Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

Estratégias de leitura para ler e compreender melhor Ismar Souza

Resenhas - Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juli 07/04/2024

MÉTODOS
A obra nos traz informações sobre os diferentes motivos por qual as pessoas leem, exemplo, por diversão, para se informar ou para compreender. E o autor conduz sua obra, primeiro informando os tipos de livros “ficção, romance, poema e expositivo”, e por segundo, desenvolvendo um passo-a-passo com foco na leitura expositiva.

Nestes passos o autor explica que a leitura poderá seguir por as seguintes etapas para que o leitor ganhe profundidade e um nível alto de retenção do conteúdo: Leitura ativa; leitura elementar; leitura superficial; leitura analítica; e, leitura sintópica. Se você gosta muito de se aprofundar nos livros sugiro adquirir esta obra e buscar as explicações para cada tópico acima, será enriquecedor.

Um pensamento que o autor nos traz e que compartilho é sobre a confusão que muitos fazem sobre a atividade de ler e estudar. Ler está na base do estudo, mas que o estudo não é feito somente de leitura, e comenta “Quando você lê, checa, analisa, testa, amplia, aprofunda e relaciona informações e fatos é que de fato estuda.”

É isso.... boa leitura!

Maurício 26/03/2021

Estudos
Bom, é uma boa leitura para quem tem interesse de se aprofundar mais na leitura. Esse livro vai te mostrar técnicas para avaliar e reter conteúdo de qualquer livro que deseja ler, ótima pedida para quem está na faculdade, curte fazer resenhas e afins ..

Não leia tão apegado ao livro, pois quando trata-se de pós leitura ele se torna para consulta e não tem problemas se você só ler a parte que lhe interessa, o importante é extrair tudo aquilo que o livro te oferece de bom ! Bons estudos, leituras, pesquisas ...

Lore 15/02/2021

Recomendo!
Livro super tranquilo de ler!
O autor se inspirou na obra " Como ler livros" de Mortimer Adler sobre os tipos de leitura ativa, seus passos/estágios, definindo-as e nos orientando de como realizá-las.
Para quem quer aprimorar ou aprender sobre essas estratégias e tipos de leitura, acredito que irá ler de forma mais lenta e anotando/destacando bastante, e tentando aplicar na prática, claro.
O que mais chamou minha atenção foi que a abordagem da leitura sintópica é primordial para os projetos de pesquisa, por exemplo, e a aplicação da leitura ativa (eu tava precisando muito aprender sobre).
Enfim, gostei bastante do livro! Desconhecia as estratégias de leitura, e espero que agora eu consiga ler e apreender melhor seguindo os passos e estágios das leituras ativas.
Niomar.Castro 16/02/2021minha estante
????

Miguel de Lima 03/03/2021

Recomendo para leitores iniciantes
Eu, como iniciante no hábito de ler diariamente, tirei bastante proveito do que foi abordado pelo autor.
Leitores veteranos já devem ter lido muito do que tem neste livro, mesmo assim vale a leitura.

Layane38 18/09/2020

Livro didático e bem organizado. Uma bom livro para quem busca tirar o maior proveito dos livros e dos estudos.

Letícia 21/08/2020

Este e-book foi inspirado na obra "Como Ler Livros" de Mortimer Adler, e a intenção com esta pequena obra é apresentar os conceitos básicos do livro fonte de uma forma adaptada, utilizando uma linguagem acessível e bem objetiva. Porém, achei a leitura um tanto quanto rasa e muitos termos, para quem não leu o livro original do Mortimer, ficam difíceis de serem compreendidos.

Samuel.Santos 23/03/2021

Cumpre oque propõe explicar, não é um livro com macetes de leitura nem um livro cheio de dicas e fórmulas magicas como eu pensei quando vi. Ele fala um pouco sobre a leitura, a diferença entre leitura e aprendizado e a partir disso cria uma base para falar dor níveis de leitura, elementar, inspecional, leitura analítica e sintópica. Bom saber essas informações principalmente pra quem pretende fazer um trabalho científico. O livro é bem resumido, não espere muita profundidade mas é isso.

Renato 27/09/2020

Objetividade com qualidade
Livro aborda como melhorar desempenho na leitura, explanado como utilizar os níveis de leitura para efetuar uma boa leitura.

Samuel M de Paula 28/12/2020

“Para se tornar um leitor melhor não basta apenas ler mais, é preciso querer ler”
Ismar Souza resume de modo pleno a obra Como Ler Livros de Mortimer J. Adler (a qual recomendo se deseja se aprofundar no assunto), sendo uma leitura que pode ser realizada em menos de 2 horas.

Uma leitura recomendada e breve para aqueles que desejam ler mais ativamente e melhor, ensinando como realizar a leitura em cada um dos estágios (elementar, inspecional, analítica e sintópica) e níveis.

antonio.mms 09/07/2020

Comecei a ler esse livro porque estava com dificuldade para ler obras não acadêmicas e acabei conhecendo uns bons conceitos e tipos de leitura. A obra apresenta conceitos básicos de leitura através de uma linguagem objetiva e acessível. Inspirado em outro texto mais profundo e abrangente (Como Ler Livros - Mortimer Adler), Ismar busca compilar e introduzir conhecimentos de leitura ativa, convidando sempre o leitor a conferir a referência maior.

Ana Lu 05/09/2022

Um bom guia
Um livro interessante, que explica, dentre outras coisas, as diferenças entre leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica.
É um bom guia de como e quando adotar cada uma delas.

Baseado na obra Como Ler Livros, de Mortimer Adler, é um livro objetivo e prático. Imagino, porém, que o livro de Adler seja mais aprofundado, embora não tenha sentido falta de informações em Estratégias de Leitura.

Porém, esse não é um livro acabado; o próprio autor pede retorno dos leitores para possíveis correções (que existem, de fato).

Apesar disso, achei uma leitura válida, para quem já lê e para quem gostaria de criar esse hábito.

Larissa.Herbsthofe 12/03/2020

Para quem tem dificuldade de começar a ler ou para aqueles que já estão sempre lendo é bem curioso o cuidado e análise de como podemos melhorar o entendimento de certos tipos de leitura. Vale a pena ler.

Cat 31/12/2020

Inspirado no clássico “Como ler livros” de Mortimer Adler, esse livro fornece um guia resumido para quem quer aprender a extrair o máximo das suas leituras, sejam elas técnicas ou não. É um bom começo, mas meu próximo passo será a obra original :)

Gui 22/04/2021

Lendo um livro q te ensina a ler
Ele possui uma linguagem bem simples, e de fácil compreensão, apresenta informações sobre livros como capa, contracapa, sumário, prefácio etc pra quem é totalmente leigo. Além disso apresenta tipos de leituras que buscam uma sistematização, o que pode ser bom para quem busca iniciar uma rotina, mas pode tornar a leitura apenas mais uma obrigação monótona e sem graça.

Leonardo 18/05/2021

Ótima leitura
O livro nos dá diversas dicas de como fazer uma leitura mais técnica, fazendo um estudo mais aprofundado dos temas que desejamos aprender. Explica estágios de leitura, e tipos diferentes. Não se trata de ensinar a leitura de livros de ficção ou romances, mas livros de estudo, comparando ideias. Gostei muito, e recomendo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5