Aristóteles

Aristóteles Enrico Berti

Resenhas - Aristóteles

Marvko 06/04/2022

Enrico Berti não decepciona
Enrico Berti, ao lado de Giovanni Reale, Dario Antiseri, Franco Trabattoni e outros figurava como um dos maiores estudiosos da história da filosofia, que infelizmente veio a falecer esse ano. Ao contrário de tantos filodoxos e pseudo-intelectuais que temos no Brasil, a Itália ainda produz grandes filósofos, este sendo um exímio comentador de Aristóteles.

Sobre a obra em si, é excelente. Faz um panorama de toda a filosofia de Aristóteles de forma sucinta e de fácil compreensão sem ser demasiadamente limitada e medíocre, como tantos outros "manuais de filosofia" fazem ao tentarem reduzir a filosofia em poucas páginas.

Com certeza esse livro vai ajudar aqueles leitores que já estão razoavelmente familiarizados com a obra de Platão e ainda não iniciaram a obra de Aristóteles em si, como é o meu caso. Enfim, recomendo o livro.

Paulo 24/03/2022

Introdutório demais
Pequeno livro introdutório da obra de Aristóteles, dividido em 4 partes: biografia, análise das obras, conceitos-chave e história dos efeitos.
A análise das obras é realizada de forma resumida, sem aprofundamento, cumprindo apenas a função de traçar um panorama da extensa obra de Aristóteles.
Os conceitos-chave, ao final, fazem um resumo dos principais assuntos abordados pelo Estagirita e a história dos efeitos das doutrinas aristotélicas passa pela antiguidade, idade média, idade moderna e a contemporaneidade.
Para um primeiro contato com a obra do Estagirita, acho que a melhor opção é a leitura direta de “Ética a Nicômaco”. Mas, para quem prefere livros introdutórios, “Aristóteles para todos”, de Mortimer Adler, é uma opção mais didática do que este breve livro.

Dissensão e Tréplica 12/11/2017

link
link

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2016/10/09/conheca-aristoteles-2/