Aprenda a Vender e Operar Vendido

Aprenda a Vender e Operar Vendido Alexander Elder

Resenhas - Aprenda a Operar Vendido e Vencer na Bolsa em Queda

denis.caldas 19/11/2020

Saber vender ações, não antes de saber comprar.
O livro é dividido em três partes, a saber, (1) Como comprar, gerenciar risco e manter registros; (2) Como vender; e, (3) Como operar vendido. Cada parte é dividida em capítulos, aqui mostrada como número da parte e o número do capítulo: 1.1 Como comprar; 1.2 Psicologia do trading e gestão de risco; 1.3 Sobre manter registros; 2.1 Vendendo em um alvo; 2.2 Vendendo em um stop; 2.3 Vendendo "barulho do motor"; 3.1 Operando vendido em ações; 3.2 Operando vendido em outros ativos; e, Conclusão.

Antes de dizer propriamente sobre vendas, o autor faz um resumo de assuntos que tratou nos dois primeiros livros dele traduzidos ao português, "Como se transformar num operador e investidor de sucesso" e "Aprenda a operar no mercado de ações", este eu acabei de ler há um mês. Arrisco a dizer que, se você não leu os outros dois, é possível compreender este, mas nada melhor do que ler a trilogia. Por exemplo, no "Aprenda a operar" tem muitos exemplos de gráficos, tanto com as entradas como as saídas, mais do que este. Como não conheço o primeiro clássico, me abstenho de dizer algo sobre.

Agora, a abordagem do dr. Elder é diferente de outras, porque ele gosta muito de indicadores, enquanto que o dr. Al Brooks, por exemplo, faz uma análise técnica barra a barra, focada somente no preço e em uma média móvel. Phil Town une análise fundamentalista, com apenas 5 fundamentos, com análise técnica de 2 indicadores para entrar e sair, em longo prazo. Qual a melhor? Bem, vai depender do seu estilo, da sua personalidade, de quanto você tem para especular.

Por exemplo, o modelo do Phil Town é o melhor para o longo prazo, mas demanda um tempo de estudo que ainda não coloquei em prática, mas gostaria muito. O do dr. Elder é muito legal e me adaptei bem para fazer swing e arriscar algum day trade, mas acelera o coração, já me deu um retorno de 20% ao mês, então não posso reclamar. Os puristas, como Al Brooks, gostam de um gráfico limpo e, de preferência, branco e preto, ao invés da parafernália verde e vermelha, com indicadores azuis, roxos e amarelos poluindo a tela, mas me senti seguro mais com a poluição do que a simplicidade da experiência.

Enfim, exalto também a metodologia de gerenciamento de risco do professor Alexander Elder, que me salvou de grandes enrascadas. Teoria e prática, não tem como dissociar. Um abraço e obrigado por ler a minha resenha!