Livro das Mil e Uma Noites

Livro das Mil e Uma Noites Anônimo

Resenhas -

Rebeca_Moledo 20/02/2024

Esse livro é maravilhoso (apesar de bizarro) e essa edição é perfeita, principalmente envolvendo tradução. É um livro muito bom para estudar contos Árabes, e ainda dá para se divertir no processo.

Angela.Ataide 31/01/2024

Um livro cheio de histórias antigas, muitas me prenderam. Gostei da tradução, muito bem feita e fluiu bem a leitura.

celiabowen 18/01/2024

Sei nem como fazer essa resenha, apenas dizer que é tudo muito doido! Tem umas histórias muuuuiiito esquisitas que eu fiquei ? e tem história cômica, verdadeiramente insólitas!
E fazer um grande elogio à essa edição da biblioteca azul e ao trabalho maravilhoso do Mamede Mustafa Jarouche que traduziu tudo isso e colocou muuita informações tanto na introdução quanto nas notas de rodapés e anexos. Sério foi um trabalho muito elaborado de pesquisa!

Gabriely 15/01/2024

Algumas histórias prendem muito, outras em compensação são enfadonhas. Umas muito engraçadas, outras bem tristes. Não necessário ler em ordem, livro muito bom, um dos meus títulos preferidos da literatura universal. Não sei quando vou encarar os próximos volumes, mas vale muito a pena conhecer a história de Sheherazade e rei Xariar.

brunaentrelivros 30/08/2023

Interessante
O livro começa nos introduzindo a cultura e ao idioma, o que ajuda demais ao decorrer da história, pois existem muitas palavras diferentes e traços da cultura que precisam de um contexto.
A história é antiguissima e eu tenho que dar os parabéns a tradução da Biblioteca Azul que deixou o texto super atual sem perder a originalidade da obra.
Tudo começa de uma história absurda e se transforma em uma grande metalinguagem. A história dentro da história dentro da história.
A diferença de costumes e a cultura totalmente diferente vão te dar um choque em alguns momentos, mas acho importante não usar de anacronismos em uma obra como essa.
Essa é apenas a primeira parte, que mesmo cansativa em algumas vezes, nos leva a diversos lugares e nos apresenta a personagens muito interessantes. Mesmo que tenha demorado muito pra concluir, me sinto instigada para ler o restante dessa (longuíssima) história.

Amanda.Faccin 31/07/2023

As mil e uma noites?
Apesar de um livro muito antigo, do século X d.C, é de fácil entendimento, acredito que seja por causa da tradução que é cheia de notas de rodapé pra auxiliar e tbm pq tem várias adaptações que tbm são avisadas nas notas de rodapé.
Eu achei um livro muito criativo, e algumas histórias são até cômicas, porém, ao decorrer fica chato e cansativo pq é bastante repetitiva as falas da sherazade.
Mas sobre a história em si, se inicia com um sultão, que após ser traído e por ver que seu irmão q tbm foi traído, decide matar a esposa e fala que nenhuma mulher é fiel e que toda noite irá casar com uma e pela manhã irá matá-la. E assim ele fez por alguns anos até que a Sherazade, com um plano em mente, se casa com ele e pede a sua irmã para que peça a ela quando estivesse junto com o sultão, que contasse uma história, assim ela inicia uma história q não tem fim, ela inicia e no clímax ela interrompe e diz que irá continuar na noite seguinte se o rei preservar a vida dela, e por ser muito interessante ele acaba cedendo.
Gostei muito da leitura, apesar de lenta, e estou ansiosa pela continuação, assim que estiver com ela em mãos( tá muito caro o volume 2 KKKKK)

Aline Oliveira 31/03/2023

1001 Noites
Demorei um pouco pra me adaptar ao ritmo da narrativa, mas foi bom pra passar o tempo e tem histórias bem engraçadas.

regis49 03/03/2023

Que livro bom!! Demorei um pouco para ler, por causa da correria, mas tem cada história kkkkkkkkk. Tô doida para ler os outros. Mas é muito bom e prende você nas histórias! Ameii

Eduardo 03/03/2023

Mul e uma Noites
Primeiro livro de uma obra colossal. Apesar do tamanho, a leitura flui rapidamente. No entanto, não é uma leitura que deva ser corrida...

Taci.Souza 28/02/2023

A proposta do Livro das Mil e Uma Noites é incrível: usar histórias como garantia de sobrevivência. Essa premissa, associada a perspectiva de uma personagem feminina assumindo o controle, sempre me fascinou. Não sei de quem foi a ideia de reunir esse tesouro da cultura Árabe nessa coletânea tão rica e preciosa, mas foi uma ideia fantástica. Embora apresente constantes repetições ao longo da narrativa (algo comum em se tratando de coletâneas dessa natureza) a leitura se mostrou interessante, surpreendente e reveladora.

Carol.Coutinho 05/02/2023

As noites se prolongam com histórias dentro de histórias. Algumas interessantes, outras nem tanto, porém acho que vale a pena a leitura.

milliaways 29/01/2023

Um espetáculo de bons augúrios, mas também de misoginia e muitas coisas. Dá pra ver como que o ódio por mulheres é enraizado na cultura árabe. Ao mesmo tempo, uma obra de literatura muito valiosa, que explica vários conceitos da atualidade.

Rafael 28/01/2023

Livro interessante pelo contexto da sociedade árabe/asiática, culturalmente muito rico. Porém alguns passagens repetitivas acabam tornando o livro arrastado. Apesar de tudo, pra mim, é um daqueles livros pra ler antes de morrer, a história não é a invenção da roda, mas a sua importância literária é enorme.

Breno.Leme 08/01/2023

Agora entendo a grandiosidade desse livro
Uma vez quando adolescente, me deu estalo na mente comprar A Divina Comédia, achei tudo muito grandioso e nunca mais li nada assim. Tenho uma estante com centenas de livros (quase chegando a mil), mas fazia tempo que não lia algo assim que eu pensasse ?meu Deus, preciso compartilhar isso com um amigo?. As histórias hoje é tudo muito bobinha geralmente, tem livro bom, mas olha o tanto de livro que parece a mesma baboseira que é lançada com aquelas capas sempre com 2 jovens, desenhado numa arte digital com cores pastéis e falam sempre são colocados como gênero de Romance, mas estes autores esquecem quem romance nem sempre precisa ter amor romântico? e pra mim fica muito engessado o gênero.
Um romance excelente que saiu inclusive na Arábia Saudita é do sapinho Firebelly: Uma Viagem ao Coração do Pensamento.

Enfim, passado um tempo nunca mais li nada desse tipo, até que li Sherazade do Sérgio Toppi e fiquei tão maravilhado que fui atrás dos livros traduzido pelo professor Mamede Mustafa.

E que livro! Posso dizer que entendo do porque ser milenar, cada história grandiosa que chego ficar boquiaberto e, falar que falta ?fantasia?? é criminoso, a história do gênio da ?lâmpada? que na verdade é um demônio que ficou preso num jarro de chumbo é incrível, desde o primeiro momento que o jovem encontra o ifrit, até o a parte que eles começam contar histórias mirabolantes é sensacional. Tem uma passagem de um castelo transformada em pedras pretas tipo ônix e dentro dele tem um cara que foi amaldiçoada pela prima e ficou metade humano e metade pedra e como vai escalonando é demais! Mas entendo a galera reclamar que é bem machista, até o professor fala na apresentação da última fraudação do livro 5, tem um vídeo que ele fez no YouTube sobre isso, ficou muito bom.

Enfim, já comprei todos os 5 livros e estou lendo mais e mais, tem umas passagens muito pesadas, mesmo falando que esse ramo é sírio, a maioria dele passa no Iraque, achei bem maneiro, não é um país que comumente escutamos falar. Ma