The Smallest Part

The Smallest Part Amy Harmon

Resenhas - The Smallest Part

Lud @quoteseplots 20/09/2018

Mais que amor, uma história de amizade
Talvez as três figurinhas na capa te deixem com medo.
Talvez, assim como eu, você é aquela pessoa que foge de triângulos porque sempre sofre com eles.
Ou se irrita.
Talvez você tenha visto isso e a sinopse e tenha corrido achando que ia sofrer.
Contudo...
Se você pensou em todos esses motivos para não ler, pense de novo, e leia.

Não vou dizer que não vai sofrer, talvez sofra, mas não pelos motivos que está pensando.

The Smallest Part conta a história de Mercedes, Noah e Cora, três amigos que tem a vida virada de cabeça para baixo, mas não por causa do amor que nasceu entre eles, na verdade, esse é o menor dos problemas que acontecem na história, apesar de estar presente. Vou falar disso mais para frente.

Quem já leu The Law of Moses, provavelmente vai lembrar do Dr. Adelin e já tenha uma pequena noção do que vai acontecer nesse livro. Caso contrário, indico ler o livro de olhos fechados. Na verdade, todos os livros da Amy é indicado que sejam lidos sem saber um spoiler sequer, e assim você possa mergulhar na intensidade da leitura.

A Amy já começa o livro da seguinte maneira:

"Ela era a melhor amiga, a dama de honra, a madrinha, a cola. Ela estava lá pelos bons e maus momentos, os altos e baixos, os maiores momentos e os mais insignificantes. E ela estava lá quando tudo desabou.
Este é a história da menina que não conseguiu ficar com o cara ".

Essa é Mercedes! E que protagonista. Como não amá-la?
O livro já começa nos mostrando que Mercedes abriu mão de qualquer coisa que poderia ter com Noah para Cora, também sua amiga. E isso não é spoiler, está na sinopse, então posso falar sem ressalvas.

Mas a relação deles não começou aí, a história vai nos mostrando como a dupla de amigos virou uma tríade e como o laço entre eles se estreitaram. Cada um com sua dor, vida difícil e jeito peculiar, juntos eles tiraram forças um do outro para prosseguir e se tornarem quem são.

Quando eu falo que isso não é bem um triângulo, é porque The Smallest Part não possui brigas ou rixas por causa de namorado, não temos disputas amorosas ou mesmo um carinha confuso entre dois amores. As coisas vão acontecendo ao seu tempo e, no final de tudo, a mensagem que fica é muito mais sobre amizade e o amor de uma amizade, que é diferente.

""Você está apaixonada por Noé, Mercedes?" perguntou Cora. "Quero dizer... Eu sei que você ama ele. Você tem sido amigos para sempre. Nós todos temos. Mas você está apaixonada por ele?”
Se tivesse sido qualquer outra pessoa - alguém -, Mercedes teria esticado o peito, cruzado os braços magros e deixado seus sentimentos serem conhecidos. Ela teria reivindicado ele. Mas foi Cora. Cora corajosa, bonita e quebrada, e Cora também amava Noah.
Então Mercedes mentiu.
E com essa mentira, ela o perdeu. Com essa mentira, ela selou seu destino."

O livro fala sobre Mercedes, a garota que não conseguiu o garoto. Mas, para mim, é sobre a Mercedes, que conseguiu o garoto mais do que qualquer uma pessoa poderia conseguir. A amizade deles é uma coisa linda de se ver e, apesar de Mercedes abrir mão de evoluir isso para Cora, ela sabia que manter a amizade era muito mais importante do que perder os seus amigos.

No início eu me sentia um pouco chateada por isso e, não vou dizer que não fiquei brava em alguns momentos ou que achei justo, no entanto, no decorrer da história, você começa a compreender que certas coisas são maiores, a amizade é mais importante, manter as pessoas que você ama por perto é melhor do que perdê-las por rixas e triângulos amorosos.
Não sei se teria maturidade para tanto, mas ficou a lição.

“No final, apenas três coisas são importantes: quanto você amou, quão gentilmente viveu e como graciosamente soltou as coisas que não eram para você.”

Essa é a frase que Mercedes levava. E falando dela agora, eis aí uma personagem autêntica, que sabia o que era e o que queria ser. Ela foi o sustento dos seus amigos e a segurança dos mesmos. Mercedes é aquela pessoa que você quer manter em sua vida para sempre, de tão especial que é. Fora o fato que eu amei que ela é latina.

“Você é uma minúscula formiga operária. Você nunca para. Nunca faz uma pausa. Você trabalha mais do que qualquer um que conheço. E você carrega o peso de todos os outros. Você sempre tem. Mas você não pode ser forte o tempo todo. Eu esqueço isso também. ”

O livro também fala sobre várias outras temáticas como: se descobrir, perdas, depressão, suicídio, e como prosseguir a vida quando as coisas parecem dar errado.
A Amy nos mostra como é importante saber quem nós somos e nos conhecer a cada dia e como o contrário pode fazer com que tantas coisas se desordenem dentro de nós.

“Nossos amigos moldam o curso de nossas vidas. Você tem que escolhê-los com muito cuidado. Mas se você sabe quem Ele é, então Ele ajudará você a saber quem você é. E se você sabe quem você é, você saberá quem são seus verdadeiros amigos. Uma coisa leva a outra, você vê. ”

Entre passado e presente, o livro se alterna e você vai entendendo mais sobre Mercedes, Noah e Cora. Enquanto Mercedes é clara como água, Noah tem seus nuances e Cora... uma caixinha de surpresas. Falando da última, eu gostaria de sentir raiva dela e, talvez, em alguns momentos eu tenha até sentido. Contudo, acredito eu que ela é uma pessoa com muito mais bagagem do que poderíamos entender.

Nem o livro fala sobre tudo, e talvez eu tenha sentido falta de compreender mais da Cora. Porém, eu entendo que é complicado ver mais de um personagem que não conhece nem a si mesmo.

Já em relação a Noah, já gostava dele no livro do Moses e só gostei ainda mais nesse livro. Um homem sofrido e que não deixou as circunstâncias o derrubarem, ainda que tivesse motivo para isso. Não quer dizer que não sofreu. Claro que sofreu. Mas venceu.

“A vida não era sobre conseguir o que você merecia. Era sobre suportar o que você não fez e não deixar que isso te destruísse. ”

Enfim, The Smallest Part te dá uma enorme lição de amizade, perdão e crescimento, além de reflexões. A gente pode pensar que tanta coisa poderia ser diferente "se...". Mas depois no final você para e pensa "não, talvez tivesse que ser assim".
Não sei...
Nunca saberemos.
No entanto, só posso dizer que muitas vezes as coisas mais simples são as mais valorosas.

“Às vezes é a menor parte que rouba o show."

E de lição: "Só porque algo é para ser, não significa que é para ser agora."

Um livro gostoso de se ler, sem grandes plots, talvez, ou pelo menos os que tem são previsíveis (pelo menos para mim foi). Mas não tira a beleza do livro e da sua história. Quem curti os livros da Amy Harmon, é bem certo que deve gostar desse. E quem não conhece, não precisa ter medo, pois não tem spoiler do livro do Moses ou do David, a aparição deles é bem rápida.

No fim, deixo mais um quote (dentre os milhões que salvei):

"No final, apenas três coisas importam: quem Ele é. Quem você é e quem são seus amigos."

Ps.: Gia, te quero pra mim.
Pâm 22/06/2019minha estante
Fiquei curiosa me conta um spoiler eles ficam juntos no final?

Lud @quoteseplots 22/06/2019minha estante
Vou te mandar por msg

Laira.Tomaz 16/02/2018

Todas as estrelas do mundo pra esse livro.
Essa resenha pode conter spoiler, porque eu estou empolgada demais para conter os meus dedos.

Há um ponto importante sobre o livro/leitura que preciso mencionar antes de começar essa resenha: não sei nem como explicar isso de um jeito que não fique sem noção, mas eu ainda estava prólogo quando fui arrebatada por The Smallest Part. Isso com certeza aconteceu porque o prólogo é a coisa mais linda! Ou seja, eu não estava nem no primeiro capítulo para poder dar a desculpa que tive cinco minutos completos para começar a amar o livro. Ao invés disso, tive meros cinco segundos para perceber que ia perder uma noite de sono. Amy 1 x 0 Laira.

Agora que finalmente desabafei...

Essa é uma história standalone sobre a vida do psiquiatra Noah Andelin (você provavelmente o conheceu em The Law of Moses), e sua amizade com Mercedes e Cora.

A narrativa começa em algum momento do ano 1985 quando os dois amigos, Noah e Mercedes, conhecem a mais nova residente do condomínio The Three Amigos (Os Três Amigos), Cora. Mercedes, a garota Latina, é introduzida na história como aquela que mentiu por amor, e carregou aquela mentira por muito tempo, e Cora, é a amiga insegura que luta constantemente para encontrar seu caminho na vida. Um caminho que a permita ser suficiente e significativa. Eles são amigos desde a infância, e com o passar dos anos, aprendem sobre preservar os bons amigos, e entender o significado que cada um tem para o outro.

O capítulo um, assim como os outros capítulos, é dividido em duas metades (passado e presente), cada um marcado por um ano e um ícone fofo que ilustra o que podemos esperar naquela parte da história. Além disso, (isso é um spoiler que eu preciso contar, porque me deixou muito feliz e eu achei genial), Harmon menciona um personagem de Peter Pan para fazer uma comparação ao momento em que Noah e Mer conhecem Cora, o que não te dá outra escolha, a não ser amar e se apaixonar completamente por esse livro.

Em The Smallest Part somos totalmente pegos de surpresa por alguns acontecimentos inesperados. Então não espere descobrir muito sobre o enredo lendo apenas a sinopse. Na verdade, depois de ler o livro eu percebi que estava completamente despreparada para enfrentar aqueles acontecimentos. Portanto, esteja preparado para chorar, para inspirar-se, e encontrar-se total e verdadeiramente conectado com os personagens.

Como a própria autora já havia dito, esse livro é mais sobre amizade do que qualquer outra coisa, apesar de parecer que existe um triângulo amoroso. Tira isso da cabeça, porque é amizade na veia! E é tão lindo ver como tudo começou, o modo como cada amigo esteve presente em cada momento da vida um do outro. A forma como cada um tem vivido, como tem lidado com os melhores e piores momentos. A maneira como cada um exerce seus papéis. O meu coração ficou extremamente aquecido em ver como os três amigos sempre apoiavam uns aos outros. Harmon fez um trabalho tão bom, tão maravilhoso que The Smallest Part veio para curar e mexer com os nossos corações de um jeito inexplicável. Foi uma experiência única navegar pelas lindas palavras da autora. Palavras que carregavam tanto poder sobre a amizade, e a maneira como o amor pode sim ser compartilhado dentro desse universo.

Obrigada, Amy, você me fez amar The Smallest Part desde o início. E gracias por me mostrar que todos nós temos um papel a exercer nessa vida. Grande ou pequeno, ele é nosso, e precisamos exercê-lo da melhor maneira que pudermos.

site: http://www.livrosminhaterapia.com/
anelima.arl0 18/09/2018minha estante
Eles ficam juntos? Mercedes e Noah??

Suelen 18/02/2018

Nesse livro temos a história do Dr Andelin, que aparece em The Law of Mooses.

No livro conhecemos a história de 3 melhores amigos: Noah, Mercedes e Cora, que se conhecem desde crianças e como essa amizade evolui para a vida adulta juntamente com os dramas e tribulações.

Ao passar dos anos, eles acabam se apaixonando e chega um momento em que Mercedes e Cora têm que tomar uma atitude em relação a isso.

"Are you in love with Noah Mercedes? Cora asked. "I mean...I know you love him. You're been friends forever. We all have. But are you in love with him?"

No começo de cada capítulo conhecemos um pouco sobre a infância e adolescência dos protagonistas e no restante dos capítulos podemos acompanhar a história atual.

Uma das coisas que mais gostei no livro é que a amizade deles é daquele tipo tão forte que ultrapassa as barreiras do tempo e só se mostra firme e presente.

"We're more than male or female. More than our lips and tongues, more than our hearts and our lungs, more than the muscles that move beneath our skin and the blood that runs through our veins. We're more than our feet and hands. We're more than just a collection of bones, cobbled together by God or eons of evolution. We have souls. We have purpose. We're more."

E o romance é daquele tipo que você torce pra que dê certo e suspira pelos pequenos acontecimentos.

"And you're never gettin'rid of me. I'm yours." She pointed at the pink paper heart in his hand. "And you're mine".

Super recomendo a leitura!

Sarah Warman/ @travelholic_sarah 29/06/2018

Esse é o primeiro livro que eu leio dessa autora. Eu tenho outros, mas ainda não li.
Eu achei a história super fofa. Mer é uma personagem super amorosa e autêntica. Adorei que ela é latina, louquinha, celiente e sabe amar como só nos latinos sabemos. Ela se entrega de corpo e alma as pessoas a sua volta, faz de tudo para cuidar e proteger.
Eu amei a história dos três amigos, de como eles cuidavam um do outro, mesmo existindo um ciúmes e um triângulo amoroso.
A grande revelação no final não me surpreendeu, eu esperava desde o começo, achei previsível, mas nem por isso deixei de gostar, só fez adicionar mais para a história.

Noah é muito amor tb, ótimo amigo, marido e pai. Muitas tragedias acontem na sua vida. Uma coisa atrás da outra, mas ele sempre pode contar com sua amiga Mercedes. Mercedes ajuda até quando ele não pede e acaba se metendo em problemas com isso.

Cuttie é um mendigo que anda em torno de todos, enquanto todos tem medo dele, Mercedes o trata com amor e respeito. Ela corta o cabelo dele de graça e sempre vê coisas boas nele.

A descrição do livro fala que é a história da garota que não ficou o cara. Mas Mercedes queria muito mais do que um casamento, do que sexo, ela queria o coração de Noah, e com sua amizade ela conseguiu o coração dele.

Natiii 22/09/2018

Three amigos: como a verdadeira amizade/amor pode impactar e modificar a vida de três amigos inseparáveis
Esse livro despertou tantas emoções que não consegui parar de ler. De fato, só o larguei após ler a última palavra do epílogo.

Fica difícil expor em poucas palavras um livro tão impactante e que abordou temas importantíssimos como: depressão, traumas da infância que moldam a vida adulta, suicídio e acima de tudo sobre o amor (não só sobre o lado bom de amar, mas como determinadas ações podem modificar vidas!).
Se pudesse descrever esse triângulo, certamente seria assim: Mercedes sendo a compaixão, Noah a razão e Cora a fragilidade.Tão diferentes mas ao mesmo tempo tão unidos.

A autora soube construir os personagens de forma extraordinária, é impossível ficar com raiva de algum personagem, pois todos demonstraram humanidade, falhas e é claro seus próprios demônios, principalmente a Cora.
Em ?The Smallest part? cheguei a conclusão que nem todo triângulo amoroso é preciso fazer uma escolha ou causar sofrimento à uma das partes. Os ?three amigos?,no final e independente de tudo, se amaram e muito!!!

Obs: o relacionamento da Mer com o Noah é tão especial (soulmates) desde o momento em que se conheceram.
Obs2: Cora foi uma personagem tão singular, você fica o tempo todo pensando o quanto ela sofreu e que no final por muito que a amassem, ela não enxergou isso. Comovente e realista!
Obs3: Cuddy mostra que todos merecem uma segunda chance e que o amor familiar transforma as pessoas.

Thaina Ferreira 05/10/2018

Amy Harmon é INCRÍVEL!
Essa autora tem um talento maravilhoso. Tanto para criar, como para escrever, para mesclar histórias, personagens, para cativar o leitor...
Em fim, as qualidades incriveis de Amy Harmon sao muitas.

SE VOCÊ GOSTA DE VERDADE DE ROMANCES, PRECISA LER UM LIVRO DELA! URGENTEMENTE.

Mila Oliveira 10/11/2018

Trágico e apaixonante
Simplesmente comi o livro, comecei e não consegui parar, fiquei tão envolvida que necessitava de saber o que ia acontecer.

A história alterna os capítulos entre flashbacks e presente. Cora, Mercedes e Noah são melhores amigos desde crianças, e confirme foram crescendo a amizade se fortalecia, e anos depois eles ainda estão juntos. Cora infelizmente morre, mas isso foi necessário para a história, Mer e Noah ficam ainda mais juntos e me atrevo a dizer dependentes um do outro.

A medida que a leitura flui, você vai percebendo que Cora não é a "Santa" que ambos acham que é. (Obs. Ela não é uma naja completa, apenas uma pessoa que não encontrou seu propósito). Percebe que Noah e Mercedes deveriam ter ficado juntos anos atrás. Mas os dois acabam se envolvendo e por mais que digam que não querem repetir a dose, o corpo diz outra coisa.

Certos eventos acontecem que sinceramente não esperava, o surgimento de uns homens são essenciais para o desenvolvimento da história.

Apenas senti muito lendo esse livro, pessoas adultas e com muitas responsabilidades e sonhos que lutam com o sentimento amoroso por causa da memória de uma amiga falecida e o medo de se perderem.

Mas a medida que o livro se aproxima do final, você começa a ficar com o coração na mão e morre de amores no final.

Fer 10/02/2019

Não é uma resenha
Há muito tempo não escrevo uma resenha, devo ter perdido a prática. O que posso dizer sobre esse livro é...
Amy sempre me faz chorar... Amy sempre me faz sorrir!

GeL 15/02/2019

Resenha para o blog Garotas entre Livros
Resenha The Smallest Part

“ - No final, apenas três coisas importam,
Abuela disse: - Quem Ele é. - Ela apontou para o céu.
- Quem você é e quem são seus amigos.”

Sim, mais Amy Harmon chegando por aqui. Já deu pra notar o quanto amo essa autora né?! Haha.

Bom, hoje é a vez de falar de The Smallest Part. Eu estava louca para ler esse livro desde que vi a Amy postando quotes dele em seu Instagram, o que eu nunca poderia imaginar é que esse livro foi ambientado no mesmo universo de Josie, Moses e David!!!!! Sim, minha surpresa foi enorme ao descobrir que o personagem principal é o Dr. Andelin, o médico que atendeu o Moses e o David quando eles ficaram internados no hospital psiquiátrico quando eram mais jovens.

O Dr. Andelin já tinha chamado minha atenção desde um certo episódio que aconteceu entre ele e o Moses, mas conhecer sua história foi ainda melhor! Obrigada Amy!

Bom, o livro começa nos mostrando um vislumbre da infância do Noah e suas amigas, eles eram um trio muito unido e permaneceram assim por anos e anos. Noah e Mercedes se conheceram bem jovens por ambos morarem no mesmo condomínio, logo em seguida Cora também se muda para lá e o trio infantil está formado.

O Noah e a Mercedes sempre tiveram uma ligação especial, mas vocês sabem da tal da friendzone né rs. Foi assim que Mercedes preferiu manter Noah, ainda mais depois que Cora o reivindicou para si. Como a sinopse diz, esse é realmente o livro da garota que não conseguiu ficar com o cara...

“Prometa-me que você vai dar o seu melhor. Cuide dele. Eu o amo. Ele não teve muito amor, Cora. Você sabe disso. Pode ser o homem mais fácil do universo para amar, porque ele espera muito pouco. Não espera nada e é grato por tudo. Com um homem assim, como você poderia se preocupar em não ser o suficiente?”

Os anos passaram, Cora e Noah se casam e Mercedes foi a dama de honra, eles tem uma filha e Mercedes se torna a madrinha, a vida segue. Até que um acidente muda tudo e é hora de enfrentar verdades que preferíamos nem conhecer.

Esse livro é mais que uma história de amor, mais que um triângulo amoroso involuntariamente criado. É sobre amor, sobre amizade e o que fazemos para manter nossos amigos, para salvá-los de certa forma, é sobre lealdade e sobre como a verdade é sempre a melhor escolha. É sobre amar mesmo com defeitos e sim, é também sobre perdão e aceitar que não somos perfeitos mas mesmo assim merecemos amar e sermos amados.

Novamente, é um livro sobre amor em suas diversas formas, é tão sensível e dolorido mas tão necessário. Eu aprendi tanto com essa história, não esperava tudo o que senti. Sim, eu sei que é Amy Harmon e ela arrasa com os corações, mas a história do Noah, da Mercedes e da Cora é cheia de segredos, meias verdades e quando tudo é esclarecido é possível ver os personagens sob um novo ângulo e perspectiva. Sem vilões ou mocinhas aqui, só pessoas.

“Ele a beijou como se não bastasse apenas abraça-la, como se não bastasse rir mais, apenas conversar mais, ser apenas amigos. E isso lhe deu coragem.”
Também temos um toque sobrenatural aqui, como eu disse, mundo de Moses e tem um personagem que vai surpreender vocês. Aconselho a ler The Law of Moses e The Song of David primeiro para apreciar ainda mais essa história. Infelizmente esse livro ainda não foi lançado aqui, mas vamos torcer para que seja o mais rápido possível!

Espero que vocês tenham gostado e não deixem de comentar com sua opinião. Beijos

Até breve!

site: https://www.garotasentrelivros.com/2019/02/resenha-251-the-smallest-part.html

Barbara Lima 19/10/2019

Originalmente publicado no blog Garotas entre Livros
Bom, hoje é a vez de falar de The Smallest Part. Eu estava louca para ler esse livro desde que vi a Amy postando quotes dele em seu Instagram, o que eu nunca poderia imaginar é que esse livro fosse ambientado no mesmo universo de Josie, Moses e David!!!!! Sim, minha surpresa foi enorme ao descobrir que o personagem principal é o Dr. Andelin, o médico que atendeu o Moses e o David quando eles ficaram internados no hospital psiquiátrico quando eram mais jovens.

Novamente, é um livro sobre amor em suas diversas formas, é tão sensível e dolorido mas tão necessário. Eu aprendi tanto com essa história, não esperava tudo o que senti. Sim, eu sei que é Amy Harmon e ela arrasa com os corações, mas a história do Noah, da Mercedes e da Cora é cheia de segredos, meias verdades e quando tudo é esclarecido é possível ver os personagens sob um novo ângulo e perspectiva. Sem vilões ou mocinhas aqui, só pessoas com defeitos e qualidades.

Até breve!

Aline 28/10/2021

Até onde você iria por amor?
Amor define essa história.
Como tudo que a Amy escreve, esse livro te toca profundamente. Acompanha a história da Mercedes e seus amores: família, amigos e Noah... e as escolhas que ela fez em nome deles, uma história linda e extremamente sensível, super indico.

Bruna Gomes 24/11/2021

Regular
é um bom livro, não é espetacular como foi, para mim, Beleza perdida. Acho que a parte sobrenatural deixou o livro fraco.. não senti empatia ou veracidade com essas partes. Sinceramente, nao gostei do personagem da Mercedes, é típica pessoa "boazinha" que se deixa pra trás, faz concessões, se deixa em segundo plano pra outras pessoas, isso não é saudável, isso não faz de você um mártir. Se queremos algo temos que lutar por ele, não entregar de mão beijada por quem quer que seja e depois ficar com sobras.

Camilla.Alves 16/09/2023

Este livro é muito lindo e sensível.
Fala da pureza da amizade e de sua importância.
Mercedes, Noah e Cora são três amigos inseparáveis, mas que tomam decisões bem diferentes.
Os três personagens são ótimos, mas confesso que fiquei com raiva dos 3 por diversas atitudes e também por muita falta delas; mas não darei spoiler.
Amy Harmon é sempre delicada e intensa em seus livros e toca em pontos extremamente delicados e importantes, tornando a leitura muito agradável.

Bruna.Oliveira 20/12/2023

Foi uma leitura legal, ver o desenvolvimento do relacionamento deles é bacana, o luto e também a infância deles e o que os levou ao agora..