De Magistro

De Magistro Santo Agostinho
Santo Tomás de Aquino

Resenhas -

Cesinha 22/03/2024

A relação de mestria na educação escolar e de vida
Combinando filosofia da linguagem e filosofia moral, os dois textos, mas especialmente o de Agostinho, trata do papel e da necessidade da figura do mestre na construção moral do jovem. Um curioso detalhe do latim que fez toda diferença para que eu entendesse alguns pontos importantes é que no latim da época não havia espaçamento e pontuação entre palavras, por isso uma das perguntas iniciais de Agostinho é quantas palavras há em dada sentença. Essa pergunta absurdamente simples em termos de linguagem latina atual era crucial naquela época. Compreender o contexto e sentido que separava as palavras em sentidos particulares que formavam uma sentença. Basta meditar no espaço entre palavras que hoje usamos (mas que nem sempre existiu) para perceber o quanto se esconde por trás do que temos como conhecido, normal e irrefletido.

Renata 14/06/2021

Indispensável aos mestres
Santos Agostinho nos ensina sobre a filosofia da linguagem enquanto demonstra uma forma sublime de ensinar. Santo Tomás nos mostra o que é ser mestre e algumas questões a respeito disso. Excepcional. O que tem aqui é ouro!

Carol 07/03/2021

Um livro curto, mas que requer uma leitura atenta para captar sua essência. Santo Agostinho e Santo Tomás neste escritos lançam bases para qualquer processo educativo.

Douglas Mesquita 07/09/2020

A Luz da verdade e o seu transmissor.
Obra composta de dois escritos sobre o mesmo assunto, cada um feito por um filósofo diferente com uma diferença de cerca de 900 anos entre ambos. O primeiro, Agostinho de Hipona, escreve na forma de um diálogo com seu filho e o segundo, Tomás de Aquino, escreve na forma de uma "Disputatio", estilo acadêmico da época, coisa estilo que nãos e vê mais hoje.
O ponto central é se o homem é capaz de ensinar outro e, se sim, como o faz.
Eu achava que este livro servia apenas para educadores, mas encontrei aqui, antes de tudo, um esboço de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Mente, uma boa complementação para o diálogo platônico "Teeteto" e uma introdução a tudo o que foi escrito depois.