Du Côté de Chez Swann

Du Côté de Chez Swann Marcel Proust

Resenhas - Du côté de chez Swann

Leila.Cavalcante 08/04/2020

Eu não tenho nem roupa pra resenhar Proust, minha gente. Esse livro, a série Em busca do tempo perdido, aliás, deve ser a obra que eu mais temi começar a ler. Desde que ouvi falar dela, há muito tempo, que tinha essa vontade e me faltava coragem. Mas animada com meu francês Delf B2 eu resolvi encarar a aventura e começar com Du cotê de Chez Swan. De cara, já fui surpreendida com o fato de que a linguagem não é tão difícil. Eu disse “tão difícil”, porque, de verdade, não se trata de uma leitura leve. As frases são longas, às vezes tem um parágrafo que ocupa uma página inteira, com estruturas mais complicadas que exigem um esforço intelectual maior, mas perfeito pra botar o francês à prova. Nenhum reproche à narrativa de Proust, até porque quem sou eu na fila do pão, não é mesmo?
A história é narrada em primeira pessoa e conta a vida do narrador-protagonista de uma forma bastante minuciosa. Até quem não conhece o livro já deve ter ouvido falar da Madeleine de Proust. São muitos detalhes e é inevitável que algo passe despercebido, eu mesmo tive que voltar várias vezes pra reler a página.
Como eu disse, é uma leitura densa, exige tempo e atenção redobrada. Não é nada feliz, inclusive tem partes angustiantes. Mas é maravilhoso, é literatura em seu estado mais sublime.