O Beijo do Sol

O Beijo do Sol Lilian S. Bastidas

Resenhas - O Beijo do Sol

Blog Stalker Literária 06/04/2018

Hoje trouxe pra vocês a resenha de um livro nacional que me chamou muita atenção desde que li a sinopse, afinal ele tem uma pegada bem zen, Indiana, e como nunca li nada do tipo estava super curiosa.

O livro é dividido em duas partes, todas elas relacionadas com cores, e por mais que no começo você pense que isso não tem muito sentido, quanto mais lê o livro mais gosta da forma com que a autora diagramou essa obra, pois tudo faz sentido no final, tudo se mostra completamente inteligente e encantador. Essas divisões fazem também com que o livro seja dividido em "duas histórias", é meio complicado explicar sem entrar em detalhes, mas como disse tudo faz sentido no final.

Na primeira parte conhecemos uma protagonista que passou uma infância complicada, com uma mãe que só se importava com a beleza e a riqueza de seu casamento, e que um dia perde tudo, levando a família novamente a miséria e a dificuldades extremamente mais complicadas.

Quando essa protagonista cresce e arruma um casamento tudo na sua vida parece errado, pois esse casamento não possui amor, é regado por consumismos e traições, o que leva seu casamento à ruína e a faz repensar em sua vida, de modo que ela tenta encontrar no Yoga um equilíbrio.

“Minha vida era fácil, não tinha um trabalho,nem era capaz de manter meu próprio sustento. A única circunstância que me trazia garantias era o fato de ter me divorciado de um homem generoso, que embora traído e desprezado enquanto estávamos casados, ainda mantinha uma incompreensível consideração por mim”.
Mas é quando ela ganha uma viagem de presente de seus amigos que seu mundo parece realmente mudar, decidida a conhecer melhor a Índia ela acaba trocando seu destino, e é lá que ela conheceria melhor templos budistas, aprenderia melhor sobre meditações e encontraria finalmente sua paz.

Essa parte do livro foi a que mais me prendeu, é encantador acompanhar a viagem dessa protagonista, e vemos como podemos mudar quando encontramos o nosso equilíbrio, quando encontramos algum tipo de paz.

A autora trabalha muito bem a temática budista, é tudo bem explicadinho e faz com que o leitor tenha vontade de embarcar em uma jornada semelhante. Gostei muito também da pegada sobrenatural que há na história, deixando tudo ainda mais interessante e o leitor cheio de curiosidade para saber o que é realmente real.

“Aprendi a amar aquele universo, aquelas aventuras e aqueles seres maravilhosos mais que qualquer outra lembrança alojada na memória. Aprendi também que qualquer apego carrega consigo a implícita lição de que devemos nos libertar”.
Já na parte dois temos uma história paralela sobre a autora do livro “O Beijo do Sol”(onde a história se complica um pouco mais para ser compreendida), onde ela conta suas experiências ao escrever o livro, seu relacionamento de anos mal sucedido, sua viagem a Espanha que deu origem a história do livro e sua decisão de ir para Índia que também não aconteceu por conta do destino que envolve todo a história do livro.

Confesso que durante a leitura que por sinal é bem fluida, muita coisa parecia não fazer sentido algum, mas com um pouco de esforço consegui encaixar bem esse quebra-cabeças e achei a história muito interessante.

A história é muito enigmática, ás vezes ficava com a sensação que a história estava perdendo o rumo, mas como disse no começo dessa resenha, quando você chega ao final dessa leitura, os personagens, lugares, frases soltas fazem sentido de uma hora para outra e foi muito bonito o desfecho, mesmo sendo muito difícil montar o quebra-cabeça, mas vale a pena o esforço.

O livro esta lindo, uma capa que reflete bem o clima da história com início de capítulo com desenhos de mandalas bem estilo indiano. Gostei muito dessa história, se você procura um livro leve, cheio de mensagens lindas essa é uma leitura mais do que indicada.

site: http://www.stalker-literaria.com/2018/02/resenha-o-beijo-do-sol-lilian-sbatisdas.html