A Amazonia e a crise da modernizacao

A Amazonia e a crise da modernizacao Maria Angela D`Ìncao...




Resenhas - A Amazonia e a crise da modernizacao


1 encontrados | exibindo 1 a 1


><'',º> 13/04/2019

A Amazônia e a Crise da Modernização é uma coleção de artigos na sua maioria a partir de uma conferência de 1993 de mesmo nome, organizado em Belém, Pará, pelo Museu Paraense Emilio Goeldi. Foi produzido em tempo recorde, o que significa que os dados e análises são atualizados e extensos. Uma ampla gama de disciplinas e pontos de vista estão representados neste conjunto extenso de especialistas da Amazônia.

As preocupações ecológicas dominam o livro, especialmente a conservação biológica e ecológica, que é vista como fator de desenvolvimento sustentável e identidade regional. A crise moral provocada por modelos dominantes de "modernidade" e "desenvolvimento" é inicialmente questionada como sendo a base para as forças anti-humanas que ignoram a integridade das sociedades e ecossistemas. As Sociedades Tradicionais da Amazônia e os seus próprios sistemas alternativos, que fazem uso e manejo dos recursos naturais são totalmente ignoradas – de fato, destruídas – por esses modelos, que são baseados em recursos não-renováveis e, muitas vezes, na exploração selvagem dos seres humanos. No entanto, ao que parece, os amazônidas freqüentemente subestimam suas tradições, não têm consciência da riqueza da própria região e, silenciosamente, permitem que seus líderes continuem no caminho da destruição. Grande parte do volume aborda o como e o porquê, sem embargo da rica literatura e tradição oral, que é a essência da "Riqueza Amazônica” concedida aos povos da floresta.

A Amazônia e a Crise da Modernização é uma digna coleção de ensaios bem escritos e editados. É um volume de referência que merece leitura de uma grande variedade de disciplinas.

DARREL A. POSEY
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR