O Mistério do Trem Azul

Agatha Christie

Resenhas - O Mistério do Trem Azul

Tuts 25/03/2021

Um livro ok,nada demais
Comecei o livro com expectativas baixas,já que a própria Agatha considera este livro o seu pior romance. Não concordo,acho ?Seguindo a Correnteza? bem pior. Achei um livro meio parado em alguns momentos,e o final achei razoável também. Nada de muito especial. Duas menções honrosas a esse livro :

Essa frase,que gostei demais
?A vida é como um comboio,não importa o que aconteça,segue o seu caminho.?

E a gênese do vilarejo St Mary Mead,da Miss Marple. Uma personagem deste livro é do vilarejo,e na época a Agatha não havia publicado nenhum livro com a Miss Marple. Só de saber que Miss Marple e Poirot vivem no mesmo universo literário,é tão empolgante!

Queria tanto um livro do Poirot com a Miss Marple resolvendo um caso,pena que Agatha nunca fez isso.
Alecrim3 25/03/2021minha estante
Também gostei muito dessa frase!

Sophia1534 28/12/2020

Não é um dos melhores
De todas as obras que já li de Agatha, essa com certeza não se destaca. A história é interessante, mas me incomoda que o leitor, apenas lendo o livro, não consiga desvendar o crime porque a autora omite fatos cruciais apenas para dar impacto na revelação final. Em alguma de suas obras, esse artifício funciona muito bem, mas nesse não. Poirot teve muita participação, o que eu adoro, pois ele é um personagem muito interessante e caricato.
Tuts 25/03/2021minha estante
Concordo

Alininha 12/07/2021minha estante
Ebaaa! Mais uma fã para nosso clube da Rainha!

Charlie 20/11/2010

Poirot, Poirot...
Acho que eu me apaixonei pelo Poirot. Tão inteligente, perspicaz, feliz, risonho, espontâneo, charmoso... Acho que enlouqueci hahaha, mas é verdade.
Um livro muito, muito bom. O Poirot (sem querer ser redundante) dá um toque especial para a trama. A história é bem amarrada, sem ser entedieante, o livro é bem curtinho, me deliciei com a história. A linguagem é fácil, e com um pouco de francês da parte do Poirot, que deixa tudo mais charmoso (REDUNDÂNCIA).
Leiam, recomendo
Gra Sivrenhofre 20/08/2014minha estante
Hahahhahah com certeza não tem como não se encantar com tanta inteligência deste belga, também sou apaixoanada por Jane Marple.

Vitoriatah 22/07/2021

Uma grande novela gente
Esse foi meu primeiro livro da Agatha e caraca eu amei mais o decorrer da história do que a revelação no final, é cada descoberta que tu fica indignado. Não que a revelação seja ruim... MAS antes da revelação é muito mais emocionante.
Amei o livro e recomendo
Beatriz3364 23/07/2021minha estante
Primeiro livro que li da Agatha tbem!

Maris 04/01/2010

Agatha Christie escreveu mais de oitenta livros. Eu me pergunto se ela conseguiu a proeza de fazer com que todos eles fossem tão surpreendentes quanto os que li até agora. Este aqui, claro, não é uma exceção. Tanto que, como quase sempre nas obras dela, não consegui prever o final. Infelizmente não posso falar muito sobre a trama sem estragar surpresas, mas creio que nada me impede de falar sobre a estética dele, que por sinal é um de seus pontos fortes. Os romances policiais de Agatha são bons quando ambientados em qualquer lugar, com quaisquer personagens, mas é sempre mais empolgante quando ela faz escolhas interessantes esteticamente, como em A Noite das Bruxas e todo o clima de Halloween num vilarejo afastado, e agora neste com milionários russos, dançarinas russas, jóias russas, ladrões russos, tudo criando uma atmosfera de frieza, arrogância, ganância... Onde um assassinato parece até... inevitável.
Gra Sivrenhofre 20/08/2014minha estante
A eterna rainha do crime sempre me surpreende, e não tem um livro dela que eu tenha lido que acertei o assassino, uma escritora como esta deveria viver eternamente. Jane Marple e Hercule Poirot, são imbativeis!!!!

Beatriz3364 24/07/2021

Muitos personagens
Essa foi minha primeira experiência com a Agatha Christie. No começo fiquei bem confusa com a quantidade de personagens que foram apresentadas, mas acabei gostando da história e não consegui (nem de longe) descobrir quem era o assassino hahahah
Vitoriatah 26/07/2021minha estante
Igualzinho eu kkkkkk

Aline Monteiro Homssi 22/09/2009

Mais um da Agatha que é ótimo. O cenário, com o Trem azul e Nice, ajudam a compor o clima da trama.
Pela primeira vez, descobri o assassino lá pela metade do livro.

Rose 28/08/2012

A impulsiva e rebelde Ruth Kettering é filha do milionário Rufus Van Aldin. Casou-se com Derek Kettering que era mais interessado por seu dinheiro do que por ela mesma, mas ela também não visava o amor do marido. Seu pai que sempre fez tudo por ela e para ela, acabou lhe dando de presente o famoso "Coração de Fogo", o rubi mais valioso do mundo. Esta linda joia russa carrega consigo uma trágica história e sempre desgraça a vida de seus donos.
Coincidência ou não, a verdade é que Ruth Kettering é assassinada durante uma viagem no luxuoso "Trem Azul". Além disso, a valiosa joia some misteriosamente. Nesta viagem, além de Ruth e seu assassino, Hercule Poirot é outro passageiro e acaba investigando este crime. Poirot recebe ajuda de uma passageira, Katherine Gray, uma das últimas a conversar com a vítima ainda com vida.
Mais um belo romance policial criado por esta autora que tanto gosto. Instigante, você tentará descobrir quem é o assassino, mas lembre-se que com Agatha Christie o culpado nem sempre é quem parece ser.

Rafaela 25/02/2015

Demorei muito para terminar o livro que não chega a 300 páginas, a história não é ruim mas os personagens não são interessantes, tirando o Poirot que quando apareceu me deu um novo folego para continuar a história, mas, mesmo assim, achei o livro apenas ok.

Miocna 25/04/2014

Poirot em mais uma performance magistral
Um assassinato é cometido no luxuoso Trem Azul.Ruth Kettering, filha de um milionário americano é encontrada morta com o rosto desfigurado e seus preciosos rubis não estavam com ela.Os principais suspeitos são o amante e o marido.
Poirot encontrava-se no trem e ofereceu-se para ajudar nas investigações. As idas e vindas, conversas não formais e situações aparentemente obscuras fazem o grande detetive, com a ajuda de uma das passageiras que teve contato com a vítima no dia do crime, ajudam a elucidar o crime e descobrir o verdadeiro assassino.
O livro é bastante envolvente. Agatha Christie como sempre dá todas as pistas ao leitor para que ele mesmo resolva o caso e eu descobri apenas metade da verdade, tente você também, é bastante divertido.

Karina 14/05/2013

O Mistério do Trem Azul - Agatha Christie
Mais um incrível suspense da rainha do crime Agatha Christie, suspense esse que irá nos tirar o fôlego. Mais uma vez teremos como personagem principal nas investigações Hercule Poirot.
Poirot é considerado o melhor detetive, pois suas técnicas são infalíveis e seu jeito, nada modesto de ser, encanta a todos. Não existe segredo que possa passar por esse baixinho maravilhoso.

Em o Mistério do Trem Azul, uma jovem encantadora, filha de um milionário, é estrangulada com um pedaço de cordão preto em sua cabine no luxuoso trem azul, na Riviera Francesa mais especificamente em Nice.
Quando um guarda tenta acordar Ruth Kettering, leva um susto ao perceber que ela esta morta. Assassinada com um pesado golpe na cabeça que a deixou irreconhecível.
Mas o assassino não contava que um dos passageiros do Trem Azul seria Hercule Poirot. Quando contam para Hercule quem é a vítima e como a mesma morreu, tudo começa a se encaixar na mente de Poirot, e além do mais ele descobre que uma jóia, dona de uma encantadora história de amor, que estava em poder de Ruth foi roubada.
A princípio o ato é dado como um roubo qualquer, onde um ladrãozinho entrou na cabine e deu sorte em encontrar as jóias. Mas para Hercule Poirot, nada parece tão simples assim.
Mas quem mataria Ruth Kettering?
Ela foi morta por conta dos rubis?
O primeiro suspeito é Derek, marido de Ruth Kettering, mas Poirot não esta totalmente convencido. Derek era um tanto ingênuo e um tanto burro, pra cometer um assassinato assim, Poirot analisou o rapaz de perto.
Mas verificando o caso Poirot descobre que entre os amigos da vítima, está um criminoso conhecido como marquês.
Marquês é um dos maiores contrabandistas de jóias já conhecido. Muito estranho ele se encontrar no mesmo trem que Madame Kettering, não?
Poirot precisa desvendar a identidade do assassino antes que o trem chegue à estação. E para isso ele irá montar uma completa reconstituição do crime e da viagem, com direito a tudo, inclusive a presença do assassino a bordo.
Poirot descobrirá o assassino?
E o motivo de tal crueldade?
Mais uma vez Agatha Christie nos leva ao delírio com um suspense maravilhoso. Uma história que é impossível não ler, e não se apaixonar por essa aventura.
O Hercule é um personagem que por sua sagacidade, inteligência e perseverança, e graças às suas tão privilegiadas "células cinzentas" é disparado o melhor personagem da Agatha Christie!

Titulo: O Mistério do Trem Azul
Titulo Original: The Mystery of the Blue Train
Autora: Agatha Christie
Ano: 1928
Páginas: 272

Boa Leitura

Casa de Livro blog

Karina Belo

- Lá está o maldito Trem Azul! Os trens são coisas implacáveis, não são, Monsieur Poirot?
Morrem pessoas dentro deles, mas continuam o seu
caminho, como se nada tivesse acontecido... Estou a
dizer tolices, mas o senhor sabe o que quero dizer.
- A vida é como um trem, mademoiselle. Segue o seu
caminho... E ainda bem!
- Por quê?
- Porque o trem acaba por chegar ao fim da
viagem, e a esse respeito há um provérbio interessante
na sua língua, mademoiselle.
- A viagem acaba com o encontro dos amantes.
- Para mim não será verdade.
- Há-de ser verdade! É jovem, mais jovem do que
imagina. Confie no trem, mademoiselle, pois é le
bon Dieu que o conduz.
O apito soou de novo.
- Confie no trem, mademoiselle - repetiu. -- E confie em
Hercule Poirot. Ele sabe!"

Larissa 08/05/2024

Agatha Christie é a rainha do crime!
Como sempre, o livro me surpreendeu. Mas pela primeira vez, não totalmente. Consegui adivinhar o(a) assassino(a) no meio do livro, mas não sabia como havia acontecido. Super recomendo, Agatha Christie sempre tem uma boa história para contar.