Celticos: O Início - Duncan McAndrews

Celticos: O Início - Duncan McAndrews Enrico Barale

Resenhas - Celticos: O Início - Duncan McAndrews

LT 26/03/2018

Fala galera, aqui quem fala é o Júlio, e essa semana o assunto é literatura nacional, vou falar um pouco do autor Enrico Barale e seu livro “Célticos – o início”, que conta a história de Duncan McAndrews. Vamos lá?!

O autor, nascido em 1977, começou sua carreira na escrita em 1996 e Célticos é a sua obra de estreia, e sinceramente, ele estreou muito bem! Com uma história bem envolvente e personagens que nos fazem torcer por eles e que vemos amadurecer ao longo do livro.

Duncan McAndrews era um humano comum, que resolveu viver sua vida em aventuras das mais diversas, chegando a ser um pirata e mais tarde aceitando passar o restante de sua vida como vampiro ao encontrar Ivan, um vampiro poderosíssimo que o transformou. A personalidade de Duncan acaba atraindo todos ao seu redor e ele consegue aliados com facilidade nos domínios de Ivan. Desse grupo, se formou o clã Célticos, liderado por Duncan. Os laços entre os personagens são bem explorados pelo autor e fundamentais em certas partes da história.

Algo bem retratada são os dons dos vampiros, assim como suas fraquezas, desde controle sobre o fogo até telecinese. Duncan e seus aliados são bem poderosos e não deixam dúvidas quanto a isso durante as lutas que travam ao longo dos séculos. Quanto às fraquezas, temos um clássico, o sol é o maior inimigo deles, causando suas mortes quase instantâneas se expostos à sua luz.

Vários dos personagens que surgem na trama cativam o leitor (não apenas o próprio Duncan), o autor trabalhou bem nisso e todos tem personalidades bem diferentes. Em minha opinião, com destaque para Norah, ao lado de Duncan, melhor personagem da trama, sua história recebeu um capítulo inteiro para ser contada e é interessante demais ver como ela se desenvolveu, suas motivações e seus enormes poderes. Vemos desde o início que Duncan é impetuoso, destemido e a princípio imprudente, no entanto o personagem amadurece bastante ao longo do enredo, mesmo não perdendo seu jeito jovial e confiante.

Estão presentes no livro vários elementos da literatura fantástica, não só os vampiros, mas muitos outros tipos de criaturas e cenários, o que nos traz batalhas bem intensas e violentas. Esse é outro destaque da obra, as lutas são muito bem desenvolvidas e de proporções gigantescas em alguns casos. Há algumas reviravoltas bem inesperadas durante a trama que só deixam tudo mais emocionante. E o final... O final nos deixa com mais vontade de ler a continuação, pois surpreende muito e mostra que a história ainda tem muito para nos mostrar, além de descobrirmos algo chocante. Torço, sinceramente, para que o autor continue com a saga, o livro é muito bom, mesmo!

Falando um pouco da edição, a capa ficou ótima, mostrando o ponto de encontro dos Célticos e um personagem que, por controlar o fogo, creio ser Duncan. As páginas são brancas e a fonte tem um bom tamanho. Os capítulos são um pouco longos mas nada que deixe a leitura cansativa, pois é tudo muito dinâmico, muita coisa acontece ao mesmo tempo.

Em minha opinião, um livro que merece ser lido, que nos traz uma ótima história e aborda o tema vampiros de uma forma diferente da que estamos acostumamos nos últimos anos, ficando mais perto dos vampiros clássicos, personagens cativantes, um ótimo exemplo da literatura fantástica. Recomendo demais a leitura!

[QUOTE] “Algo errado?”
“Sim! De todos que conheci, que transformei, és o único cuja mente não consigo sondar.” [...]

[QUOTE] “Desejas terminar?”
– Daemon pensou por alguns segundos e respondeu: “Sim, desejo arrancar a cabeça desse verme! Depois disso podes atear fogo em tudo.” [...]
____________________________________________

Até a próxima semana!

Resenhista: Júlio César Cavalvantti.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/
Enrico.Barale 26/06/2020minha estante
Puxa Júlio gostei bastante da sua resenha!!
Desculpe a demora em vê-la!
Meu caro, simplesmente demais mesmo, e sim terá continuação, ainda estou trabalhando na obra e garanto que será tão boa quanto a primeira!! Obrigado por ter lido o livro, fico muito feliz que tenha gostado!!

Cabine de Leitura 22/12/2017

Inovando no tema.
Mitologia, folclore ou realidade? Não se sabe ao certo. O que sabemos é que o aparecimento dos vampiros foi registrado em várias culturas a centenas de anos. Variando de povo para povo, geração para geração, as formas de repelir e aniquilar os vampiros variam.
Em 1897 Bram Stoker, definiu as características vampirescas com seu popular livro, Drácula. Outro marco para este tema foi o filme do cinema mudo alemão de 1922, Nosferatu. Com o passar do tempo o tema ganhou algumas peculiaridades e todos vimos isso na série Twilight (Crepúsculo), da autora Stephenie Meyer.

Agora que vamos a resenha quero que o caro leitor esqueça tudo isso que marcou o gênero e se abra para novo, pois em Célticos, não vamos ver vampiros se apaixonado por mocinhas indefesas, nem alho sendo pendurado nos pescoços para afastar as criaturas. Eu os convido a "entrar" e se surpreender com essa fantástica história.

Ivan Klaus Young é um rei tirano, que a muito tempo rege com mão de ferro o seu clã, com atitudes impensadas e palavras sem sentidos. Atualmente ele é um ser transformado, mas que continua a reinar e em suas andanças pela terra agrega novos servos, com a promessa de uma vida de aventuras ao seu lado.

É sempre noite quando os monstros surgem, é sempre pelas sombras que o mal avança.

Duncan McAndrews, é o escolhido da vez, mas não se conforma em ser cria de um rei desprezível como Ivan. Dentro do castelo, Duncan vai conhecer vampiros que pensa como ele e juntos prometem dar um novo rumo a monarquia tirana.

Agnar, Fergus, Juliete, Daemon, Trissa e Duncan, todos vampiros do mesmo clã, servindo ao mesmo senhor e todos ansiosos por liberdade. Vão treinar seus dons por 65 anos para enfrentar o poderoso rei.

Exatamente em vinte e um de agosto de mil setecentos e vinte, o castelo foi tomado e um clã foi liberto graças a Duncan e seus amigos. Tudo que poderia mudar mudou e ele partiu para libertar antigos territórios de Ivan, para enfim fundar seu próprio Principado.

Uma antiga profecia começa a se cumprir e Ivan agora está morto. Mas isso não quer dizer que seu poder esteja extinguido, ele ainda vai dar trabalho com uma batalha sangrenta para acabar com o traidor.

Nessa caminhada, o protagonista alcança quase tudo o que almejou: amor, amizade e infelizmente a solidão. Pessoas e amigos chegam e se vão, seja porque morrem ou simplesmente porque partem para libertar outros clãs, mas Duncan vai sobrevivendo, se torno cada vez mais forte e quem sabe não se aproximando de sua "vida" eterna como vampiro.

Uma nova batalha se aproxima, seres mitológicos entram na briga e será através de uma poderosa bruxa e um elfo negro que a missão de Ivan, deverá ser cumprida.
Um guerra é travada e os seres noturnos vão sendo dizimados, criando pânico e intrigas desfavoráveis aos vampiros. Caberá a Duncan, e o que restou de seu clã, colocar um fim nesse derramamento de sangue.

Quando disse para o caro leitor esquecer tudo que já viu sobre vampiros eu não estava brincando. O livro é inovador e vai muito, muito além de vampiros.

Enrico Barele trouxe uma nova perspectiva ao tema, com personagens cativantes, uma trama extremamente bem articulada e um breve romance capaz de deixar qualquer leitor nostálgico.

A construção dos personagens, suas características e dons individuais é de suma importância para o desenrolar das batalhas. Desde os lupinos que surgem no enredo até mesmo a serpente do mar, são relevantes para história em si.

Apesar dos longos capítulos, o enredo é ágil e fluído, fazendo com que as páginas decorram sem percebermos. Em um determinado capítulo temos alguns trechos exaustivos, mas quando acabei ele pude perceber o porque de ser exaustivo. O protagonista não aparece! Fiquei o tempo todo achando que ele faria uma entrada triunfal e ele não aparece, mas quando começa a nova parte e me deparei com ele, fui com tudo outra vez. Duncan me conquistou rsrs.

E o que falar do romance entre Trissa e Duncan?! O casal foi tão bem elaborado, que em momento algum esquecemos que antes de serem parceiros eles são criaturas da noite, que vivem suas individualidades pela escuridão. Não é nada melodramático é apenas sentimento, que mesmo assim me deixou torcendo pelo reinado deles.
Mesmo se tratando de uma série, Celticos: O Início - Duncan McAndrews, tem um excelente final, um desfecho para deixar qualquer um pensando: e se tivesse um depois?!
Sabe quando você lê um livro único e fica pensando: o que acontece depois do felizes para sempre?!
Acredito que a resposta dessa pergunta venha no segundo volume, mas o que mais está martelando na minha cabeça é o Epílogo... como pode um autor fazer isso com o pobre leitor?! Minha mente este em frangalhos por tentar imaginar o que virá daquilo, várias teorias loucas estão passando pela minha cabeça, então só me resta aguardar para conferir.

Finalizo a resenha ressaltando ao leitor: esqueça o que já viu e ouviu sobre o tema, se abra para o novo, porque Célticos veio para quebrar os paradigmas.

site: https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/12/eu-li-celticos-o-inicio-duncan-mcandrews.html

@biaentreleituras 06/11/2017

Duncan McAndrews nasceu no século XV, cansado da vida que tinha na fazenda resolveu sair de casa em busca de aventuras. Passado algum tempo viajando sozinho, ele conheceu Ivan Klaus Young, uma figura enigmática, mas que lhe fez uma oferta tentadora: Aventura eterna! Tudo o que Duncan procurava.

E foi assim que Duncan se tornou um vampiro. Ivan lhe instruiu nos primeiros momentos, ensinando como caçar e se alimentar, explicou tudo (ou quase tudo) sobre a sua nova condição. Duncan confiava em Ivan, mas não demorou a perceber que havia algo de errado, Ivan não era quem se mostrava ser.

Duncan descobre que Ivan mantém suas crias (vampiros que ele transformou) como seus escravos e arquiteta um plano brilhante para se libertar. Poucos vampiros são de sua confiança e são esses que o ajudam e levar o plano a diante, sempre com muita cautela, pois Ivan é poderosíssimo. Depois de muita luta eles conseguem destronar o Ivan e pensavam que estariam livres dele, como estavam enganados, Ivan ainda daria muito trabalho!

Duncan e seus amigos vampiros fundam um novo clã, os Celticos. Eles são fortes e com o passar do tempo vão aperfeiçoando as suas habilidades. Mas eles descobrem que não são as únicas criaturas da noite existentes, há uma grande variedade de seres noturnos camuflando-se entre os humanos, alguns não representam nenhum perigos, já outros...

Duncan e os vampiros que o acompanham não fogem de nenhuma luta, quando veem a necessidade de entrar em uma se preparam para isso. O que lhes rende batalhas sangrentas. O grupo enfrenta inimigos impetuosos e reage à altura de cada um deles, mas um em especial está incomodando e ameaçando mais que qualquer outro, este conhece as fraquezas, os medos e os pensamentos mais íntimos de Duncan e o deixa verdadeiramente preocupado.

Leia a resenha completa lá no blog > https://goo.gl/tr4BDV

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br