Os Cinco Porquinhos

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Cinco Porquinhos

Anne.Valente 30/12/2023

Esse porquinho é interessante...
Pra surpresa de absolutamente ninguem, amei esse livro!! Agatha Christie é genial só digo isso!
E adorei como esse em especial foi escrito. Conseguimos "estudar" tudo que aconteceu de uma forma diferente que nos outros livros, mais imparcial não sei, o que me fez sentir a própria detetive. Comparar os relatos, encontrar erros, formular teorias... eu amei!!!
Recomento super!

kahreads 29/12/2023

Após 16 anos
Uma moça chamada Carla chama Poirot pra resolver um caso de 16 anos atrás. A mãe dessa moça matou o pai dela, supostamente. E Poirot fala com possíveis suspeitos e com a polícia. Ele consegue desvendar o crime. Vale muito a pena ler, um dos melhores com Poirot!

juria 27/12/2023

Os cinco porquinhos
Gostei muito do livro e da temática de investigar um crime que já havia sido cometido anos atrás. Muito interessante.

Alle_Marques 24/12/2023

“— Um veredito do tribunal nem sempre é um fim.”
...
Segue exatamente a formula Agatha Christie de escrever, não é nenhum pouco diferente de tantos outros livros da autora, mas por isso deixa de ser bom? Não!

Neste caso, ela traz uma abordagem um pouco diferente sobre o crime, é um caso antigo, já arquivado e com a (suposta) assassina já presa, condenada e executada. Poirot precisa lidar com convicção de todos de que é uma história já resolvida e que deveria permanecer no passado, além do receio de estar se deixando levar pelos próprios sentimentos.

O livro é muito bem construído, tem um humor certeiro e pontas muito bem amarradas, Agatha consegue, como ninguém, surpreender mesmo quando já esperamos ou imaginamos as reviravoltas, sua criatividade é sem igual e seus personagens, mesmo os que seguem já um padrão, conseguem se destacar o suficiente para sentirmos algo por eles, seja coisas boas ou não, Poirot então, nem se fala, mantem a essência única e fascinante a cada livro, e como sempre, ela nos entrega um final inesperado, coerente e bem feito.

Mais uma vez não adivinhei o(a) assassino(a), desconfiei em certos momentos, mas por não “entender” seus motivos, descartei, das minhas teorias, Agatha jogou um balde de água fria, uma por uma, mas nada que eu já não esteja acostumada.
...
[...] — A verdade, mr. Blake, tem o hábito de se fazer conhecer. Mesmo depois de muitos anos. [...]
19° Livro de 2023, 25ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

laissa33 24/12/2023

? fiquei assim lendo
Não entendi muito o sentido do título, e eu estava esperando que a história se desenvolvesse em decorrer do título, que nem o poema de ? e não sobrou nenhum?, mas foi completamente diferente.

Eu não achei a leitura muito fluida, porque não tinha nada de fato que me prendesse no livro.
Eu achei que em alguns capítulos não desenvolvia muita coisa na história, e não dava espaço para criar hipóteses, porque no meu ponto do vista, essa é a graça dos suspenses.

Só foi prender a minha atenção no final da parte 2, até o final. Por um momento eu até achei a achar que adivinhei o plot, já que até o detetive apresentou ele nos capítulos finais, porém logo em seguida veio um com ? A verdade?. Fiquei como uma trouxa, sério.

O plot é bom, mas me deixou confusa pelo o motivo que a Caroline não se defendeu.

Ludmilha 23/12/2023

Qual porquinho é o assassino?
Esse é o primeiro livro de romance policial que (que não tem romance e quase não tem polícia) eu leio.
Minhas expectativas estavam baixas por conta dessa capa e porque eu não sei o que esperar de um livro desse gênero.
Achei uma leitura muito fluida. O livro é quase todo composto por diálogos e a linguagem é leve e muito real. É realmente possível imaginar pessoas conversando assim na vida real, o que eu vejo raramente nos livros que eu já li.
O engraçado é que cada pessoa que o Hercule Poirot entrevistava eu já suspeitava. No fim acertei quem era o assassino e o plot, apesar de não ser genial, me pegou direitinho. Apesar de tudo, fica fácil você "acertar" quem foi o assassino quando você desconfia de metade dos personagens. No decorrer da história eu duvidava da Angela, do Meredith, da Elsa, da governanta e até da própria Caroline.
Sim, eu não entendo nada de resolver casos criminais e minha cabecinha explodiu quando os pontos começaram a se ligar e tudo fez sentido.
Eu não sei se isso é comum nos livros de romance policial mas eu achei muito interessante o jeito que o Hercule analisa os crimes de uma forma mais psicológica.
Contudo, eu não entendi o que o título tem a ver com a história. Sim, nós capítulos tem as frases dos porquinhos, mas acho que não estou por dentro dessa analogia.

Julya 23/12/2023

Os cincos porquinhos
Ótimo livro! Te instiga, te faz mudar de ideia o tempo todo, te faz duvidar de si mesmo, te deixa confuso e curioso. Uma narrativa cheia de brigas, conflitos e paixões. E como sempre nosso Hercule Poirot não deixou a desejar nesse livro.
Não li todos os livros, mas posso apostar que esse está entre os melhores da Agatha Christie. ??????

Manurenata 16/12/2023

Todos os livros da Agatha me pegaram muito, to totalmente viciada.
Esse livro se assemelha mais Mistério no Caribe, um suspense mais tranquilo que dá brecha ao leitor se achar capaz de resolver o caso (não igual ao Expresso Oriente).
Eu tinha formado uma linha de raciocínio não muito diferente da do Poirot, mas o final ainda me deu uma chocadinha. Os fatos todos se entrelaçando e tudo fazendo sentido (ou não) me dá um êxtase muito grande, depressão chega some.
Não é muito UAAAAAAU, mas um UAAU chega a ser. Deu uma cansadinha no meio do livro, mas o desejo de saber logo o resultado te faz vencer as palavras.

WeltonLuis 14/12/2023

Poirot é convidado a trabalhar em um caso que ocorreu 16 anos antes do momento da história e culminou numa condenação de Caroline Crale, acusada de matar o marido por ciúmes. A filha, Carla Crale, procura o famoso detetive a fim de saber a verdade sobre o caso, pois recebeu um bilhete post mortem de sua mãe afirmando, na verdade, ser inocente. Cabe a Poirot revisitar o passado e investigar todos os envolvidos na época.

amandakeli 12/12/2023

Livro surpreendente, pra mim foi praticamente impossível descobrir o real assino, o crime foi cometido a muitos anos atrás

bru 03/12/2023

Nada demais
É um livro bem típico da Agatha. Ouso dizer que talvez não me empolguei tanto com o romance. Mas resolução do caso é coerente e simultaneamente surpreendente pois ele impulsiona o leitor a prestar muita atenção aos detalhes dos relatos, a fim de acompanhar o aguçado raciocínio de Poirot nesta trama cheia de questões psicológicas.
É um livro bem leve e que novamente indico para qualquer pessoa que esteja querendo imergir no universo literário. Com uma linguagem muito simples e com uma linha de tempo linear, esse livro facilmente pode ser lido em apenas uma tarde (dependendo do seu entusiasmo). Dei 3 estrelas por causa do caso mesmo. Mas admito com toda propriedade que esse é um livro bem escrito.

Salim 01/12/2023

Surpreendente, como só a gata triste consegue ser
Achei que ia acertar o assassino dessa vez, mas bem no finalzinho teve um plot twist que derrubou minha suspeita... Agatha sempre surpreendendo!

Aninhað 01/12/2023

Muuuuuito bom!!!!
Da Agatha a gente espera tudo e ela, como sempre, entrega tudo!

A criatividade e o olhar de cada personagem desse livro é sensacional, vale super a pena para quem gosta de investigação e mistério!

denjireidelas 29/11/2023

Um porquinho foi à feira
Primeiro livro que leio da Agatha Christie e me surpreendeu bastante. Gostei da escrita e história, também gostei bastante do título e a relação com a canção infantil junto com a quantidade de suspeitos. Ano que vem vou ler mais livros dela!

Guilherme2018 26/11/2023

Minha resenha sobre "Os cinco porquinhos"
Simplesmente IMPECÁVEL, digno de filme. O livro trata de um crime que ocorrera 16 anos antes, e desde o primeiro capítulo é o puro suco de uma investigação de ponta. Aghata se superou nessa obra, o final? Eu nem imaginava uma coisa daquelas, e as últimas frases foram de tanto impacto, isso é uma verdadeira obra de arte.

Infelizmente não vejo ninguém falando sobre esse livro, mas caso você goste de um suspense, você não vai se arrepender.