Agentes da fé

Agentes da fé Daniela Buono Calainho

Resenhas - AGENTES DA FÉ

yuri29 08/04/2013

Uma obra com alta riqueza de detalhes no relacionamento dos Familiares, os agentes do Santo Ofício, para com a população colonial. Neste livro, são desmistificados algumas teorias, que normalmente, são sustentadas pelos leigos, como por exemplo o uso da tortura e o da mais alta penitência aplicada por esse tribunal: A fogueira. O uso desses métodos era extremamente limitado pelos superiores dos Familiares, afim de evitar a banalização destes.
Aos leitores mais ávidos por mesclas nos usos de termos históricos, "Agentes da Fé" pode não ser uma boa opção. Boa parte desta obra apresenta usos excessivos de um conjunto de termos e conceitos, porém, a não utilização destes, poderia acarretar em um prolongamento desnecessário à obra.
Em suma, "Agentes da Fé" é uma ótima leitura para quem procura um livro que atenda às tendências acadêmicas, ou aos que desejem somente uma fonte confiável sobre o tema.