O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Ana 08/10/2021

O livro é muito bom, como todos sabem, a Agatha Christie arrasa nos mistérios, pra variar, não descobri o assassino. O que me incomodou foi a leitura ter sido meio arrastada no meio... mas o final é maravilhoso e compensa. Indico pra vc que gosta de um bom suspense =)

Daiane499 28/09/2021

O mistério do trem azul
O começo foi meio lento e não me prendeu tanto. Mas é muito bom! Como sempre não consegui descobrir o assassino e fiquei em choque com o final.
A escrita é bem complexa e pode chegar a ser difícil.
A história é ótima e o desfecho do caso também.

? A vida é como um trem, mademoiselle. Ela continua.

Gláucia 20/09/2021

Muitos personagens sem conexão aparente e conforme a história vai "andando" eles se conectam de uma forma sutil e de grande importância para a história.
Como sempre, Agatha conseguiu as suas incríveis reviravoltas e me fazer de palhaça (apesar que um dos meus palpites estava certo), mas isso é o que eu mais gosto nos livros dela, o fato de não ter certeza de nada, de mudar de opinião a cada nova pista, de usar o cérebro e me desprender da realidade.

Wes 18/09/2021

A vida é como um trem...
Mais um de Agatha Cristie, com a excêntrica participação de Hercule Poirot, concluído. Eu já não tenho muito mais o que falar que seja diferente de trama incrivelmente mirabolante, pq foi examente dessa forma nesse livro o que, como sempre, fez eu me apegar à história. Mas dessa vez eu demorei um pouquinho mais a me prender, claro que a introdução aos personagens e toda aquela contextualização são necessárias pra chegar ao final, mas mesmo sabendo disso eu custei demais, achei um pouco lento o começo. Pra falar a verdade fica mais interessante só depois que o Hércule aparece e é quando as coisas ficam mais movimentadas e até os outros personagens ficam mais interessantes principalmente um certo provável futuro casal... Esses dois me apeguei muito a eles a ponto de ficar muito feliz que meu palpite tava certo e ele não ter sido o culpado?.

Certo, falemos agora sobre o final e a resolução do caso: é a parte que mais gosto , que é onde aparece as explicações e conclusões de Poirot que ele sempre faz de forma efulsiva KKK. Não foi algo tão surpreendente assim e isso eu associo ao fato de ter um certo conhecimento sobre a personalidade de Poirot e de como a mente dele funciona. As vezes eu me sinto o próprio Hastings ?, tem certas coisas que ele fala e a forma como ele fala que já dá pra dar uma sacada nas coisas e de pra onde o raciocínio dele tá indo. Então dessa forma eu pude desconfiar sobre uma pessoa e depois sobre outra através de duas frases específicas dele aí depois eu só confirmei se era um ou os dois os culpados ( já adianto que são dois culpados mas isso nem é tanto spoiler assim, se achares que sim então a você que leu, minhas sinceras desculpas ?). O que me deixou insatisfeita foi a falta de explicação pra ligação entre essas duas pessoas, realmente não foi dito e eu fiquei boiando sabe? Pq pra um deles, ok entendi o pq mas e a outra pessoa? Só tava lá dando bobeira e foi escolhida pra ser cúmplice? Não entendi o que eles eram um pro outro pq resolveram se juntar sabe?. Mas enfim minha insatisfação foi somente essa e ao fato de o incio ter sido beeem lento pra mim.

Não mais, é um livro que gostei e vale muito a pena, inclusive tem umas frases de efeito bem boas pra aplicar na vida. Hercule tbm é filósofo ?

CelsoGF 17/09/2021

Muito mistério e intriga, porém óbvio
Não é tipo de livro que você vai se arrepender de ter lido, mas também não é um livro que você terá pressa em ler novamente.
Demora muito para realmente começar, e é mais complicado do que realmente precisaria ser. São dadas apenas algumas poucas piscas para esclarecer tudo que aconteceu. Mesmo oferecendo bastante mistério e intriga, é um livro bastante óbivio. A revelação do assassino é um tanto frustrante.
Não é o pior livro de Agatha Christie, mas está longe de ser o melhor.

Denise 09/09/2021

Uma rainha que não perde a majestade
Neste caso de Hercule Poirot, vemos a Rainha do Crime em grande forma, em uma daquelas histórias que prendem o leitor até o final. Os personagens são bem construídos, a trama é amarradinha e o final não deixa nada a desejar, apesar de a autora dar várias pistas sobre o caso durante o decorrer do livro. Uma leitura que vale a pena!

Ana 28/08/2021

Igual em Assassinato no Expresso Oriente eu não consegui chegar ao assassino, e quando foi revelado fiquei surpresa pois nunca que eu desconfiaria de quem estava envolvido. Gosto da maneira que Poirot constrói toda uma narrativa e um caminho até chegar na resolução dos crimes, a maneira como ele presta atenção e leva tudo em consideração, o jeito que ele não tem exatamente uma pressa, já que se fosse mais apressado poderia levá-lo a culpar um inocente. Também estou lendo Sherlock Holmes e até acho engraçado a diferença de como os dois trabalham!

Sara Férrer 26/08/2021

Katherine meu amor
Talvez eu tenha gostado muito desse livro, pois não é o Hastings que narra? talvez. Mas a história é maravilhosa, divertida, leve, em grande parte do ponto de vista da Katherine, pela qual me apaixonei perdidamente. Confesso que novamente cheguei ao final do livro sem ao menos levantar nenhuma suspeita, e me surpreendi muito com o final. Novamente tapeada, mas uma tapeada feliz.

Daniel 17/08/2021

Trem azul
No começo foi um livro difícil de ler, tem que prestar muita atenção pra não se perder, pois se não você acaba não sabendo qual personagem esta falando o que, mas depois que você se acostuma com a narrativa, acaba melhorando.
A história foi fantástica, fiquei vidrado nos capítulos, e em cada capítulo que passava eu ficava mais curioso pra ler os próximos.

E novamente não descobri quem foi o assassino :(
foi uma reviravolta tão grande que eu não esperava.
O final me decepcionou um pouco ( acho que não entendi o que quiseram dizer), mas no geral valeu muito a pena, já quero ler outros livros dela.

EstefaneHelen 12/08/2021

Esperava mais
Ler os livro da Agatha em ordem de lançamento tem sido um mix de sentimentos. Sinto que estou acompanhando os processos que fizeram alguns livros serem um grande sucesso e, claro, descobrindo quais das histórias mais me cativam.

Venho percebendo que esses livros com mais de 30 capítulos e com vários personagens não me agradam muito. Fico muito tempo tentando lembrar quem era tal personagem na história ao invés de pensar no desfecho da narrativa. Para mim, esse livro prometeu um desfecho interessante, mas chegou no fim com o gostinho de esperava mais.

Claro que não estou esperando que todos os livros sejam excepcionais, tanto que a magia de ler na ordem de lançamento está justamente em acompanhar as evoluções na escrita da Agatha. Nesse livro, por exemplo, ela é bem mais descritiva que em outros anteriores sobretudo nos sentimentos dos personagens. No Os Quatro Grandes ela usa de alguns artifícios de cena para o desfecho de alguns crimes e por aí vai...

Nesse eu só esperava algo que me fizesse suspirar e dizer "UAAAU"

yanpradoch 03/08/2021

improvável
O livro, como a maioria dos da autora, trata de um casa de assassinato, no qual o detetive Poirot está envolvido.

Gostei do livro, embora algumas coisas pareçam coincidências forçadas, a trama foi interessante e envolvente.

soso 29/07/2021

como de costume o final surpreendente e que te faz sentir burro kkkkkk mas assim que é bom
gostei também que se passa em um tempo mais antigo, uma história de epoca
o desenvolvimento não foi meu preferido mas ainda assim, bom

Laura 27/07/2021

O Mistério do Trem Azul
E a rainha do crime faz tudo, como sempre. Que personagens, que trama, que ambientação! O melhor de Christie brilha nesse livro. Não foi o final mais surpreendente (até porque eu adivinhei uma parte) mas independentemente de final, foi um livro muito gostoso de ler, aquele tipo que eu não via o tempo passar e até mesmo me esquecia que estava lendo, e esse é o melhor tipo de livro.

Agora que muitos de seus livros estão virando filmes, esse é um que eu adoraria ver nas telas, pela época e pelo cenário que se passa, e o estilo meio novelão, acho que ia ficar muito legal (apesar de a adaptação de Assassinato no Expresso Oriente não ter sido lá essas coisas).

Beatriz3364 24/07/2021

Muitos personagens
Essa foi minha primeira experiência com a Agatha Christie. No começo fiquei bem confusa com a quantidade de personagens que foram apresentadas, mas acabei gostando da história e não consegui (nem de longe) descobrir quem era o assassino hahahah
Vitoriatah 26/07/2021minha estante
Igualzinho eu kkkkkk