Bíblia Sagrada Nova Almeida Atualizada

Bíblia Sagrada Nova Almeida Atualizada Sociedade Bíblica do Brasil

Resenhas - Bíblia Sagrada Nova Almeida Atualizada

z..... 01/03/2024

NAA 2017 (Edição 3 da ARA)
01/03/24 - Gênesis 1 a 5
Resgatando um pouco de História: João Ferreira de Almeida (missionário evangélico) traduziu a Bíblia para o Português no século 17 (todo o Novo Testamento e a maior parte do Antigo Testamento, significando até trechos de Ezequiel); a edição foi completada e publicada no século 18 de maneira pioneira; e entre as edições de atualização através dos tempos encontramos a Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a Almeida Revista e Atualizada (ARA).
Desde minhas primeiras leituras bíblicas afeiçoei-me pela ARA, a linguagem sempre pareceu-me mais moderna e dinâmica em seu contexto, tendo lido as edições de 1959, de 1993 e agora estou nesta terceira edição, de 2016, a Nova Almeida Atualizada (NAA), com muita sede e curiosidade. As referências sobre ela são muito boas, e é o que tem se revelado na leitura iniciada hoje. Posso citar substituição de palavras arcaicas (tipo irrisão por motivo de riso), simplificação de expressões (como louvar-te-ei por eu te louvarei), termos como vós e vossos por você ou vocês (exceto nas referências a Deus, como no Pai Nosso), os versículos foram alinhados de acordo com a construção das frases, houve revisão para evitar cacofonias e os textos poéticos receberam o destaque textual comum à poesia.
Iniciei em Gênesis e a leitura foi fluida, de percepção facilitada, gostei demais. Vou adotar como a Bíblia que levo para a igreja e, em boa e propícia ocasião, como presente.
Tudo para facilitação do entendimento da Palavra de Deus, amém!
Em tempo, com a leitura de 4 capítulos diários a Bíblia é lida de maneira integral em um ano, mas quero terminar essa leitura antes do segundo domingo de dezembro (escolhido como Dia da Bíblia). Ainda não tenho a edição física e estou lendo edição em PDF. Esperando o Barco da Bíblia chegar por aqui, acho que daqui a uns dois ou três meses, na sua visita anual, os valores são mais acessíveis do que nas livrarias...
02/03/24 - Gênesis 6 a 11
Importante ressaltar que a Bíblia Sagrada é para ser estudada (como disse Jesus em João 5:39 e como assim viviam os bereanos em Atos 17:11) em busca de aprendizagens na comunhão com Deus, que se refletirá em múltiplas áreas da vida. No momento estou anotando as novidades nessa nova edição, que contribuem para o entendimento.
Pensava que as novas edições apenas se preocupavam em modernizar o texto, mas além disso procuram mesmo é tornar a tradução o mais literal possível de maneira acessível a todos e sem perder o sentido original da mensagem. Então assim, além do texto a ser atualizado usam também destacadas edições bíblicas para equiparar a tradução adotada com versões bíblicas antigas na linguagem original dos escritos. Importante, pois os tradutores são sujeitos a escolhas menos apropriadas num contexto de expressões não comuns em nossa língua e cultura. No caso dessa edição, foram consultadas versões da Bíblia em Hebraico e grego.
Em relação a passagem que li hoje estava curioso sobre a o arco da aliança. Já li outras edições que são boas, mas em meu entendimento cometeu equívoco em denominar o arco de arco-íris. Fala sério! Falar no popular é uma coisa, mas escrever na Bíblia é outra. Arco-íris subtende história pagã. Graças a Deus preservaram arco da aliança nessa edição.
Novidade mesmo foi a tradução transformando as medidas de côvado em metros, como na descrição da arca de Noé. Gostei.
As passagens de tradução de homem por ser humano ou humanidade quando tem esse sentido me provocaram reflexão. Nesse caso é aceitável e ressalte-se que quando fala homem e mulher no sentido de gênero assim mantiveram.
03/03/24 - Gênesis 12 a 20
A leitura está um deleite, maravilhosa. Lembro que quando vi a primeira vez o texto bíblico com os versículos dispostos em frases sem interrupções, conforme a escrita gramatical correta, fiz pré-julgamento de não gostar (acostumado que estava com a tradição de cada versículo como frase separada). Agora percebo que a escolha textual da NAA de conservar a integralidade das frases é melhor, a leitura flui melhor.
Deixo em registro mais um ponto que melhorou... o povo conhece e cita o versículo que diz que Abraão creu em Deus e isso foi imputado para justiça (seja pela abordagem em Romanos 4 ou Gênesis 15:6). Pode parecer fácil, mas muita gente não sabe o que é imputado. Agora a edição substituiu imputado por atribuído.
04/03/24 - Gênesis 21 a 25
Em 25:30 na passagem em que Esaú troca o direito da primogenitura por um ensopado de lentilhas feito por Jacó, o termo ensopado, guisado ou cozinhado (conforme outras edições da ARA e ARC) foi trocado por "coisa vermelha" nas palavras de Esaú. Pareceu esquisito.
05/03/24 - Gênesis 26 a 30
06/03/24 - Gênesis 31 a 36
07/03/24 - Gênesis 37 a 43 - a linguagem foi modernizada, mas aqui e acolá encontramos ainda palavras não usuais. Por exemplo, poderiam usar sinônimos mais comuns para a "túnica talar de mangas compridas" de José em 37:3. Já também vi muita gente falar da túnica talar de José como se todos soubessem como é... Esse "talar" aí poderia ser simplificado.
08/03/24 - Gênesis 44 a 50 - Término da leitura do livro. Hoje é também aniversário de 50 anos de meu irmão. Graças a Deus por tudo!

09/03/24 - Êxodo 1 a 7
10/03/24 - Êxodo 8 a 12
11/03/24 - Êxodo 13 a 20 - "Não matarás" em 20:13, convencionado como o menor versículo bíblico, ficou mais curto ainda, 7 letras, em "não mate" (se existe versículo ainda que pode ficar tão sucinto como esse só se for a repetição em Deuteronômio ou outro em Jó... Quando chegar lá vejo se foi sintetizado também...).
12/03/24 - Êxodo 21 a 27 - Leitura mais fluida na parte cerimonial e estatutária. A exemplo do que fizeram em Gênesis na arca de Noé, as dimensões da arca da aliança e do altar do holocausto, por exemplo, também foram dimensionados do côvado para metro (nos capítulos 25 e 27).
13/03/24 - Êxodo 28 a 33
14/03/24 - Êxodo 34 a 40. Terminei a leitura do livro. Vou deixar em registro dois artistas citados, Bezalel e Aoliabe, usados por Deus para confecção do tabernáculo e artefatos relacionados. O Espírito Santo tem obra para fazer também "em" e "através" de cada um de nós. Hoje também deixo em registro livramento em Deus que tive pela manhã: sou ciclista e fui atropelado, mas não tive ferimentos, só a bicicleta que entortou o pneu, mas Deus me deu condições de ajeitar numa oficina e assim já foi feito. Louvado seja o Senhor!

15/03/24 - Levítico 1 a 7
16/03/24 - Levítico 8 a 15
17/03/24 - Levítico 16 a 22
18/03/24 - Levítico 23 a 27 - Fim da leitura do livro. Está mais fluida.

19/03/24 - Números 1 a 6 - A contagem inicial do povo foi feita no segundo ano pós saída do cativeiro no Egito.
20/03/24 - Números 7 a 12
21/03/24 - Números 13 a 18 - Nos cap. 13 e 14 momentos cruciais para o povo de Israel determinando a jornada pelo deserto por 40 anos antes de entrarem na terra prometida. Foi a postura de medo e murmuração diante dos relato dos espias, deixando de crer na vitória em Deus. Dez espias em Canaã fizeram relato instigando medo e apenas dois (Josué e Calebe) animaram o povo para confiar em Deus.
No cap. 15 as medidas efa e him foram convertidas em litros.
22/03/24 - Números 19 a 23
23/03/24 - Números 24 a 30 - No cap. 30 o segundo censo em Israel. No cap. 28 o efa de flor de farinha foi convertido em quilos.
24/03/24 - Números 31 a 36 - Fim da leitura.

25/03/24 - Deuteronômio 1 a 5
O livro repete partes da Lei e História de Israel em discursos de Moisés no quadragésimo ano pós saída do Egito, por isso o texto é mais fluido que a legislação em Levítico, em que a leitura parece mais formal.
Legal a transformação de côvado em metros, o que permitiu melhor percepção da altura dos refains ou anaquins (gigantes) como Ogue no Cap. 4, com cama descrita de quatro metros.
26/03/24 - Deuteronômio 6 a 11.
No cap. 6 iniciamos um dos dircursos mais bonitos de Moisés em que chama o povo à obediência e comunhão com Deus. Na cultura dos judeus é conhecido como Shemá de Deus.
27/03/24 - Deuteronômio 12 a 18.
28/03/24 - Deuteronômio 19 a 25.
29/03/24 - Deuteronômio 26 a 29. Em 29:23 vemos que o juízo de Deus na história de Ló atingiu outras cidades além de Sodoma e Gomorra, foram Admá e Zeboim. Portanto a destruição foi sobre a planície onde estavam.
Os capítulos sobre as bênçãos e maldições nos fazem pensar na história do Egito diante de Deus, Moisés trouxe essa lembrança no final do cap. 29. Somos sujeitos a sermos críticos sobre a dureza do coração de faraó e nem percebemos que podemos estar agindo como ele diante de Deus nas escolhas.
30/03/24 - Deuteronômio 30 a 34 - Arão morreu no monte Hor e Moisés no Monte Nebo. No cap. 29 por que a tribo de Simeão não foi citada? O que não significa que não tenha benção em herança. Os capítulos generalistas das bençãos e maldições se estende a todos.
Sábado de Aleluia, fim da leitura do Pentateuco.

31/03/24 - Josué 1 a 6 - "Seja forte e corajoso"
01/04/24 - Josué 7 a 12 - No cap. 8 tem detalhe curioso que ainda não tinha prestado atenção, sobre a vitória de Israel sobre a cidade de Ai. Josué estendeu a lança na direção e aparentemente ficou com ela estendida até a vitória final. É interessante que nas histórias de Moisés ele estendia o cajado.
02/04/24 - Josué 13 a 19 - No cap. 19 vemos que a herança da tribo de Simeão foi dentro da tribo de Judá. Estava curioso, pois na benção profética de Moisés em Deuteronômio não foi citada seu nome (evidentemente não significou que não seria abençoada). Numa reflexão fiz um paralelo com Jesus, da tribo de Judá, onde todos somos abençoados em sua graça maravilhosa. \o/
03/04/24 - Josué 20 a 24 - Terminei a leitura.
Será que Josué teve filhos? O livro não os cita diretamente... Creio que sim, pois testemunha que ele e sua casa escolheram servir o Senhor.
Louvado seja o Senhor, que cumpre suas promessas! Josué 21:45

04/04/24 - Juízes 1 a 5 - No cap. 1 vemos a tribo de Simeão lutando ao lado da de Judá. Não é para menos, pois os simeonitas tiveram heraņça no meio de Judá. No cap. 2 vemos a morte de Josué, seguindo-se o período dos juízes. Povo de Israel se desviou várias vezes da comunhão com.Deus com graves resultados para eles mesmos.
05/04/24 - Juízes 6 a 10
06/04/24 - Juízes 11 a 15
07/04/24 - Juízes 16 a 21 - Terminei a leitura do livro.

08/04/24 - Rute 1 a 4 - Livro curto, história grandiosa, destacando a fé, amizade e fidelidade de Deus. Rute 1:16-17 é uma das mais bonitas declarações de amor fraterno.

09/04/24 - 1° Samuel 1 a 7 - "Fala, porque o teu servo ouve" (1:10)
10/04/24 - 1° Samuel 8 a 12 - Nessa parte começa a história do rei Saul.
11/04/24 - 1° Samuel 13 a 17 - O cap. 17 é um dos mais emocionantes, com a batalha de Davi e Golias. Na edição os côvados da altura do gigante foram transformados em metros, pra ser preciso, o texto registrou quase 3 metros. O peso de sua armadura e armas também foi registrado em quilos e não imaginava que fossem tão pesadas.
12/04/24 - 1° Samuel 18 a 22
13/04/24 - 1° Samuel 23 a 27
14/04/24 - 1° Samuel 28 a 31 - Fim da leitura. Tem quem acredite que no cap. 28 foi samuel quem apareceu. Heresia, pois além de ir contra a palavra de Deus o espírito também mentiu ao dizer que Saul morreria pela manhã, o que ocorreu três dias depois.

15/04/24 - 2 Samuel 1 a 5 - Em 2:10 um fato interessante sobre lsrael... É comum pensar que Davi assumiu o reinado como segundo rei, após a morte de Saul, mas o correto é que Isbosete, filho de Saul, reinou por dois anos, com ajuda de Abner. Nesse período Davi reinava em Judá e unificou o reino após a morte de Isbosete.
16/04/24 - 2 Samuel 6 a 10
17/04/24 - 2 Samuel 11 a 15
18/04/24 - 2 Samuel 16 e 17
19/04/24 - 2 Samuel 18 a 24 - Em 24:16 tem uma tradução que deveria ser padrão nas versões brasileiras (acredito). Sobre a palavra arrependimento, que na linguagem bíblica tem sentidos distintos, enquanto no português costuma referir-se a mesma coisa (de tristeza diante de ação percebida equivocada). Nessa edição privilegiou-se o sentido original, de mudança de ideia ou propósito.
Fim da leitura do livro. Li na praça de alimentação do shopping, quando aguardava para assistir o "Guerra Civil".

20/04/24 - 1 Reis 1 a 5 - De fato, como os estudiosos referenciam e as Escrituras mostram, havia muita confusão e disputas entre os filhos de Davi.
21/04/24 - 1 Reis 6 e 7 - É tão bom quando lemos algo que o texto facilita e potencializa o entendimento! Exatamente o que vemos nas dimensões e objetos no templo, traduzidas em metros.
22/04/24 - 1 Reis 8 a 12
23/04/24 - 1 Reis 13 a 17 - Dá para fazer paralelo entre 1 Reis 13 e Gálatas 1, sobre priorizar as determinações de Deus. Em Reis um profeta deu ouvidos a outro profeta que disse algo contrário como revelação de um anjo levando o outro a pecar. Em Gálatas o apóstolo Paulo registrou que mesmo que fosse ele ou um anjo do céu que dissesse algo contrário ao que Deus tinha determinado, que fosse rejeitado.
24/04/24 - 1 Reis 18 a 20
25/04/24 - 1 Reis 21 e 22 - Que maldade de Jezabel contra Nabote no cap. 21...
Terminei o livro.

cont...
Oi tudo vem

Vitoria293 14/03/2024minha estante
Com q faz pra ler, me ensina

z..... 14/03/2024minha estante
Oi, oi! Se você tem interesse de ler a Bíblia, que bom, que benção. Olha, existem várias metodologias e geralmente leio 4 capítulos diários, mas isso é relativo. O importante de início é sua motivação, não sei nada sobre vc, mas já que perguntastes, vc pode ir lendo os evangelhos, a partir de Mateus no Novo Testamento, um capitulo no dia. Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça. É certo que que não vais entender muita coisa, normal, mas algo vai também perceber e a descoberta da palavra de Deus é bençao ao coraçao. Terminando os evangelhos sugiro ler a carta de 1 João, sepois a de Tiago, Salmos, Pr0vérbios, Gênesis. Vá descobrindo...
Se vc for Mateus, logo no início tem a genealogia de Jesus e nela 5 mulheres foram citadas. 4 com os nomes e uma de maneira subjetiva. Sugestão, descobrir quem foram. São todas ancestrais de Jesus como homem e a citação a elas foi revolucionário em seu contexto, mostrando a grandeza de Deus. Por exemplo, Raabe tinha sido prostituda, converteu ao Senhor e foi agraciada com a benção de ser ancestral deJesus. Já pensou como viram isso na época... é um exemplo da misericórdia de Deus que transforma e abençoa. Todas essas 5 mulheres tiveram história inusitadas e foram agraciadas. Olha. Leia, vá lendo, não desista disso, ainda que pouca entenda. Amém!

z..... 14/03/2024minha estante
Se vc é criança que bom. Se for possivel, peça para seus pais levarem vc numa escola bíblica na igreja evangelica. É todo domingo de manhá e lá a Bíblia é estudada adaptando para cada idads

Não é isso

Vitoria293 14/03/2024minha estante
Como q faz para ler outros livros tipo maluquinha

Sou católica

Vitoria293 14/03/2024minha estante
Só quero saber como q faz pra ler os livrosssssd

z..... 14/03/2024minha estante
O site é só para anotar as leituras que fazemos em livros, revistas ou quadrinhos. Não para baixa-los, ok! Você pode apenas registrar o que leu, não esquecendo de marcar junto com o "lido" a data que terminou para aparecer na lista anual, e pode fazer resenha se desejar. Caso não encontre alguma obra específica, também é possível registrá-la. As sugestões da Bíblia que falei são oportunidades para todos que desejarem, valem pra vc se quiser. Boas leituras!

Willy Robert 10/07/2022

Recomendo!
Foi a primeira vez que li toda a NAA. A versão ficou excelente, a tradução é fluida e a leitura rende bem. Recomendo!

Bruce 18/08/2020

Um livro bem complexo de se ler, vejo pessoas dizendo que a leitura é ruim outras dizendo que tem que ler com olhos cristãos, mas resumindo o que eu penso. Existem diferentes tipos de livros, cada um deve ser lido de uma maneira, os de histórias, como Senhor dos anéis por exemplo, que focam em contar uma narrativa, apesar de passar ideais. Já livros técnicos se preocupam em passar informação, você vai e volta nesse tipo de livro, um livro de auto-ajuda passa mensagens e forma de ver as coisas, que mesmo sendo simples, os faz pensar a respeito.

A bíblia por sua vez é vários livros em um, ela conta uma narrativa, passa informações e faz você refletir a respeito de um ideal. Por isso se você a ler como qualquer um desses livros vai faltar algo, e a leitura pode ser ruim. Quando diziam que era preciso estudar a bíblia e não ler, eu não entendia, mas agora vejo que é preciso descobrir uma forma única de ler, pois pelo meu ponto de vista, esse é o único livro que foi escrito dessa forma, e talvez é o que o torne tão diferente e especial.

Novamente, essa foi a minha visão do livro, ainda estou "estudando" ela, e descobrindo uma forma de ler que me permita absorver o máximo de conteúdo possível.