O Vendedor de Sapatos

O Vendedor de Sapatos Bruno Peres

Resenhas - O Vendedor de Sapatos

Van 23/12/2020

As vezes estamos com muitas dúvidas na vida e ao pedirmos por orientações elas surgem da forma mais despretensiosa possível. Seja através de uma viagem, de uma mensagem de um desconhecido, de um amigo ou até mesmo de um livro. E é nessa última opção que aparece a obra O Vendedor de Sapatos.

Escrito pelo paulista Bruno Peres e lançado pela editora Alicanto, acompanhamos a história do jovem Ricardo, que frustrado por conta de que a viagem dos seus sonhos não vai mais acontecer, se precipita e vê sua vida desmoronar do dia pra noite. Desempregado, solitário e se sentindo injustiçado, resolve voltar para a casa dos pais, onde ele reencontra o tio-avô Alberto e recebe um convite para uma viagem que mudará para sempre a sua vida e a forma como ele enxerga o que realmente importa.

O Vendedor de Sapatos é antes de tudo um convite para refletirmos sobre a vida e nossas escolhas. Assim como Ricardo, ao longo da leitura, vamos identificando uma série de pontos em comuns – pequenas frustrações que sugam nossa energia e nos faz perder a paixão pela vida. Daí vem a necessidade de aprendermos com os Albertos que conhecemos em nosso caminho (familiares e amigos mais experientes), no intuito de viajarmos para fora de nós mesmos e reencontrarmos os elementos que reacendem a nossa paixão por viver. Um destaque negativo sobre a obra é em relação a revisão textual, existem erros de espaçamento e parágrafos sem conclusão de ideia.

Bruno Peres utiliza elementos que vemos em obras consagradas, a exemplo do Pequeno Príncipe, no qual através do diálogo sempre aparecem ensinamentos e momentos de reflexão – nos quais sempre remete as questões de companheiros, solidariedade e bondade. Em muitas passagens, surgem trechos marcantes e que merecem ser destacados para uma futura nova visita.
é muito comum julgarmos as pessoas com base em nossas experiências. Tudo o que vimos, ouvimos e vivemos são usados para criar nossas bases de julgamento. Por isso, algumas pessoas se mostram mais abertas as diferenças do que outras.
O Vendedor de Sapatos é uma daquelas preciosidades que nos chegam por acaso, mas que nos marca de tal forma que é impossível voltarmos a sermos ao que éramos antes. Mesmo o livro sendo narrado de forma simples, todos deveriam ler e colocar em prática os ensinamentos que seu Alberto transmite, para que assim tenhamos um mundo melhor.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2019/12/resenha-o-vendedor-de-sapatos-bruno.html

Leila 06/06/2018

Surpresa positiva
Ricardo é um jovem que passa por dificuldades financeiras e profissionais. Sua vida nunca foi fácil. Lutou para formar-se na faculdade e trabalha em um emprego que não gosta para poder pagar o aluguel de um apartamento onde não gosta de morar. E tem a mania de culpar os outros por causa da sua vida infeliz.

Quando seus planos de viagem são frustrados e ainda perde o emprego, Ricardo fica revoltado e desanimado. Tudo muda quando decide acompanhar seu tio-avô, Alberto, em suas viagens para vender sapatos. Alberto tem uma forma muito particular de encarar a vida e está sempre disposto a ajudar os outros. Ricardo jamais poderia imaginar as lições que aprenderia em uma viagem tão repleta de simplicidade. No início, o rapaz não compreende as atitudes de Alberto, ficando desconfiado e até irritado. Fica reclamando por não ter sinal de internet e por não ter um banheiro privativo no quarto de hotel. Mas, quando Ricardo abre os olhos e a mente para outras formas de encarar as situações, começa a divertir-se muito na viagem. Alberto fica animado com as mudanças que observa nas atitudes do sobrinho-neto.

“Faça o bem sem olhar a quem e o bem será feito a todos. ” (p.91)

Indico como uma ótima sugestão de presente para leitores de diferentes idades e gostos literários. Indico, principalmente, para aquelas pessoas que estão sempre insatisfeitas com tudo e que têm a mania de colocar a culpa de tudo que acontece de errado nos outros.

Um livro nacional, com capítulos curtos, muito fácil de ler. A diagramação é agradável com ilustrações divertidas no início de cada capítulo. É incrível como um livro com uma história tão simples nos traz lições para toda a vida. Depois de terminar, com certeza você vai encarar a vida de uma forma mais leve! Fico muito feliz quando uma obra nacional consegue nos passar uma mensagem tão bonita.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: http://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Babi @leiturasdababi 06/06/2018

Resenha Myself Here
. . LIVRO: "O VENDEDOR DE SAPATOS"
. Talvez todas as palavras não serão suficientes para mostrar a vocês todos os ensinamentos que esse livro me trouxe!
Ricardo tem aproximadamente 30 anos e trabalha como T.I. em uma empresa. Ele e seu amigo Pedro (que trabalha na mesma empresa) estavam planejando há muito tempo fazerem uma viagem pela América do Sul, separam as papeladas, decidiram juntos quais seriam o trajeto e fizeram todo o planejamento, mas quando chegou na semana de irem viajar Pedro volta com sua ex namorada, que por sinal odeia seu amigo Ricardo e por conta disso ele decide que não irá viajar e que ele e a namorada farão outra viagem para recuperarem o tempo perdido.
. .
Ricardo, com seus pensamentos ainda bem imaturos, não consegue se controlar e parte pra cima do amigo, pois seu sonho quase estava se tornando realidade e seu amigo acabou com ele novamente. Obviamente, Ricardo é demitido da empresa e ele se vê sem rumo novamente. Decide então pegar o primeiro ônibus e ir para casa de seus pais que moram no interior.

Chegando lá, ele não fala que foi mandando embora e sim que está de férias. Eis que um tio-avô aparece por lá, ele é um viajante e vendedor de sapatos, e começa então a conversar com o jovem. Ricardo é então convidado a seguir viagem com o Sr. Alberto.
. .
E a partir dessa viagem tudo começa a mudar, principalmente internamente. A experiência e toda vivência que o tio-avô Beto tem, ele tenta transmitir para Ricardo, que por ter muitas atitudes precipitadas e imaturas, acaba sempre tendo as piores escolhas. . .

Gente, eu queria contar tudo para vocês, a história toda, tudo o que esse livro me acrescentou, mas não quero também dar spoilers pois é um livro que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida. A escrita do Bruno é super envolvente e leve, uma escrita acolhedora sabe!? Eu me senti assim lendo esse livro, me senti fazendo parte.

Eu sempre tento ajudar todo mundo que eu consigo, mas sempre há aquele pré-julgamento sobre a tal pessoa e esse me fez repensar muito sobre, sobre MINHAS atitudes, MEUS pensamentos e também sobre MINHAS escolhas. Esse livro é lindo e depois eu quero fazer um post só com os melhores quotes!!!
Recomendadíssimo, leia leiam por favor!!!
NOTA: 5/5 favoritado!!!

site: https://www.instagram.com/p/BjrzXVCHlig/?taken-by=blogmyselfhere

Fernanda 07/05/2018

Repensando a vida através do livro
Me vi em tantas passagens do livro... Os personagens parecem familiares, suas dúvidas, suas lições. Me fez parar e reavaliar o que é realmente importante. Super recomendo!

Danilo.Coelho 04/03/2018

Uma viagem inesperada não só para Ricardo, mas também para todos os leitores...
E quando se fala em inesperado, também é o desenrolar de toda a trama. A evolução do personagem Ricardo, que viu suas férias se tornarem "frustradas", acontece ao mesmo tempo da nossa evolução como leitor. A cada vivência, a cada surpresa, encontros e desencontros, conquistas e aprendizados nos tornamos mais próximos do protagonista e, por vezes, nos sentimos como ele. Aqui vemos a linha tênue entre o ter e o ser, entre o dar e o transformar e, acima de tudo, o resultado encadeado de nossas ações e omissões na vida das pessoas. O Vendedor de Sapatos traz à tona uma reflexão sobre valores, experiências, paradigmas criados e de como enxergar as coisas de uma maneira diferente...

Cássia 05/02/2018

Pensar e repensar na vida
O vendedor de sapatos, é um dos livros que li, que mais tirei lições para vida. Tudo é tão agradável nele. A escrita é doce e suave. Uma delicadeza de amor e simplicidade que eu jamais poderia imaginar que tivesse contido nele.

A história se passa com um jovem chamado Ricardo, que depois de muitas frustrações na vida, embarca numa grande aventura com seu tio-avô Roberto. E a partir desta viagem, assim como o Ricardo, a gente passa por diversos cenários, sentimos muitas emoções. Durante a leitura, era como se eu tivesse vivendo há mais ou menos uns 25 anos atrás. A riqueza de detalhes me fez sentir tanta nostalgia. Quantas saudades! Quanta lembrança boa ele me fez reviver.
O livro é repleto de mensagens para que possamos refletir. Sobre como devemos agradecer mais e reclamar menos. Que a gente comece a dar valor somente ao que importa, pois a vida é muito curta para desperdiçar com bobagem e parar de culpar os outros por algo não ter dado certo em nossa vida. Que possamos escolher nosso próprio caminho e que a gente nunca desista dos nosso sonhos.
Que a nossa paciência seja como uma sola de sapato, que tudo suporta, que por mais difícil que estejam as coisas, que possamos ir muito mais além para que possamos permanecer sempre de pé. E quanto mais resistente a gente possa ser, mais longe a gente possa ir.
Que não deixemos o medo invadir nossa alma, pois ele até pode nos proteger em algum momento, mas em outros nos impede de seguir em frente.
Que possamos criar novos sonhos e que é que jamais deixemos de acreditar em nosso potencial.
Levarei este livro para toda a vida e super recomendo para quem gosta de grandes reflexões e que assim como Ricardo, queira sempre aprender mais, para poder viver muito melhor!

O vendedor de sapatos é uma história cheia de bondade, coragem, reflexão
Que todos os nossos dias sejam especiais!

Joao.Paulo 26/01/2018

Bela história
O livro nos leva a repensar alguns pontos de nossas vidas que deixamos de lado com o passar do tempo. Nos mostra o que realmente é importante ou necessário. Ótima história. Impossível parar de ler!!!

Carol 18/11/2017

Jornada sem volta
É uma jornada sem volta porque você começa a ler e não consegue parar... Cada página, cada viagem é um aprendizado tanto para Ricardo quanto para o leitor! Final emocionante e inesperado!! Rsrs

Pah 13/11/2017

Nosso lugar no mundo
É um livro sobre respirar fundo. Pensar. E repensar. E olhar em volta. E notar o mundo e as coisas como realmente são e como nos relacionamos com elas. Ou ao menos, como escolhemos nos relacionar com elas e as consequências disso nas nossas vidas.
A escrita nos insere no universo quase que como testemunhas oculares, pois as descrições são detalhadas e vivas e os diálogos são verdadeiros e claros. É um livro que me trouxe muitas reflexões. Uma leitura incrível.