Angola Janga

Angola Janga Marcelo D´Salete

Resenhas -

Allison 17/08/2023

Obra máxima de D'Salete e das historias em quadrinhos do Brasil
No posfácio da edição D'Salete afirma que essa não é "a" historia de Palmares e sim "uma" historia de Palmares, para o autor é fácil afirmar isso, para nós leitores, após a conclusão da obra é quase impossível fazer a distinção afirmada pelo autor, para mim, esta não só é "A" (com a maiúsculo) historia definitiva de Palmares, como também um norte de como se narra uma historia em quadrinhos.
Imagem alguém, um trabalhador com pleno domínio de sua função, é assim que vejo o Marcelo D'Salete nesta obra, narrativa enriquecedora e potente, que dá angustia e cria situações que envolvem os mais variados gêneros de uma narração, drama, ação, mistério, tudo esta aqui envolto no preto e branco de um mestre (destaque para as transições absurdas, confiram a que ocorre a partir da página 366, domínio pleno da narrativa).
Álbum que merece estar no panteão das grandes historias em quadrinhos do Brasil, quiçá, mundial, ao menos para este que escreve, ganha um lugar especial na estante e no coração.

Gabo 23/09/2023

Uma ótima história em quadrinhos sobre o Quilombo de Palmares. Traço de desenho maravilhoso, roteiro bem tramado. Uma forma encantadora de contar a história da resistência negra no Brasil colonial.

regifreitas 18/03/2018

A história dos africanos trazidos como escravos para o Brasil ao longo de mais de quatro séculos ainda representa uma grande lacuna em nossas escolas. Toda uma cultura, representante de uma parte essencial da nossa formação, ainda merece pouco espaço nos livros de história. Este trabalho de Marcelo D'Salete procura redimir em parte essa omissão.

Durante onze anos o autor pesquisou sobre Palmares (Angola Janga, ou "Pequena Angola" para seus habitantes), a fim de contar uma história que se tornou símbolo contra a escravidão em nosso país. Angola Janga, formada por escravos fugitivos a partir do final do século XVI, em Pernambuco, tornou-se, na época, um centro de resistência, defrontando-se tanto com os ataques militares das forças coloniais portuguesas, quanto dos militares holandeses.

Ao contrário do que se pensa, Palmares não era apenas uma localidade, mas sim constituído de diversos núcleos de povoamento (mocambos), sendo sua capital, Macaco, formada por uma população equivalente às maiores cidades brasileiras do período – cerca de seis mil habitantes. Para se ter uma ideia, o Rio de Janeiro, em 1660, tinha uma população de sete mil pessoas – incluindo aí os indígenas e africanos. Importantes figuras histórias estão associadas ao nome de Palmares, mas seu mais conhecido e lendário líder foi Zumbi, figura inspiradora para a criação do Dia da Consciência Negra.

O trabalho de D'Salete é uma obra importantíssima para entender sobre um dos momentos mais significativos e definidores (e pouco conhecido) da história do Brasil.

z..... 14/07/2018

Quando encontrei essa obra na livraria pensei que era contextualizada em Angola e, numa rápida folheada, logo percebi que tinha em mãos uma excepcional HQ sobre a história do Brasil, o que reitero agora no pós leitura. É uma visão sobre o Quilombo de Palmares (Angola Janga) em eventos, caracterizações e personagens pouco conhecidos. Muita coisa se separa do mito criado (como o suicídio de Zumbi), vemos percepção diferenciada sobre o quilombo (formado por várias localidades, os mocambos) e as principais personagens tem vida apresentada em momentos marcantes, decisivos para os dramas que iriam se desenrolar sobre Angola Janga.
O quilombo é um sonho, ideal de libertação para alguns e também um estorvo e oposição para outros, em histórias cruzadas entre as personagens. Particularmente, das onze partes em que a HQ foi idealizada, achei "Cicatrizes" uma das mais impactantes.
A arte tem poesia visual, com traços simples e delicados valorizados em ilustrações em preto e branco, fluindo com texto econômico e pouca participação do narrador. Algo muito expressivo, opondo-se a simplicidade aparente, instigando a criticidade interpretativa em leitura de avançar rápido e prazeroso nas mais de 400 páginas.
Gostei bastante, incluindo o anexo final com informações importantes para a idealização.

Sabrina 25/09/2018

Obra incrível!!
Trabalho magnífico, história de Zumbi e seus companheiros.

Kekeu 01/01/2020

Raízes
Uma obra que mescla ficção e realidade evidenciando a necessidade do reconhecimento de nossas raízes. Marcelo chamou minha atenção com Angola J. e sem dúvida vou procurar outros trabalhos.

Marcone.Procopio 25/05/2020

Literatura em quadrinhos maravilhosa, impeca?vel, difi?cil de descrever. Projeto gra?fico com capa dura, lindo. A real histo?ria do Brasil sendo contada por inu?meros autorxs e editoras independentes. Angola Janga enobrece ainda mais Zumbi.

Ize 15/11/2020

Um trabalho impecável com um ótimo embasamento teórico.

Evilanne 30/05/2021

Palmares ilustrada e com enredo excelente
Eu adoro quadrinhos, pois costumam ser leituras mais fluidas e as ilustrações trazem detalhes de um jeito diferente comparada ao uso único das palavras. E esse quadrinho escrito por D'Salete é uma obra impressionante em diversos sentidos: não só pelas ilustrações muito bem feitas, mas pelo enredo tão bem construído, de um jeito que as cenas presentes e memórias das personagens têm uma dinamicidade única, trazendo dados históricos na medida certa... Tudo resultado de 11 anos de pesquisa e trabalho do autor (não a toa, inclusive ganhou o Jabuti).

Só sei que foi tão boa a leitura que, em um final de semana, as 400 e tantas páginas voaram! Recomendo demais a leitura, não só pela obra em si, mas também pela importância histórica dos acontecimentos de Palmares.

Evilanne 30/05/2021

Palmares ilustrada e com enredo excelente

Yasmin | @pernambookanas 01/06/2022

Sinopse: Angola Janga, “pequena Angola” conta a história de um dos maiores quilombos que existiram – o Quilombo dos Palmares. Formado no finzinho do século XVI, esse grupo resistiu ao decorrer dos séculos, tornando-se hoje um dos símbolos de resistência da população negra, tanto que tem o dia da consciência negra o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Gente, essa história em quadrinhos é um primor de tão linda. Se eu fosse definir uma palavra para descrever essa história seria: resistência. Os palmarinos resistiram no decorrer dos séculos nas batidas que eram promovidas pelos diversos governos. A sua história é lembrada até os dias atuais pela sua força contra um regime que totalmente lhe exploravam.

Sei que é uma resenha bem diferente das quais vocês estão acostumados. Mas, eu precisava ressaltar o trabalho maravilhoso Marcelo D'salete em fazer essa história, é notável a pesquisa que ele teve. Muitos tem na cabeça de que se for narra um fato histórico, a história se torna chata. Preciso dizer que essa afirmação está devidamente equivocada, a história prende no início ao fim!

Angola Janga é uma excelente HQ. Não sou muito especializada nesse segmento, tive pouquíssimos contatos, por realmente não conhecer muitas obras. O que importa dizer é que essa obra é perfeita! Se você gosta de história, com certeza irá gostar da obra. Recomendo!

Rafael Gonçalves 13/02/2023

Obra-prima!
HQ fantástica, a escrita é fluida e a história nos envolve a cada novo capítulo, sem contar que os desenhos são incríveis, Marcelo D'Salete brilha!

Bruno Araújo 20/03/2023

ZUMBI DOS PALMARES NO CERNE DA HISTÓRIA BRASILEIRA
"Angola Janga: Uma História de Palmares" é um livro de história em quadrinhos escrito e ilustrado pelo autor e historiador brasileiro Marcelo D'Salete. O livro conta a história do Quilombo dos Palmares, um dos maiores e mais duradouros quilombos do período colonial brasileiro, que existiu no atual estado de Alagoas entre os séculos XVII e XVIII.

A narrativa segue com a formação de Palmares, liderada pelo lendário Zumbi dos Palmares. D'Salete apresenta as batalhas, conflitos internos e externos, e a cultura do quilombo, mostrando a vida cotidiana e a resistência dos africanos escravizados contra a opressão colonial.

Uma das grandes qualidades do livro é a forma como D'Salete combina precisão histórica com uma narrativa envolvente e emocionante. Ele retrata a brutalidade da es²cravidão e a resistência dos quilombolas sem rodeios. Através das ilustrações poderosas, que parecem transitar como cenas de um filme, o autor consegue transmitir a força e a dignidade dos personagens e tornar a história viva e impactante.

Outra característica importante de ?Angola Janga? é a forma como o autor destaca a contribuição dos africanos escravizados para a formação da sociedade brasileira e como resgata a história e cultura africana no Brasil. Além disso, o livro mostra a importância da organização comunitária, da liderança negra e da solidariedade para a resistência e a luta contra a opressão.

Em suma, Angola Janga é um livro excepcional que combina a arte com a história para apresentar uma narrativa emocionante e precisa sobre um capítulo importante da história do Brasil. A obra é uma importante contribuição para o entendimento da cultura afro-brasileira, da história da escravidão e da luta contra a opressão. Recomendo fortemente a leitura.

NOTA: ?????

SIGA O MEU PERFIL PARA MAIS CONTEÚDOS LITERÁRIOS: instagram.com/mrandmrjones

Isabela 04/04/2023

Importantíssimo
Acho que a história que o livro traz é de extrema importância para debates sobre escravidão e a realidade dos escravos que viviam em engenhos e mocambos. Agradeço muito ao autor por criar essa obra e colocar tantas informações históricas importantes nele.
Eu não sou muito fã de quadrinhos e confesso que no começo me perdi diversas vezes na história, mas na medida que eu ia avançando na leitura, eu consegui me achar.
Adorei saber que chamavam Palmares de Angola Janga, significando "pequena Angola" achei muito fofo ksksksks.

Ana Lívia 14/04/2023

O quadrinho é muito bonito e a forma como a história é muito interessante, com muitas informações a mais no final sobre Palmares e as disputas envolvidas.