Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

Estratégias de leitura para ler e compreender melhor Ismar Souza

Resenhas - Estratégias de leitura para ler e compreender melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pedro 07/04/2024

Ótimo livro
Apesar de não ter sanado as dúvidas que eu esperava sanar com esse livro, não pude deixar de notar a sua excelência. Aqui Ismar Souza vai destrinchar aspectos gerais da leitura a fim de aumentar sua compreensão e rendimento. Achei um livro muito válido e de uma linguagem fácil. Uma ótima aposta para pesquisadores e acadêmicos que queiram aumentar seu rendimento e compreensão.

OBS: Vi uma galera falando sobre o livro não ser completo, mas é evidente que um livro desse tamanho não vai aprofundar todas as questões. Eu acho que o conteúdo aqui presente é o suficiente para que você consiga aplicar nas suas leituras. Se por um acaso houver a necessidade de aprofundar mais, é necessário procurar um livro mais técnico (maior).

Juli 07/04/2024

MÉTODOS
A obra nos traz informações sobre os diferentes motivos por qual as pessoas leem, exemplo, por diversão, para se informar ou para compreender. E o autor conduz sua obra, primeiro informando os tipos de livros “ficção, romance, poema e expositivo”, e por segundo, desenvolvendo um passo-a-passo com foco na leitura expositiva.

Nestes passos o autor explica que a leitura poderá seguir por as seguintes etapas para que o leitor ganhe profundidade e um nível alto de retenção do conteúdo: Leitura ativa; leitura elementar; leitura superficial; leitura analítica; e, leitura sintópica. Se você gosta muito de se aprofundar nos livros sugiro adquirir esta obra e buscar as explicações para cada tópico acima, será enriquecedor.

Um pensamento que o autor nos traz e que compartilho é sobre a confusão que muitos fazem sobre a atividade de ler e estudar. Ler está na base do estudo, mas que o estudo não é feito somente de leitura, e comenta “Quando você lê, checa, analisa, testa, amplia, aprofunda e relaciona informações e fatos é que de fato estuda.”

É isso.... boa leitura!

Bruna 01/03/2023

Ebook inspirado na obra ?como ler livros? do grande pedagogo americano Mortimer Adler.
Possui dicas e estratégias para aprimorar a leitura.

Jonathan 30/01/2023

Um livro muito prático, direto ao ponto. Uma boa introdução ao clássico "Como ler Livros", o autor cumpre o que promete, de maneira bastante didática. Vale a pena a leitura.

Pedro Leitor 23/01/2023

Eu recomendo
Ótimas dicas para aqueles que querem entender essa fascinante mundo da leitura. O autor vai nos mostrar os tipos de leitura e como fazemos cada uma. Recomendo.

Daniel 21/01/2023

Preciso melhorar as minhas leituras e este livreto me ajudará muito. Contém várias dicas práticas. Gostei bastante!

Geolê 12/01/2023

Resumo do "Como ler livros"
Trata-se exatamente disso: um resumo.
Porém, não um resumo completo mas focado especificamente nos níveis de leitura e no que significa uma leitura ativa.

Uma forma mais acessível de ter acesso àquele conhecimento.

Helio 18/12/2022

Estratégias de leitura.
Quando aprendi a ler, adquiri o hábito de ler tudo o que me aparecia. Com o passar dos anos, fui dos gibis para os livros de bolso, com histórias de ?faroeste?, guerra, espionagem e tudo quanto era gênero de livros que eu pudesse ter acesso. Daí vieram os romances, suspenses, livros de Ágata Christie e por aí vai. As estratégias de leitura que o livro propõe são super interessantes e contribuem para melhorar a qualidade do que podemos absorver quando lemos um livro. Vale conhecer as estratégias e reter o que for interessante para por em prática. Recomendo.

Caio Timbó 20/10/2022

Direto ao ponto
Gostei da leitura. Obviamente muitas das estratégias apontadas pelo autor já fazia, mas instintivamente, e com certeza aprendi coisas novas que posso aplicar em meus estudos. O principal desse livro é ele ser direto, simples e fácil de entender as estratégias.

Fritszen 16/09/2022

Mapa conceitual de como ler livros
Eu li esse livro e ele cumpre o seu título, só que o problema é dele ter pegado as ideias do como ler livros de montimer adler, lá diz dos quatro níveis de leitura e mais outras ideias, como o livro é curto seria bom usar esse livro de consulta depois de ter lido o como ler livros já que ele tem bastante páginas séria chato ter que procurar no livro para sarar suas dúvidas

Ana Lu 05/09/2022

Um bom guia
Um livro interessante, que explica, dentre outras coisas, as diferenças entre leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica.
É um bom guia de como e quando adotar cada uma delas.

Baseado na obra Como Ler Livros, de Mortimer Adler, é um livro objetivo e prático. Imagino, porém, que o livro de Adler seja mais aprofundado, embora não tenha sentido falta de informações em Estratégias de Leitura.

Porém, esse não é um livro acabado; o próprio autor pede retorno dos leitores para possíveis correções (que existem, de fato).

Apesar disso, achei uma leitura válida, para quem já lê e para quem gostaria de criar esse hábito.

Martins 03/06/2022

Ensina a ler melhor e de forma correta
O livro baseia-se na teoria como ler de forma correta. Ensina técnicas de leitura para absorver o máximo possível de um conteúdo de livro. O autor ensina que existem diferentes tipos de leituras, como leitura, básica, analítica e sintópica. Nesse livro mostra a como ter uma leitura ativa por meio de questionamentos e perguntas para conseguir capturar a mensagem do autor e as partes essências do livro.

Sabrina 18/01/2022

Bom para leituras científicas também
O livro trás alguns tipos de leitura de livros, mas pode ser aplicado também em pesquisas científicas que é justamente onde vou aplicar o que aprendi.

Curto, objetivo e claro.

Recomendo.

[Li no Kindle unlimited]

LLana396 15/01/2022

Didático
Leitura para aperfeiçoar minha capacidade de leitura analítica de livros tanto técnicos como de entretenimento. Mto boa leitura, cheia de novos conceitos sobre a arte de ler, absorver e interpretar. Indico!

Ana Magiero 30/12/2021

Lido: 14/60 📚 Esse foi um dos livros que precisei ler para uma disciplina que dou aula e apesar de ser bem curto trouxe muitos ensinamentos para passar para meus alunos. Além de ser bem dinâmico, acabou abrindo meus horizontes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5