Preconceitos com a Juventude

Preconceitos com a Juventude Bruno Rafael Machado Nascimento




Resenhas - Preconceitos com a Juventude


2 encontrados | exibindo 1 a 2


z..... 17/03/2018

A obra foi escrita por pesquisadores ligados ao movimento católico de renovação carismática. Tem quatro artigos com considerações sobre a participação da juventude na sociedade, estimulando protagonismo em causas sociais e, ao mesmo tempo, analisando fatores que se interpõem a isso, no que é chamado de adultocentrismo e invisibilidade dos jovens.

Os primeiros dois artigos são parecidos, com reflexões em um papel secundário, na prática, atribuído aos jovens, essencialmente por conservadorismo, limitando potencial que os autores procuram incentivar. Há vários exemplos de aplicação cotidiana e reflexão no texto bíblico sobre a questão.
Sendo um livro discursivo, de incentivo ao debate, fico muito a vontade para expressar que partilho da visão incentivada para a juventude, mas discordo do que foi abordado no direcionamento bíblico. O primeiro texto coloca o Antigo Testamento como algo arcaico em exemplos e mensagens à juventude, o que não vejo se expressar em sua realidade; e o segundo coloca as Sagradas Escrituras como algo falho, de parecer humano, limítrofe ao potencial da juventude. Há um contexto em certas passagens que não foi observado. Prefiro o que foi enunciado em passagens como o Salmo 119:105 do que o desapego ou descaracterização disso.
O terceiro artigo é o que achei mais interessante, dissertativo sobre a invisibilidade do próximo que muitas vezes atribuímos na prática. Interessante reflexão humanista.
E o quarto, que despertou minha busca ao livro (por conhecer um dos autores e admirar seu trabalho como educador na rede de ensino público), em minha percepção tem seu valor também pelo breve histórico do movimento católico carismático no Amapá.

O livro tem a mensagem de incentivo ao protagonismo da juventude e foi organizado pelo professor Paulo F. Dalla-Déa. É acadêmico demais em certas passagens e busca a discussão e incentivo do potencial dos jovens.
comentários(0)comente



><'',º> 14/11/2017

"O preconceito é um problema racional que se perpetua pelo lado emocional do ser humano. Superar os preconceitos é a tarefa da humanidade que Deus deve ter deixado para que os homens vivam bem. DesconStruir preconceitos e superá-los é o lado concreto do amai-vos uns aos outros e ainda os grandes das nações vos dominam, mas entre vós não deve ser assim, ambos ensinamentos de Jesus, o Cristo. Assumir uma perspectiva ideológica que seja inclusiva e saiba ler a Bíblia (Antigo e Novo Testamento) a favor dos jovens é a tarefa que se propõe esse livro. Numa perspectiva cristã e engajada, assumem-se os jovens e sua causa para que possamos sair do lamaçal das discussões que muitos adultos se colocam ao falar do tema. Engajado e intelectualmente sincero, o livro tem várias perspectivas, incluindo testemunhos de jovens sobre o tema."

PAULO F. DALLA-DÉA
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR