Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Isabella 19/06/2023

Não sei se sou boba ou os finais são sempre inimagináveis.
Confesso q senti uma preguiça enorme, os capítulos são um pouco maçantes. Porém a história é muito boa, de todas as teorias que eu fiz apenas uma chegou *perto* da verdade.
Gostei.

@vaisetratarleitora 17/06/2023

Surpreendente
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 43º livro, publicado em 1942.

Essa história é bem diferente de todas as outras da Agatha até aqui. Temos o Poirot como detetive protagonista, mas ele não desvenda um crime que acabou de acontecer, e sim um que ocorreu há 14 anos e que o acusado já foi julgado, condenado e morreu na prisão.

Caroline Crale foi acusada de ter matado o marido envenenado. Ela nunca se disse inocente, nunca se defendeu, mas sempre insistiu que ele havia se suicidado, hipótese pouco provável dada a personalidade do marido. Sua filha, que na época tinha 5 anos, agora deseja saber a verdade, pois Caroline deixa pra ela uma carta, escrita pouco antes de morrer, dizendo que era inocente. Ela então pede que Poirot investigue e descubra o que aconteceu realmente e se sua mãe era de fato culpada, como todas as provas apontavam ou era inocente. Poirot então tem a difícil missão de conversar com as 5 pessoas que estavam presentes no dia da morte e com base nesses relatos (de 14 anos depois) descobrir a verdade.

Acho que talvez, muitas pessoas devem achar essa história um pouco maçante, pois ela passa muito tempo descrevendo o dia anterior e o dia do assassinato, já que são 5 pessoas contando a mesma história uma após a outra, separadamente. E no fim, ouvimos a versão de Poirot da história. Então eu entendo que pode ser um pouco cansativo. Por outro lado, eu achei muito legal, comparar as versões, ver os diversos pontos de vista e tentar descobrir quem estava falando a verdade ou mentindo e mentindo sobre o quê.

Eu tentei muito descobrir a verdade junto com o Poirot e consegui acertar, mas errei hsauhasuhsau Como isso é possível? Se você ler, vai descobrir, não vou dar spoiler né? Husahusahsuhs Mas isso tornou tudo muito surpreendente e o verdadeiro assassino, foi alguém de quem eu desconfiei apenas levemente, quando parti da premissa de que todos podiam ser culpados, mas como sempre, Agatha sempre escolhe alguém com o álibi perfeito, apenas pra gente descobrir que não era tão perfeito assim hsausahusahuash

Eu gostei bastante do livro e acho que valeu muito a pena a leitura. Recomendo.
___________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 9° temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 40 minutos de duração.

De forma geral, acho que adaptaram razoavelmente bem. Mudaram algumas coisas desnecessariamente, como a relação entre o Philip Blake e a Caroline e o final entre a filha e a assassina, mas essas mudanças não interferiram no contexto geral do desenvolvimento da história (nem no desfecho), então ok, não gostei, mas ok. Porém, de forma geral, se mantiveram razoavelmente fiéis a história original, e eu achei isso bem legal.

Nota 4/5

Clara28_82 12/06/2023

Quem matou Amyas Crale
Amyas Crale é um pintor bem sucedido casado com Caroline Crale. Mr Crale não é um marido fiel, mas seus romances nunca duram muito, seu amor por Caroline é mais forte.
Amyas é assassinado, mas resta saber: quem o matou? Caroline foi condenada e presa. Dezesseis anos se passam e a filha do casal não acredita que a mãe é uma assassina e chama Hercule Poirot para resolver o caso.
O livro contém toda a genialidade da Agatha Christie, a inteligência do Hercule Poirot é notável. Achei a narrativa um pouco maçante no começo, há um diferencial pelo fato do crime não ser recente. Mas a leitura torna-se super fluída com o passar das páginas.

Carolzinha33 12/06/2023

Adorei o livro e foi muito bom para passar o tempo. Foi meu segundo da Agatha e o primeiro do Poirot. Gosto das narrativas da Agatha e não me incomodo com a quantidade de nomes.

Carolina.Milczanow 08/06/2023

Bom, mas arrastado
O caso do livro é realmente muito interessante, mas a forma como a autora decidiu abordar os fatos achei chata. Não gostei de cada suspeito ter feito seu relato dos acontecimentos, isso deixou o livro, que é curto, arrastado e repetitivo.
Contudo, entendo que era necessário pro desfecho final.
Sempre fico com um pé atrás quando o livro tem como protagonista o detetive Poirot.

Jozy Lopes 04/06/2023

Os cinco porquinhos
Primeiro livro da Agatha Christie que leio e olha, fiquei sem palavras viu?!

Amei a escrita, o livro me prendeu do início ao fim, uma leitura muito fluída, amei a construção de todo o contexto, a forma como foi narrada toda história e personagens...

Acertei o assassino? Não! Kkkkk
A todo momento eu mudava de opinião, foi um livro que eu fiquei refletindo e montando um quebra cabeça, tentando deduzir as coisas e eu amei essa experiência.
O assassino em questão eu cheguei a desconfiar em um momento, depois mudei de idéia, em fim...

Amei e super recomendo. Favoritado!!!
Luis1010 04/06/2023minha estante
Já vou adicionar em minha lista, me deixou curioso

Jozy Lopes 04/06/2023minha estante
É muito bom ;)

gfwinxs 02/06/2023

A história acabou se tornando meio lenta nas partes das cartas, por serem bem detalhadas no ponto de vista de cada personagem, isso acabou sendo um ponto negativo para mim.
A parte da reunião, a onde o mistério é revelado foi boa, a solução do mistério foi ótima, não foi algo difícil de se descobrir, mas por eu ser meio lenta acabei não percebendo.
Hércule Poirot como sempre sendo um gênio. Os personagens foram até que interessantes, e a trama em si também. Mas não considero assim tão boa a história, obviamente existem melhores da Agatha.
Mas talvez isso tudo seja apenas chatice minha por estar passando por uma ressaca literária.

Fernanda1901 17/05/2023

Melhor da agatinha que li até hoje. Posso considerar o fato de ser envolvente, misturar arte, ciência, pensamentos muito intrusivos, uma família louca e uma química absurda com o lugar que é descrito.
Sempre soube quem era o lobo na pele de porquinho....

Ty_huuu 15/05/2023

Li faz algum tempo já, mas decidi reler, é muito melhor do que eu lembrava. Fiquei completamente fixado na história, muito bom.

Gabi.Nunes 10/05/2023

Segundo livro que leio da Aghata Christie, confesso que achei um pouco enrolado nas partes da carta, sei que era o objetivo ser bem detalhado, mas achei cansativo. Entretanto, continua sendo um livro que te prende e ao mesmo tempo conseguir descobrir o caso junto com o detetive.
Havia partes em que achava que tinha acertado quem era o assassino, mas depois tinha várias dúvidas. No final quando achamos que descobrimos quem era, vem outro plot para nos dizer a verdade.

larissabertini 07/05/2023

Eu errei o assassino! Como todos os outros livros da Ágatha que eu leio, eu consegui não acertar nada. Sempre chego no final do livro achando que já entendi toda a trama, quando na realidade eu estou bem distante disso.

Quellen 23/04/2023

Instigante
Minha primeira leitura da Agatha e termino como? Querendo ler mais livros dela.
Carla perdeu os pais de forma trágica ainda criança, e foi enviada para outro continente onde iniciou sua vida do zero, agora adulta e sabendo o que aconteceu com seus pais, ela retorna atrás de respostas e quem além de Hercules Poirot, melhor para consegui-las?
Um suspense que nos instiga e desafia do início ao fim.
Raquel Pignata 23/04/2023minha estante
Que bom que gostou da Ágatha haha que venha mais livros então ???

Raquel Pignata 23/04/2023

Agatha nunca decepciona ?
Carla contrata Poirot para investigar um crime ocorrido a 16 anos atrás a qual sua mãe foi condenada por matar envenenado seu pai, porém antes de morrer deixa uma carta a filha onde de declara inocente.

Ao longo do livro suspeitei de várias pessoas e claro eu errei rsrs.

Mas preciso confessar que meu coração ficou quentinho com esse final.

bruna2608 23/04/2023

5 suspeitos
Agatha Christie sempre escrevendo do impossível, dessa vez sendo o Poirot tendo que desvendar um caso q ocorreu a quase 20 anos atrás.

Não vou mentir que a história é bem premissa, no entanto estou numa época horrível de ressaca sem vontade nenhuma de não ler livro algum (que chega me assusta pois isso é o motivo de eu viver), e q demorei meses pra terminar de ler.

O que não significa que não gostei da história, pelo contrário, os suspeitos sempre deixando pistas quase óbvias e desvendando o caso de uma mulher q foi julgada por um homicídio errado.

Não perca a oportunidade e leia esse livro incrível!