As Meninas e o Poeta

As Meninas e o Poeta Manuel Bandeira

Resenhas -

Jacque Spotto 13/10/2021

Impossível falar de poesia brasileira e não vir à mente logo Manuel Bandeira não é mesmo? Um dos maiores poetas brasileiros também escrevia poemas às crianças, isso mesmo. Manuel Bandeira não tinha filhos mas conhecia várias crianças de seus amigos e familiares, e toda vez que havia um
aniversário, batizado ou data especial, o poeta não lhes dava um simples presente adquirido em uma loja, ele fazia um poema. Quer presente mais significativo que receber um poema feito somente para você?
Essa era a forma que o poeta via para agradar seu ente querido, não somente as crianças mas também aos seus amigos.

E com esse ato tão bonito, ele pôde reunir todos esses poemas dedicados aos amigos e seus filhos em um livro, chamado "Mafuá do malungo", palavras de origem africana que
significa "bagunça entre amigos". E deste livro foram retirados todos os poemas que eram direcionados às crianças originando o livro "As meninas e poeta". Nele encontramos pequenos poeminhas com uma delicadeza que somente Manuel Bandeira poderia escrever. O título de cada um é o nome do próprio presenteado.

"Marisa
Muitas vezes a beira-mar
Sopra um fresco alento de brisa
Que vem do largo a suspirar?
Assim é o teu nome, Marisa,
Que principia igual ao mar
E acaba mais suave que a brisa." (p.49)

Em cada página há uma linda ilustração que, na minha opinião, é um dos mais belos que já vi sobre poesia para crianças. Maurício Negro, o ilustrador, conseguiu captar todo lirismo do poeta e transformá-lo em uma imagem delicada e graciosa.
Cynthia 30/03/2023minha estante
Que resenha bonita. Acabei de comprar o livro e estou esperando chegar.

Jacque Spotto 28/04/2023minha estante
Ahh que bom que gostou Cynthia. Espero que tenha gostado do livro. ??