O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Michela Wakami 06/07/2021

Confuso
Eu estava gostando da história, mas quando foi chegando no desfeche, ficou confuso, tem personagem que era importante, que simplesmente não ficamos sabendo o que aconteceu com ele, o desfeche embora tenha me surpreendido, me deixou perplexa, pela falta de nexo, devido às pistas que tinham sido lançadas antes.
Que no final não serviram de nada e foram jogadas na história, parecendo até que a escritora, havia esquecido do que tinha jogado antes.
Que triste, se não fosse por essa confusão toda, eu daria 4 estrelas, mas infelizmente, estou aqui tentando entender o que aconteceu.
CPF1964 06/07/2021minha estante
Meu Deus ! Melhor esquecer a Gata Triste. Aproveite a quietude do Farol e reflita.....

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Tá difícil mesmo, já estou refletindo se vale mesmo a pena ler todos os livros da Rainha do Crime.
Estou pensando em talvez selecionar os melhores avaliados.?

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Realmente o Farol está mais convidativo.

CPF1964 06/07/2021minha estante
Estou tentando diversificar minhas leituras. Segunda Guerra e Thriller são os meus favoritos.

Michela Wakami 06/07/2021minha estante
Mas também vamos mudando o gosto, conforme o tempo vai passando. Embora tenha aqueles que permanecem.

CPF1964 07/07/2021minha estante
Explodiram o farol......

Michela Wakami 07/07/2021minha estante
Bem que eu suspeitava kkkkkkk?

CPF1964 19/07/2021minha estante
Acabei de ler a biografia da Agatha Christie. Ela disse no livro que considera este o seu pior livro.

Michela Wakami 25/07/2021minha estante
Achei, O Homem do terno marrom, pior.

CPF1964 25/07/2021minha estante
Ela citou os dois como sendo os piores. Terno marrom ela disse que foi o pior. Depois Trem Azul.

Diogo 08/01/2022minha estante
Eu desisti de ler, fui me desinteressando pela leitura e ficou maçante, concordo com você.

Michela Wakami 08/01/2022minha estante
Robson, infelizmente esse deixa a desejar.

Diogo 09/01/2022minha estante
São muitos personagens, eu tenho costume de anotar os personagens numa folha para não se perder, mas quando vi já era bastante, não compreendi o que cada um teria importância.

Michela Wakami 09/01/2022minha estante
Bem característico da autora, ela tenta dificultar a descoberta do criminoso, mas as vezes erra a mão, deixando algumas coisas sem sentido.

J_Piexak 24/05/2023minha estante
Não achei de todo ruim, mas o final realmente deixa a desejar.

Michela Wakami 24/05/2023minha estante
João Victor, realmente o final que pega.?

Aline MSS 03/11/2023

Caso envolvendo 4 mulheres!?
[LIVRO 9] É um caso em q Poirot atua praticamente sozinho e conta com personagens femininas interessantíssimas.

Achei a leitura mais rápida q a dos livros anteriores, pq Poirot não viaja tanto e o caso conta com menos personagens do q o habitual. Não dá pra se perder ao longo da leitura.

De acordo com a sinopse, Poirot é contratado por um milionário americano, após sua filha ser assassinada durante uma viagem no luxuoso Trem Azul. A princípio o assassinato parece ter sido obra de um ladrão comum de joias, mas Poirot não acredita nessa teoria e investiga os amigos/conhecidos da vitima até encontrar o culpado.

O diferencial desse caso é a quantidade de personagens femininas.Temos 4 mulheres inteligentes, ambiciosas e q saem do estereótipo esperado nessa época. Tem a recatada, tem a sonsa/mimada, tem a "femme fatale" e a trambiqueira. É maravilhoso!

O machismo de Poirot é bem latente, mas eu acho engraçado, me julguem! ??Gostei demais, mas acertei o assassino bem rápido, oq dificilmente acontece qdo leio Agatha.??

Oq tem no livro:
- Caso do Poirot (ele aparece de "surpresa" no meio da história e atua sem o Capitão Hastings);
- Personagens femininas mto bem construídas e trabalhadas na história;
- O caso tem menos reviravoltas do q os dos livros anteriores (estou lendo por ordem de publicação);
- Trapaça e disfarces;
- Rico sendo ludibriado;
- Machismo.

Indico demais a leitura, principalmente pra quem nunca leu Agatha. É um caso menos complexo e pode ser uma boa introdução pra quem não está acostumado com o ritmo da autora.

Li a edição da L&PM via e-book e no final dessa edição, o leitor conta com uma pequena biografia sobre a vida da autora.
Brujo 03/11/2023minha estante
Tenho um carinho enorme pela Agatha Christie, ela é uma rainha pra mim !!! Atribuo a ela ser um leitor hoje em dia, pq foram os livros dela que chamaram a minha atenção com mais ou menos 12 anos e era um garoto que só lia gibis da Marvel e DC.

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Eu compartilho desse seu sentimento. Ela é demais! O brilhantismo dessa mulher, numa época tão desfavorável me impressiona a cada livro. ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Eu já quero ler esse livro

Aline MSS 03/11/2023minha estante
Vai gostar, Davi. Poirot é maravilhoso! ??

Davi785 03/11/2023minha estante
Já está na minha lista, obrigado pela recomendação, Aline ??

Danilo 04/11/2023minha estante
Gostei do seu comentário. Acho que esse vai ser o próximo dela que vou ler - o que li até agora eu gostei.

Fabio 05/11/2023minha estante
Mais uma bela resenha, Aline! ?
Parabéns!
Eu gostei desse livro, mas preciso rele-lo

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Vlw, Danilo. É difícil não dar spoiler, por isso me prendo no diferencial de cada livro dela.? Pode se jogar!

Aline MSS 05/11/2023minha estante
Obrigada, Fabio. O bom de Agatha é q dá pra reler e ter a sensação de estar lendo pela primeira vez. É um bom investimento!

Jaque - Achei o Livro 28/02/2017

Não tem melhor romance policial na vida, pra mim, do que os da Agatha Christie ♥
Ela sabe unir romance - mesmo que sutil - ao crime, numa estória envolvente, bem tramada mas escrita de forma descomplicada e ágil.
Ao começar a explicação de Poirot sobre o crime e seu culpado, você percebe que todas as pistas estiveram ali o tempo todo e você não percebeu (ou sim, em algumas vezes).
Acontece que a autora não esconde pistas para enganar o leitor, nós mesmos nos enganamos percorrendo um caminho diferente na solução do mistério.

Nesse caso, Ruth Kettering é assassinada no luxuoso Trem Azul enquanto fazia uma viagem para supostamente encontrar seu amante.
Tanto o amante quanto o marido Derek são os principais suspeitos, já que o pai a havia convencido pedir o divórcio. Não era segredo para ninguém que Derek tinha uma amante, uma dançarina tão boa em apresentar-se num espetáculo, quanto em gastar dinheiro.
Além do assassinato, o valioso colar de rubis que Ruth levava também é roubado. Apesar de todas as discrições na compra da joia, muitos "interessados" sabiam dessa transação e fariam de tudo para tê-lo em posse.

O divórcio não favorecia o marido, que ficaria sem nada e perderia a amante já que não teria mais dinheiro para mantê-la. O amante dela também teria motivos, assim como outros personagens mostrariam depois. Passageiros que não deveriam estar na viagem faz o leque de suspeitos aumentar ainda mais e os motivos são vários também.

O crime foi muito bem planejado e executado e teria sido um sucesso se o detetive mais brilhante de todos os tempos não fosse um dos passageiros do Trem Azul.
Azar do assassino e sorte a nossa que podemos desfrutar de uma estória prazerosa com um dos planos mais bem arquitetados que já li.

Eu adorei esse livro!
Não entrou no meu top da autora, mas com certeza é 5 estrelas!

site: http://acheiolivroperdiosono.blogspot.com.br/2017/02/o-misterio-do-trem-azul-agatha-christie.html
Cris Paiva 01/03/2017minha estante
Jaque, aqui no video a menina explica direitinho a "entregação" do personagem. Como você ja leu o livro, não precisa se preocupar com spoilers, heheheh

Cris Paiva 01/03/2017minha estante
esqueci o link do video, kkkkk

Jaque - Achei o Livro 01/03/2017minha estante
Ah tá, já tinha visto esse video mas não assisti. Agatha Christie principalmente não gosto de ver vídeos pq a pessoa acaba às vezes falando demais e gosto de ser surpreendida :-)
Mas acertei mesmo o(a) culpado(a) pq achei que essa era a pessoa que melhor se encaixava.

Cris Paiva 01/03/2017minha estante
eu assisto o video só depois que leio o livro, pra não tomar spoiler, senão acaba com a graça!
Eu erro todo mundo sempre!!! Sõ acerto quando fico mudando de ideia de forma aleatória. Aparece personagem novo: é o culpado!! KKkkk

Jaque - Achei o Livro 01/03/2017minha estante
kkkkkkk mas que um a gente acerta, ahh isso sim! Todos são culpados até que se prove o contrário rsrs

Tiago 07/06/2018minha estante
Achei que Poirot atuou muito bem nesse caso. Foi bem enérgico em algumas partes, gostei bastante desse lado dela de gritar e ameaçar as pessoas. Poirot nunca nos decepciona.

Lia 29/10/2020

Esperava mais,vi comparações entre Poirot e Sherlock e achei que seria interessante as investigações.
Mas o Poirot é muito presunçoso,chega a ser chato.
E a história é mais confusa do que misteriosa , tem muitos elementos pra tentar te enganar em relação a qual é o verdadeiro criminoso e no fim eles não são explicados .
O final pareceu fácil demais Poirot apresentou um criminoso e com as poucas pistas que tinha contou uma história do que ele supôs que tivesse acontecido.
Pareceu forçado demais,qualquer personagem poderia ter sido o assassino,mas parece que a autora escolheu um e ignorou as demais pistas .
Tamiris 29/10/2020minha estante
O Poirot também me irrita pelo mesmo motivo! A gente não consegue desvendar o mistério com as pistas que são apresentadas, ele sempre surge no final com coisas que a gente não sabia ou faz suposições e isso resolve todo o mistério. Eu amava a Agatha Christie, mas qua tô mais eu leio, menos eu gosto kkkkkk

Lia 01/11/2020minha estante
Pois é, o final foi só suposição e umas pistas que o Poirot arroumou sabe lá de onde.
Queria ler outros livros da Agatha,mas essa primeira experiência desanimou.

Tamiris 03/11/2020minha estante
Eu gosto muito de Corpo na Biblioteca e E Não Sobrou Nenhum (apesar de ter uma inconsistência monstra). Morte na Mesopotâmia também é muito legal, mas não lembro se a solução também é preguiçosa.

Sophia1534 28/12/2020minha estante
Foi por esse motivo que dei 2,5 estrelas. Poirot omite fatos cruciais apenas para que a revelação final seja impactante e não dá chance para os leitores desvendarem nada :(

Eliza 17/11/2019

Envolvente
Segundo livro que leio da Agatha e esse com certeza tem uma pegada muito mais instigante que "Noite sem fim".
Primeiramente, que não fica óbvio pro leitor o que aconteceu, como e por quem. E também temos a presença do ilustre detetive belga Hercule Poirot. Acontece de Poirot estar no trem azul, justo quando acontece o assassinato de uma jovem rica e ele se dispõe a ajudar. A polícia e todos a volta parecem ter certeza de quem foi o culpado, mas várias coisas incomodam o detetive, que vai tentando juntar as peças aos poucos.
A autora revela as peças chave e dicas gradativamente, fazendo com que você fique cada vez mais viciado em cada página. E o final mostrou um crime que eu não tinha a mínima ideia de que tinha sido assim, fui tapeada! hahaha
Emanuela23 17/01/2020minha estante
Sempre somos tapados ???????

Sempre somos tapeados?????

Sempre somos tapeados????

Meglen 04/07/2020

Hahaha suspeitei desde o início quem era o assassino....kk se sentindo o Sherlock kkk ???
Muitooooo bommm ??
JP 05/07/2020minha estante
Parabéns, srta Holmes! Mas vc falou como o Chapolin...rss

Meglen 05/07/2020minha estante
Kkkkkkkkkk

JP 05/07/2020minha estante

aaburrsir 28/08/2015

Livro #9 Desafio Agatha Christie
Mais um livro BOM, mas não ótimo. Alguns fatores me impediram de gostar mais, exemplo:
- O crime demorou pra acontecer, até aí tudo bem, mas depois que as investigações começaram, tivemos muito tempo naquelas trivialidades de sempre pra só bem no final Poirot decidir reconstituir o crime indo lá fazer a viagem no trem. Talvez parte disso seja culpa da sinopse. Essa sinopse (a mesma que tem aqui no skoob) contou demais, na minha opinião. Porque eu fiquei esperando uma coisa completamente diferente, achei que a reconstituição se daria logo no início das investigações e que maior parte do desenrolar dela se daria aí, mas não.
- Katherine Grey. Poxa, estava achando que a Katherine ia ser uma "substituta" do Hastings, mas não. Pra quê a Katherine serviu, afinal de contas? Obviamente ela foi o gancho entre a Ruth e os outros, e só com ela poderíamos ter a visão das "pessoas comuns" ali no meio daquelas investigações. Mas fora isso.. Não sei, não cativou, sabe? Talvez eu goste demais do Hastings e não consegui desapegar hahaha Mas todos os personagens que tivemos pra que a história dela se desenvolvesse foram tão desnecessários.
- Quando a polícia descobre o corpo da Ruth, o que é que nos dizem? Que o rosto estava quae irreconhecível. No final, quando o Poirot explica como tudo aconteceu, instante a instante, não me lembro (estou escrevendo isso no mesmo dia que terminei de ler) em momento nenhum de falarem alguma coisa sobre o rosto. Afinal por que esse golpe no rosto? Se a finalidade não era tornar a Ruth irreconhecível, então qual era? E quando ele conta sobre a parte em que Personagem X matou a Ruth, nada é dito sobre um golpe na cabeça, e sim que Personagem X "passou-lhe a corda no pescoço."
- Cadê o Poirot falando sobre "usar as células cinzentas, mon ami?" Senti falta hahahah
Marina 25/07/2018minha estante
Então, sobre a parte do rosto ela chega a explicar sim, mas não posso falar porque seria muito spoiler. Haha Mas concordo com você... Muitas personagens e informações desnecessárias. Achei o final bem decepcionante :/

Marina 25/07/2018minha estante
null

aaburrsir 13/08/2018minha estante
Pediria pra vc me explicar, mas eu nem lembro mais nada, então não ia fazer diferença hahaha

Cris Paiva 19/04/2017

Para mim esse foi um livro mediano. O mistério do colar de rubis e do assassinato da socialite não me envolveu tanto quanto os outros livros da autora. Achei que o Poirot tambem não estava muito inspirado. A autora deve ter escrito o livro só para cumprir tabela mesmo.
Geórgea 19/04/2017minha estante
Amo!

Katia 23/08/2018minha estante
Foi um dos primeiros que li dela. Li, reli. Gostei muito!

Mad Jr 14/12/2009

O Mistério do Trem Azul
Agatha Christie, comentando seus proprios livros, sempre foi muito fria, e quase sempre dizia não gostar desse ou daquele livro.

Foi o caso do livro "O Mistério do Trem Azul", onde ela disse o seguinte: "Facilmente o pior livro que já escrevi foi O Mistério do Trem Azul. Detesto-o. Não é uma coisa nem outra. Mas, de qualquer modo, caso se esteja interessado numa viagem à Riviera nos anos vinte, é só pegar o Trem Azul.

Essa citação, que eu li no livro "O Mundo Misterioso de Agatha Christie", me despertou a curiosidade de saber que motivos Agatha Christie teria para achar o livro tão ruim.

Bem, depois de ler, reler algumas partes, e estudar um pouco dos acontecimentos em sua vida nessa mesma época, pude perceber que o que Agatha Christie não gostava no livro era justamente por ter escrito na época das mais dolorosas lembranças da vida dela, como a sua separação do primeiro marido, e seu desaparecimento misterioso. Acho que por isso ela o acha tão ruim.

Bem, mas lendo não é ruim. Posso dizer que não chega aos seus grandes clássicos, como "O Caso dos Dez Negrinhos", ou "O assassinato no Expresso do Oriente", mas muito bem escrito, com toda certeza.

Bem, a história não deixa de ser eletrizante: Sr Van Aldin, um rico americano, presenteia sua filha Ruth Kettering com uma das jóias mais cobiçadas da atualidade: "O Coração de Fogo", que desperta atenção de colecionadores e ladrões.
Ruth anda infeliz no casamento com Derek, e o pai a aconselha a divorciar-se. Aceita o conselho e decide viajar, indo o encontro de uma antiga paixão, o Conde de la Roche, mas não imagina que ao fim da viagem de trem, ela perderia um bem mais precioso: a vida.

Talvez sua sorte é que Hercule Poirot estava viajando no mesmo trem, e aceita investigar o caso, contando com a ajuda de uma nova parceira, Katherine, que esteve conversando com Ruth antes dessa morrer
Tiago 03/12/2010minha estante
Com esse comentário dá para perceber que Agatha era muito auto-crítica. Gosto de ler os comentários dela sobres seus livro, não vejo a hora de pegar logo a autobiografia!

cacá 07/03/2021minha estante
Sim, sempre achei que o fato dela detestar o livro (embora ela jamais fosse admitir) foi pq o escreveu na época mais dolorosa de sua vida, depois da morte da mãe, da traição do marido, do seu sumiço, ela sendo forçada a escrever o livro pelo seu editor e demorando pra fazer, enfim, não tem como né, ela ficou com sentimento ruim em relação a ele, mas é uma pena tanta gente não se dar a chance de ler por causa disso pq o livro é ótimo.

Canteli Marcio 24/06/2022

Seguindo no Trem Azul
Mais uma intrigante história da Dama do Crime Agatha Christie.
Os capítulos mais curtos deixaram a história mais fluída.
Não foi uma história tão marcante, mas valeu a pena a leitura.
DANILÃO1505 24/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Canteli Marcio 24/06/2022minha estante
#TamoJunto Danilão

MArian.Thalia 11/01/2022

Gostei
Senti falta do Hastings, a história sempre fica melhor com ele, mas, gostei bastante do desfecho, e mais uma vez não consegui descobrir quem era o assassino.
Bruna.Portoghese 11/01/2022minha estante
Não descobrir quem é o assassino é o melhor dos livros da Agatha...acho incrível!

MArian.Thalia 11/01/2022minha estante
Realmente esse livro é muito bom. Me surpreendi.

Pandora 04/02/2015

Não é à tôa que a Dama Agatha Christie é a Rainha do Crime. Mesmo seus romances menos conhecidos são bons, têm personagens interessantes e reviravoltas fantásticas que iludem e surpreendem o leitor. Neste Trem Azul desfilam uma gama de personagens de todas as classes sociais com falhas de caráter e suspeitos do assassinato de uma ricaça que viajava de posse de valiosos rubis. E embora grande parte da trama seja na França, o clima é tão britânico que dá vontade de se empertigar no sofá para ler! Agatha nos leva à uma época, que mesmo não sendo a nossa, é como se fosse; nos faz viver num meio social em que, mesmo não sendo o nosso, nos sentimos à vontade; nos faz participar da investigação como colaboradores, nunca como meros espectadores. Isto faz de cada livro uma aventura da qual participamos. O que mais pode querer um leitor?
Pandora 04/02/2015minha estante
Lu tá de olho! :))

Lu 04/02/2015minha estante
:D

Adrielle104 14/03/2020

Desconfiava, mas não acertei
Meu primeiro livro da Agatha Christie, e estou surpreendida positivamente..

Achei a escrita fluida, estigante.. vai te levando a conhecer os vários personagens, e ter nuances de suas personalidades.

Me dividi em todo momento entre o óbvio e o mais detalhado.. mas mesmo que o desfecho final fosse algo que já havia pensado, ainda haviam mais surpresas que não fiz as ligações.

Com certeza, quero ler mais da autora.. é o gênero que me prende e me faz devorar o livro em poucos dias.
Diego 14/03/2020minha estante
Kkkkk e eu que jurava que era um personagem, e foi outro!

Sophia1534 28/12/2020

Não é um dos melhores
De todas as obras que já li de Agatha, essa com certeza não se destaca. A história é interessante, mas me incomoda que o leitor, apenas lendo o livro, não consiga desvendar o crime porque a autora omite fatos cruciais apenas para dar impacto na revelação final. Em alguma de suas obras, esse artifício funciona muito bem, mas nesse não. Poirot teve muita participação, o que eu adoro, pois ele é um personagem muito interessante e caricato.
Tuts 25/03/2021minha estante
Concordo