Coin Laundry Lady

Resenhas - Coin Laundry Lady

Lovsoliver 11/01/2021

Não é que é ruim...
Vou dar 2 estrelas, por 3 motivos:
1: é aceitável por ser um non sense, é bom ler o pósfacio antes da leitura, pra entender que cada capítulo é uma história diferente.
2: edição/traço bonito, e vai melhorando com o passar dos capítulos, papel de qualidade.
3: não se sabe porque porque publicaram isso, já que não foi feito pra mangá, mas os capítulos iam para os jornais.
4: gosto da Maoko, a personagem dela é legal, pena que foi feita pra uma história ruim kk, mas em outra ocasião seria uma ótima personagem.
NO GERAL:
É uma história ruim, piadas sem graça, mas até entendo, porque não foi feito pra ser públicado, se for pra comprar algo do autor, não comprem isso, comprem "só você pode ouvir", que é uma obra maravilhosa.
Lovsoliver 11/01/2021minha estante
No final acabou sendo 4 motivos kssksk

KIKA BUTTERFLY 22/03/2023minha estante
Eu abandonei. Gosto de histórias confusas mas essa é demais até pra mim

KIKA BUTTERFLY 03/08/2023minha estante
Trabalho em uma biblioteca e a bibliotecária comprou alguns mangás únicos para diversificar o acerto e eu procurei ler todos, já que são leituras rápida que dá pra fazer no ônibus no trajeto pra casa e devolver no outro dia.as esse aí deu não.

Paulli 07/12/2020

Chato e sem graça.
A ideia de historietas de comédia é bem interessante e pode dar margem a situações inesquecíveis. Mas o autor do mangá, Hiro Kiyohara, não trabalha bem essa característica. Ao invés de contos divertidos, temos um bando de aleatoriedades sem unidade, seja nos acontecimentos, nos diálogos, nas personagens... Enfim, talvez esse seja o maior perigo de publicar pequenos contos em uma "periodicidade" inconstante e quando der vontade.

Paulo 02/12/2021

Humor é um negócio complicado de avaliar. Nem sempre aquilo que se diz ser engraçado, assim o é. E pior ainda quando se tratam de culturas diferentes onde outras coisas produzem a sensação de humor. Por exemplo, o que nos faz rir no Brasil não é o mesmo que nos EUA ou na Noruega. Os americanos tem mania de fazer piadas com peido. Para muitos de nós no Brasil isso seria algo completamente estúpido e sem graça. Ou os japoneses que acham um homem grande usando fraldas algo divertido. E para nós isso seria bobo apenas. Estou usando exemplos bem específicos, mas cabe deixar claro que é óbvio que o humor nestas culturas não é só isso. E Coin Laundry Lady totalmente não funcionou para mim como um mangá de comédia. Alguns sketches são engraçadinhos enquanto outros são bem sem graça mesmo. Mesmo assim, Kiyohara faz o possível para conseguir nos fazer rir com o cenário de uma garota que vive em uma lavanderia automática.

A história nada mais é que uma garota chamada Maoko que vive em uma lavanderia dentro de um centro comercial. Ela curte assustar as pessoas saindo de dentro de uma máquina de lavar. Um dia, ela conhece uma aluna universitária chamada Haru com quem Maoko desenvolve uma estranha amizade. Haru gosta de um garoto de óculos que frequenta a sua universidade e ela deseja stalkeá-lo a todo custo. Haru chega a roubar o seu óculos depois de segui-lo até a sua casa e instalar câmeras para ficar observando-o à noite. Outro personagem recorrente é o Príncipe, o filho do dono do centro comercial que tem uma quedinha pela Haru. Só tem um problema: a Haru não quer nem chegar perto dele. O Príncipe compartilha de uma característica bizarra de seu pai: ambos são masoquistas.

Já conhecia o trabalho de Kiyohara através de outros trabalhos como Tsumitsuki e Feridas. Portanto estou familiarizado com a arte dele. Não acho a arte dele espetacular de maneira alguma e o seu design de personagens é bastante genérico. O que ele buscou trabalhar em Coin Laundry Lady foi a capacidade de assustar e tem algumas cenas que até se comprometem a fazer isso. Só que fica estranho trabalhar terror em um mangá de comédia. Mesmo que o mangá se proponha a fazer piada com os clichês do gênero. Me parece que a Maoko pode ter sido inspirada na personagem Tomie, do Junji Ito, mas pode ser impressão minha. O design é bastante semelhante. As últimas histórias até tem uma arte um pouco melhor como a que se passa quando Haru não vai visitar a Maoko ou outra quando eles estão jogando um game de terror. A quadrinização dele é bem padrão e vez ou outra ele usa alguns quadros típicos de mangás como o personagem amuado, o momento do susto (quando é colocado um close no rosto do personagem) ou personagens chibis.

Falando sobre o roteiro em si, ele tende a se focar em pequenas situações do cotidiano. E a gente até vê uma certa progressão narrativa embora essa não seja a proposta. À medida em que vamos conhecendo os personagens, nos acostumamos com as características de cada um. É então que Kiyohara nos dá uma invertida e mostra um outro lado deles. Algumas piadas são bem de mau gosto como a da Maoko que se coloca como se tivesse se matado enforcada e na verdade era uma brincadeira. Ou outra situação onde o dono do centro comercial participa da barraquinha da Maoko e se coloca como alvo no tiro ao alvo. E as armas usadas pelos personagens são de verdade e não de brinquedo. Novamente achei alguns capítulos bem intragáveis enquanto outros eram engraçadinhos. Fica parecendo uma turma de amiguinhos felizes, mas todos os amiguinhos tem algum tipo de transtorno meio pirado. Já vi alguns bons animes de comédia que não recorrem a isso como Asobi Asobase onde as personagens femininas são completamente piradas. E a gente chora de rir.

Sinceramente Coin Laundry Lady não é um mangá que eu indicaria e o pior: parece que fiquei cismado realmente com o Hiro Kiyohara. Os roteiros não me agradam, a arte é qualquer coisa. Realmente Another foi algo fora da curva. No fim das contas, minha dica é procurem outra coisa melhor. Só isso.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

CarolzinhaSR 06/04/2022

Doideira
Esse foi o primeiro mangá que eu comprei e tentei ler TRÊS vezes. Eu começava e não entendia nada dai desistia, mas hoje foi diferente. Eu falei "hoje eu acabo essa desgraça" e o pior (ou melhor. N sei) é que não é tão ruim. É muito louco. Umas paradas doidas TOTAL, mas com o tempo eu me apeguei aos personagens e o mais incrível: houve momentos que eu ri real
Não sei se meu humor tá quebrado demais, mas foi isso.
Apesar das loucuras e de ter demorado para pegar o espírito da coisa eu gostei e indico.
Mas tenham a mente aberta e paciência.

@pink.vivih 25/02/2018

Muito bom!
Quando comecei a ler, já gostei da Maoko de Coin Laundry Lady de primeira porque ela é MUITO doida, faz coisas completamente inesperadas, tem um jeito estranho e amigos mais estranhos ainda. São várias estórias pequenas e cada uma tem sua peculiaridade, por exemplo: Em qual mundo alguém vai ser engolido por uma vaca fofa? Ou como uma lavanderia inteira pode sumir do terreno e voltar depois de 2 dias, como se nada tivesse acontecido?

Adoro coisas sem noção e fora da realidade, - a nossa realidade já é tão ruim, e qualquer coisa que me leve pra longe disso já me agrada - principalmente quando tem comédia no meio! E pra mim a comédia desse mangá funciona: você vai dar risada não pelos momentos absurdos, mas sim pela naturalidade com que eles tratam essas coisas loucas que acontecem.

Eu me diverti muito com esse mangá, porque ele faz exatamente o que você espera quando você vai ler um livro ou jogar algo: você quer sentir que aquele mundo existe, por mais absurdo (absurdamente bom) que ele seja. Foram vários risos, vários "WTF?", e eu achei os traços dos desenhos muito lindos. Esse Mangaká Hiro Kyohara utiliza o preto de uma maneira bem exagerada - mas é um exagerado bom - pois cria um contraste único com as páginas do mangá e te faz realmente apreciar o desenho. Me lembra um pouco quadrinhos/mangás de terror, os quais são meus favoritos.

site: http://www.vidadeumageek.com.br/2018/02/o-que-achei-do-manga-coin-laundry-lady.html
AlexAff 21/08/2020minha estante
"Ah! Que tal invadir o banheiro do ginásio e roubar cocô?"

"Estou tão feliz que poderia dançar segurando uma tigela de arroz com carne de porco em uma das mãos."

"Está ficando meio melancólico,por isso, vamos mudar de assunto. Tive hemorróidas recentemente."

~ Hiro Kiyohara.

Claramente, um homem de cultura.

Bela The Moth 15/08/2023

Maravilhoso ;D
Vi muita gente criticando devido a ser um Non Sense e ser uma obra mais leve publicado pelo autor de Another, mas é simplesmente hilário e muito bem feito. Dá para ver que foi algo feito num momento mais leve e bem humorado do autor. Eu me recuso a ler essaa reviews e nao querer arrancar meus olhos pra fora. Foi muito bom, meio satírico, um humor que leva um tempinho pra entender.
Coisas que me irritaram nesse mangá foi a tradução extremamente mal feita. Como eu sei? Eu também sou tradutora e como fiquei boiando numas partes, imaginei o que estava errado ali. Descobri que a tradução é simplesmente extremamente literal e mal interpretada, olhei na folha e o tradutor é Edward Kondo, para refêrencia :D Devido à tradução estar muito literal, muita coisa se perdeu.
À parte disso, o Papel é extremamente bom, não tem nada ruim em relação ao material em si.

Marinne 20/05/2022

Coin Laundry Lady
Francamente eu esperava mais. Por ser do autor de Another eu tinha esperanças de no mínimo um terror ok, mas é bem pastelão e decepcionante

Carlão 13/06/2018

Nonsense e uma lavanderia
COIN LAUDRY LADY é um One Shot escrito e desenhado pelo autor HIRO KYOHARA e publicado aqui no Brasil pela editora JBC, está que já publicou outras obras desse autor, incluído o ANOTHER que é seu manga de maior sucesso.

Eu gosto de humor nonsense, me divirto com situações que nos fazem soltar aquele "WTF"? Mas esse mangá não me agradou.

Não culpo a obra, mas para mim as piadas não foram engraçadas, creio que esse tipo de humor é muito específico por isso meu desapontamento, pois eu achei que iria ter uma junção de terror com humor, e isso acontece só nos primeiros capítulos, que foram justamente os que eu gostei.

Creio que fui com muito expectativa pois eu gosto muito de ANOTHER, e portanto pode ter atrapalhado um pouco minha apreciação pela obra.

Mas para não dizer que achei de todo ruim, as personalidades das personagens eu gostei muito! Pois o autor brinca muito com esteriótipos e clichês do gênero e os desconstrói.

Enfim, uma decepção para mim, mas tenho certeza que quem gosta do gênero vai se divertir muito.

Ilovetherain 20/11/2022

Traço perfeito! mas a história...
Eu pensei que seria uma vibe hanako kun mas n, achei a história muito tediosa e cansativa, é tão tediosa que eu demorei um mês para ler tudo!

André 10/03/2019

"do mesmo criador de Another"
Expectativa: suspense urbano com ênfase na pobreza e/ou nas relações de trabalho com prestadores de serviço

Realidade: Seinfield surrealista estrelando uma Samara nerd

Adorei

Jorge243 28/07/2023

Esperava menos e me surpreendi.
Não é bom... Mas também não é péssimo como imaginei.

Eu esperava uma história horrorosa e talvez por isso não tenha odiado.
Há momentos engraçados, bem na pegada Grand Blue, humor nonsense.

Tinha potencial pra ser algo grande (e bom).

Giuliano.Behring 01/12/2020

Achei confuso, promissor pra uma comédia
Nesse mangá você tem diversas histórias de uma personagem completamente aloprada que você não consegue lembrar o nome no final, achei engraçado, o mangaká consegue trazer muito bem as expressões e achei um tipo de comédia Shitpost q me agradou muito. Se você não se importa com histórias largadas pela metade e já tem uma experiência relativamente boa com mangás, esse é o mangá pra você

Micheli31 21/09/2021

Coin Laundry Lady (Volume Único)
Para quem já conhece as obras de Hiro Kiyohara, pode ficar facilmente decepcionado, pois não é de longe a melhor. Pessoalmente, achei uma leitura agradável e divertida, o enredo totalmente nonsense contribui muito para isso.

Raquel.Zabaleta 05/01/2022

doido
Esse foi o primeiro mangá que eu li e ele é muito doido, eu demorei um tempo pra entender como que funcionava mas depois que entendi curti demais por ele ser doido. Recomendo leiam

Bárbara Krüger Guimarães 10/03/2022

O que eu acabei de ler?
Sabe aquele mangá que tu não faz ideia do que ta acontecendo? Não chega nem aos pés desse.
É uma loucura sem tamanho, o tempo todo eu não sabia o que tava rolando, muito menos o objetivo, é uma loucura atrás da outra. Tem alguns momentos bem engraçados, mas chega a dar uma vertigem de tão "No sense" que essa obra é.