor dos três livros e estou até com medo de ler o quarto livro, pois será difícil superar o feito em Os Senhores do Norte.Um livro cheio de emoções e conflitos de todas as formas, desde conflitos de fidelidades, a conflitos de dogmas e religiosidades, ele levar o leitor a passear por sua fé, seu respeito a vida e ao que deve ser respeitado: a vida, a morte e a honra.Mas tem uma coisa que ja percebi nos livros do Cornwell, e que me deixa com um ódio tremendo, é a mania que ele tem de sacanear o personagem principal.Quando você esta vendo o herói mandando ver, se dando bem, salvando o dia… pode ter certeza que 4 páginas para frente o autor vai fazer alguma coisa para sacanear. Não vou dar spoiler, mas o que Uhtred sofreu nesse livro não é brincadeira. Vamos ver se os outros livros irão seguir esta mesma linha de sacanagem. Merece ser lido, sem dúvida alguma.

"Se um homem não consegue lembrar as leis — disse Ragnar —, é porque tem leis demais""
Gleici 07/11/2010minha estante
legal sua resenha!

concordo principalmente com as "reviravoltas" de Cornwell, em seus personagens, e essas "sacanagens" com o personagem principal, confesso que me fizeram várias vezes de boba, qdo achava algo... puft! ele fez tudo virar ao contrário.

Edusantos 23/01/2013minha estante
kkkkkkkkkk é mesmo cara Cornwell sempre faz isso com os seus personagens...você sente a adrenalina ai quando você vira a página...ocorre alguma coisa kkkkkkkkkk

Joel Domingos 26/10/2015minha estante
Ótimas palavras Wanderlei, acabei de ler O Cavaleiro da Morte, passando por aqui pra tentar sentir como vai ser a sequência e pela suas palavras vejo que vou gostar do Senhores do Norte tanto quanto. Abraços!

Jrdncst 05/05/2021

?Porque o destino não pode ser enganado, ele nos governa..?
Eu nunca vi batalhas tão bem escritas. Bernard Cornwell tem o DOM de narrar confrontos capazes de tirar o nosso fôlego. Mas, enfim, vamos ao livro:
Uhtred é um dos personagens mais bem desenvolvidos que já pude apreciar em toda minha vida, escrevo isso com total tranquilidade.
É muito perceptível que ele está amadurecendo. nesse livro, fica evidente que está tentando apaziguar as divergências entre os cristãos e os pagãos. Além disso, ele está se tornando um grande guerreiro.
Cabe lembrar, também, como as mulheres foram importantes nessa história. Brida, Hild e Gisela têm um lugar reservado no meu coração.

aliás, cabe uma menção honrosa ao padre Beocca, que foi muito corajoso.

Ps: em alguns momentos, durante minha leitura, estava achando que alguns plots eram extremamente inverossímeis, uma vez que envolviam questões relacionadas à feitiçaria e fé. Mas eu fui muito leiga! quando discutimos sobre esses dois assuntos, a verossimilhança não senta à mesa.

Fábio 26/12/2022

Menos Inglaterra, mais Uthred
Este terceiro livro me pareceu ser o mais fantasioso até agora. Não digo isso como uma crítica, na verdade é nessa lacuna entre os registros históricos e a ficção que o autor brilha, se aproveitando desses espaços para mostrar mais do mundo da época e aprofundar as motivações e relacionamentos entre os personagens.

Capives 03/06/2022

Uhtred de Bebbanburg.
Esse livro teve um dos momentos mais impactantes pra mim durante a história, trabalhou muito bem a vida e a superação do Uhtred nesses momentos

Victor 22/02/2021

Wyrd Bið Ful Aræd
O terceiro livro dessa saga de Bernard Cornwell "Crônicas Saxônicas" mantém o nível dos dois anteriores com mais uma história muito boa de Uthred o seu personagem principal .
Nesse livro o foco muda um pouco da Região de Wessex pra Nortumbria em que Uthred se alia a Guthred que se diz Rei legítimo da Região contra o seu antigo desafeto Sven e seu pai Kjartan.
Mas ainda existem outras ameaças como Ivarr e seu próprio tio Aelfric que comanda o antigo lar de Uthred e que o próprio Uthred diz estar destinado a toma-la.
Mas pra isso precisa lidar com Kjartan e Ivarr e conta com a aliança de Guthred.

Gabms 27/04/2021

Muito bom!
Após a batalha de Ethandun, que assegura o governo de Alfredo em Wessex, Uhtred parte para o norte, de volta para a Nortumbria, encontrando-a completamente diferente do que costumava ser na sua infância.

Uhtred encontra um novo aliado, é traído por ele e se torna escravo. Durante esse período, acompanhamos seu amadurecimento, ele começa a deixar sua arrogância de lado e começa a ser mais cauteloso.

A grande batalha só acontece no final do livro, seguindo o segundo volume da serie. No entanto, em nenhum momento senti que a história se arrastou. Cornwell desenvolveu bem os acontecimentos desse volume. Os confrontos que surgem ao final do livro são épicos, como sempre.

Estou gostando da série, acho que os livros seguem um fluxo legal e a história parece tomar um rumo interessante. Gostei do fato desse terceiro livro ser focado no norte da Inglaterra, o enredo da Nortumbria é bem legal e precisava mesmo ser desenvolvido em algum momento.

JoAo 27/05/2023

OS SENHORES DO NORTE
Esse livrou foi incrível eu tô de cara até agora com esse final , nesse livro eu acredito que a foi o que mais me fez entrar na história pois eu senti todo o sofrimento do Uhtred e ele não sofreu pouco skskskskskskskskskks ansioso pro próximos

DistintoFelps 21/08/2022

Entre Traições e Rixas de Sangue: A vingança dos Ragnarsson
Uhtred andava com Thorkild, escoltando-o por uma área que era habitada por diversos guerreiros de Kjartan, o inimigo jurado de toda a família Ragnarsson, já que havia matado Ragnar, o velho, queimando-o em seu próprio acampamento. Sendo inaugurada a rixa de sangue.
Durante a escolta, tiveram que passar próximo ao acampamento dos guerreiros, descobrindo assim que Sven, o caolho, filho de Kjartan, estava cuidando dos homens. Quando Uhtred passou pelo acampamento, mal sabia ele que, um dos escravos que conheceria, mudaria sua vida totalmente, o faria ganhar riquezas, o trairia, quase o mataria, lutaria ao seu lado, e tudo isso porque ele não era somente um escravo. Ele era um rei.
O terceiro livro da saga "Crônicas Saxônicas", definitivamente não deixa a desejar, sendo até então, o melhor livro da saga, finalizando sagas secundárias das tramas anteriores e iniciando outras, e tudo isso, com narrações impecáveis das batalhas e situações adversas.
Bernard Cornwell conseguiu mesclar, de maneira homogênea, a fúria da batalha, ou seja, a força bruta, com a estratégia e inteligência, já que a maior batalha do livro foi divida entre: Planejamento inteligente e, nas horas necessárias, um improviso pensado; também usando da força bruta quando necessário.

Sidney 26/01/2022

O melhor até agora
Acho muito legal misturar fatos históricos com ficção. Ajuda a compreender as sociedades antigas e deixa a história melhor, na minha opinião, que livros no mesmo estilo mas apenas de fantasia como As crônicas de gelo e fogo. Claro que tem muito exagero, as proezas se Uthred seriam impossíveis, mas isso deixa a história empolgante e prende do início ao fim. Os dois anteriores Sá série são muito bons, mas este (#3) é o que gostei mais? até aqui.