Synchronicity

Synchronicity Carl Gustav Jung

Resenhas - Synchronicity

Marcos 12/08/2015

Leitura densa - é preciso ter a mente aberta
Neste trabalho Jung discute o que ele mesmo chamou de "sincronicidade", ou as coincidências reincidentes ou aparentemente significativas que acontecem a todo momento.
Logo no início da obra ele comenta que adiou por muitos anos a publicação de um trabalho desse tipo, por exigir dos leitores uma boa vontade enorme em aceitar ideias normalmente vinculadas a superstições.
Há muitas referências a fundamentos da astrologia, que Jung com certeza estudou bastante. A leitura exige atenção e conhecer as bases da astrologia, o que não se aprende em pouco tempo, ajuda bastante a entender a proposta de Jung nessa discussão.
Para mim, pessoalmente, está sendo extremamente positivo ler essa obra, de alguém respeitado, tendo em vista que estudei astrologia por um bom tempo e sempre tive uma relação de amor e ódio pelo tema. De ódio por ser algo que, em muitas situações, se prova eficiente e, ao mesmo tempo, ser baseado em fundamento nenhum.
Neste trabalho, Jung descreve diversos experimentos que realizou, ajudado por sua equipe, e os resultados que colheu. Em muitos casos não houve boas notícias para a astrologia, pelo menos nos estudos estatísticos que realizou. Em outros, "coincidência" (ou sincronicidades) inexplicáveis chamaram a atenção do Mestre, o que o levou a tecer considerações interessantes sobre o assunto.
Além da astrologia, que Jung obviamente estudou bastante, há considerações sobre o Tao Te Ching, I-Ching e outros assuntos relacionados.
Para os não iniciados nas bases da astrologia, algumas partes do livro podem ser difíceis de entender, principalmente no que diz respeito aos símbolos gráficos utilizados e os aspectos. Para o estudante ou curioso, basta uma rápida pesquisa em websites dedicados à astrologia para entender pelo menos o que significam os símbolos e os aspectos, já que foram pouquíssimos os apresentados no livro.
O trabalho é uma boa fonte de informação sobre o que Jung tentou explicar com suas pesquisas. Ao contrário do que muitos pensam ou sugerem, Jung não validou a astrologia com esse trabalho. Apenas chamou a atenção para a possibilidade de que haja, afinal, mais a ser estudado para explicar o que ainda não tem explicação científica e/ou lógica.