Paul de Man

Paul de Man Martin McQuillian

Resenhas -

Henrique.Carvalho 25/10/2017

Assim como os outros livros desta coleção, o de McQuillan tem um público muito específico em mente: os estudantes de graduação. Isso, no entanto, não implicou em simplificar demais o assunto. Em vez disso, seu mérito é apresentar um pensador profundo, complexo, controverso e híbrido, como de Man, a um público de iniciantes.
Serve de antídoto contra a crítica desonesta e frequentemente exagerada feita a Paul de Man em textos que atingem uma grande audiência. Sua dimensão biográfica é com certeza mais plausível e desinteressada do que a maioria que vemos por aí, ou pelo menos não força os documentos a dizerem o que o autor quer em vez do que está escrito neles, e adota uma postura mais acadêmica do que certas outras considerações sobre a vida e obra de Paul de Man. Além disso, a explicação das ideias é clara e simples, sem incorrer no simplismo.
A razão pela qual não acho que este seja um livro de quatro ou cinco estrelas é o quanto dos escritos do autor ele cobre. Em vez de ler conosco tantos textos quanto possível, este livro seleciona os pares de ensaios mais importantes em cada um dos volumes centrais assinados por de Man. Ler a obra completa pode, a princípio, parecer uma tarefa hercúlea, mas não é tanto assim se olharmos para outras séries que a realizam (estou pensando na Polity Key Contemporary Thinkers, por exemplo, que inclusive lançou outro livro sobre Paul de Man este ano).

É possível concordar plenamente com as sinopses na parte de trás do livro. Para quem procura um guia amplo, desinteressado e introdutório para o trabalho de Paul de Man e as questões com as quais se relaciona, este é o primeiro livro que se deve procurar.